A FENACERCI iniciou em 2019 um percurso de qualificação que se pretende possa ser generalizado a todas as suas associadas e que contribua para a sustentabilidade de todo o universo de cooperativas de solidariedade social com intervenção na área da deficiência.  A designação inicial do projeto – DNA3 – passou a constituir-se como um elemento identitário de uma metodologia, de uma motivação para agir e de uma dinâmica de desenvolvimento.

Projeto DNA3 – Disseminação
Programa: Cidadaos Ativ@s da Fundação Calouste Gulbenkian
Tipologia: Eixo 4 – Reforçar a Sustentabilidade da Sociedade Civil
Organizações Parceiras: CERCICAPER e CERCIMARANTE
Data de Início: 01.06.22
Duração do Projeto: 20 meses

Sobre o Projeto:
O projeto DNA3 – Disseminação representa assim, a 3ª etapa rumo à consolidação do modelo e respetivas ferramentas de apoio organizacional e sustentabilidade da Fenacerci e das suas Associadas, desenvolvido com o Projeto DNA3- Dinamização na Ação para o 3º Setor que na sua 1ª etapa, trabalhou na criação de um modelo para o desenvolvimento organizacional, com uma metodologia de investigação-ação, do qual resultaram um conjunto de produtos, designadamente:

A 2ª etapa do DNA3 – Capacitação para a Sustentabilidade atualmente a decorrer, corresponde ao processo de capacitação interna da FENACERCI resultante da implementação de medidas sinalizadas aquando realização do diagnóstico e plano de ação realizado no âmbito da componente de capacitação do promotor (DNA3- Dinamização na Ação para o 3º Setor) e que integra a revisão do SGQ – Sistema Geral da Qualidade, a digitalização de processos (nomeadamente da formação), a criação de um sistema de avaliação de impacto e a definição de um processo para a futura implementação de um centro de gestão do conhecimento. Integra ainda, ações de formação interna que visam promover a capacitação dos colaboradores e otimização dos processos internos da Federação.

Esta 3ª etapa que corresponde à aprovação do Projeto DNA3 – Disseminação pretende a consolidação e disseminação do modelo de desenvolvimento organizacional desenvolvido junto de 30 CERCI´s  e a criação de um centro de conhecimento e inovação, enquanto dinâmica de desenvolvimento conjunto para o futuro.

A criação de um Centro de Conhecimento e Inovação representa mais uma ferramenta, indispensável no acesso a informação sistematizada e orientada para a qualificação e desenvolvimento destas organizações, orientando-as para a importância de iniciarem processos que almejam a transição digital e coloquem estas organizações em patamares de reconhecida eficácia e eficiência, indispensáveis ao setor social.

Descrição do Projeto e articulação entre as suas Componentes: 

C1 –Transformação digital
O desenvolvimento desta componente visa sobretudo, permitir a utilização individual e a consolidação de informação sistematizada e agregada para o setor e contempla a sua transformação para formato digital, com criação de automatismos para partilha e feedback dos instrumentos e ferramentas do modelo de desenvolvimento organizacional já desenvolvido: autodiagnóstico e matriz de plano de ação.

C2 -Capacitação das CERCI
O desenvolvimento desta componente visa criar as bases para a prática sistemática de melhoria contínua, a partir do autodiagnóstico e benchmarking regular e prevê a realização de um ciclo de capacitação orientado para a sustentabilidade nas CERCI, com consultoria para validação do autodiagnóstico , elaboração de plano de ação e apoio à concretização de pelo menos uma ação de melhoria e uma interação com o centro de conhecimento e informação partilhada.

C3 -Implementação de um Centro de Conhecimento e Inovação
O desenvolvimento desta componente visa sobretudo, estimular a inovação pela aprendizagem interpares, dinamizar práticas de partilha de informação e de conhecimento interpares e instituir uma central de indicadores de desempenho do setor que permitam  alimentar os objetivos estratégicos da federação e potenciar a sua missão e intervenção.

Os processos de gestão do conhecimento são baseados na produção, conversão e partilha estruturada dos fluxos dinâmicos de conhecimentos da organização, que determinam a realização de:

  • Levantamento inicial e mapeamento dos fluxos de conhecimento centrados nas pessoas, processos, conteúdos, cultura e tecnologia;
  • Definição da visão, objetivos e estratégias para a gestão do conhecimento a implementar;
  • Desenvolvimento de uma plataforma tecnológica de gestão do conhecimento integrado, alinhada com a visão estratégica definida para o efeito.
  • Integração de todos os recursos da organização, conforme processo de inovação e gestão do conhecimento pré-definido;
  • Criação de uma bolsa de consultores e disseminadores, deslocalizados pelo país, capazes de desenvolver e/ou apoiar intervenções e ainda especialmente mobilizados para a partilha de boas práticas interpares e alimentação do futuro centro de inovação e conhecimento.

C4 – Gestão do projeto: Coordenação do projeto, Divulgação do projeto/atividades e avaliação externa.