A FENACERCI, nos dias 14, 15 e 16 de Novembro, organizou em Amarante, em estreita colaboração com a sua associada local CERCIMARANTE e a Câmara Municipal de Amarante, um Encontro Nacional denominado por Todos Contam! Direitos por Linhas Tortas, cofinanciado pelo Programa de Financiamento Projetos pelo INR, IP.

O Encontro contou com a participação de inúmeros oradores, centena e meia de participantes (pessoas com deficiência, famílias, profissionais de intervenção direta, dirigentes e agentes locais) e 32 Associadas.

Para a realização do Encontro apostou-se na adoção de uma metodologia com características distintas das usadas para esta tipologia de eventos. Promovendo a interação, participação e comprometimento das organizações presentes foram desenvolvidas sessões plenárias com temas sui generis (Prós e Contras, Linha da Frente, Retroescavadora) que implicitamente induziram os participantes a uma leitura destes momentos como mais desafiantes do ponto de vista da discussão e reflexão conjunta.

Sendo assim, no primeiro painel de discussão (Prós e Contras), que contou com a presença de técnicos de intervenção direta oriundos das organizações associadas da Federação e com moderação de um profissional da área da comunicação, procurou-se identificar de forma clara e inequívoca que tipo de organizações somos hoje, que respostas temos, assim como as fragilidades e potencialidades que marcam todo o nosso percurso coletivo.

Tendo presente o benefício imediato que assume a troca de informações e experiências inloco para todos os agentes envolvidos, foram constituídos três grupos de trabalho diferenciados quer em termos de abordagem quer relativamente ao público-alvo a abranger. A constituição destes grupos assentou na ideia simples de que toda a ação desenvolvida pelas organizações chama a si protagonistas muito concretos aos quais nem sempre são atribuídos e/ou reconhecidos os papéis importantes que cumprem. Sendo assim, as sessões de trabalho intituladas Linha da Frente tiveram como principais dinamizadores famílias, pessoas com deficiência, dirigentes e agentes da comunidade.

Sendo as organizações participantes no Encontro cooperativas de solidariedade social e havendo uma necessidade contínua de abordar o tema do cooperativismo como fator diferencial de identidade organizacional, realizou-se uma sessão de trabalho específica sobre o tema. Esta sessão contou com a presença de diferentes oradores de conhecida importância no âmbito do cooperativismo nacional. Foi um momento de elevada importância onde se refletiu sobre o futuro do cooperativismo, o seu papel no desenvolvimento económico e social assim como sobre as prioridades emergentes para o futuro num contexto marcado pela criação da Confederação Portuguesa de Economia Social.

Houve igualmente oportunidade, numa outra sessão plenária denominada Retroescavadora, de descrever o estado atual das respostas sociais prestadas pelas organizações realizando-se simultaneamente uma comparação factual sobre a sua génese e aplicabilidade. As áreas analisadas foram desde a Intervenção Precoce na Infância, Educação, Centros de Atividades Ocupacionais, Unidades Residenciais, Formação Profissional e outros domínios de ação complementares como sejam os Cuidados Continuados, a Doença Mental, a Vida Independente, entres outros.

No final do Encontro foi realizado um momento avaliativo que incidiu sobre um conjunto diverso de itens: aspetos relacionados com questões logísticas, metodologias de trabalho utilizadas, pertinência dos temas em análise, impacto dos mesmos na vida organizacional e outras questões relacionadas com ideias de melhoramento da ação em si. Os participantes reiteraram a importância da realização deste tipo de evento e avaliaram de forma bastante positiva a pertinência dos temas em análise no que respeita à sua vivência organizacional/ metodologias de intervenção.

Em suma, o Encontro realizado demonstrou ser um marco importante para a Federação e suas Associadas na medida em que os momentos de trabalho, a participação ativa das famílias, pessoas com deficiência e agentes da comunidade e assim como os temas em discussão, se revestiram de um cariz imperioso para a intervenção/ prestação de serviços realizados por parte das organizações participantes.