Contextualização:
Na União Europeia, 40 milhões de mulheres com deficiência são vulneráveis a situações de violência baseada no género, quer sob a forma de lesões físicas, psicológicas ou virtuais. No entanto, tanto os prestadores de serviços especializados como os principais prestadores de serviços de apoio na área da deficiência ainda se debatem com dificuldades em prevenir a violência baseada no género contra estas mulheres e apoiá-las de uma forma centrada na pessoa.

Objetivo Geral:
RESPONSE – Serviços Responsivos na área da violência de género para mulheres e raparigas com deficiência – visa promover conhecimento e capacitar diferentes públicos estratégicos que prestam serviços no apoio a (potenciais) vítimas de violência de género e de violência contra as mulheres com deficiência.

Principais destinatários:

  1. Prestadores de serviços e apoio a pessoas com deficiência
  2. Principais prestadores de serviços especializados (nomeadamente da área da saúde, serviço social, justiça que contactam com mulheres com deficiência vítimas de crime)
  3. Mulheres com deficiência

Objetivos Específicos: 
O projeto tem por objetivo facilitar a troca de conhecimento entre a área da deficiência e a área dos direitos das vítimas, e vice-versa, criando assim um espaço de aprendizagem e cooperação conjunta. O projeto integra as seguintes atividades:

  • Análise do Estado da Arte a nível europeu e por país parceiro, o que permitirá uma visão global acerca desta temática, bem como identificar práticas promissoras, necessidades formativas, atores-chaves e lacunas.
  • Manual de Formação e Sensibilização sobre serviços alicerçados numa perspetiva de direitos e igualdade de género,  habilitados  para abordar situações de violência baseada no género com mulheres com deficiência. Este manual será constituído por um conjunto de módulos de formação que abarcam os principais resultados da aprendizagem para que os diferentes grupos-alvo possam trabalhar em conjunto.
  • Um conjunto de workshops de capacitação, com recurso ao manual supracitado. Serão organizados cinco workshops, em cada país parceiro, reunindo todos os grupos-alvo, coletiva e individualmente, para implementar atividades de aprendizagem mútua e cooperação, bem como, testar o manual de Formação e Sensibilização.
  • Um curso aberto disponível online, adaptado a partir do Manual de Formação e Sensibilização.
  • Recomendações Políticas sobre como desenvolver quadros de capacitação sobre a prevenção da violência baseada no género contra as mulheres com deficiência.


Duração:
Abril 2022 – Março 2024

Parceria


Contato Nacional
Sara Neto, Gestão do Projeto, sara.neto@fenacerci.pt