Violência Doméstica e Intervenção com Pessoas com Deficiência enquanto vítimas em particular situação de vulnerabilidade

Projetos cofinanciados pela UE

O combate à violência doméstica tem vindo a assumir-se como um dos objetivos centrais para que se alcance uma sociedade mais justa e igualitária.

É neste âmbito, que o desenvolvimento de estratégias que permitam combater a Violência Doméstica e de Género tem que ter em consideração a vertente de qualificação e formação permanente de todas/os as/os profissionais que actuam nesta área, sendo a capacitação dos/as mesmos/as essencial para uma intervenção adequada e centrada nas necessidades específicas das vítimas, nomeadamente, das vítimas em particular situação de vulnerabilidade, como é o caso das pessoas com deficiência.

A variável deficiência é, em si, um factor de risco agravado, que vulnerabiliza mulheres e homens com algum de tipo de deficiência/incapacidade. Factores de risco como o tipo e grau de deficiência, onde as questões relacionadas com uma maior dependência, dificuldades ao nível da comunicação e capacidade de percepção e reconhecimento de atos abusivos, aumentam a vulnerabilidade a que as pessoas com deficiência, nomeadamente, as mulheres com deficiência estão sujeitas.

A FENACERCI, com o apoio financeiro do POISE – Programa Operacional Inclusão e Emprego, irá desenvolver dois projetos de formação para públicos estratégicos com o apoio das suas associadas CERCIBRAGA (Projeto Nº. POISE-03-4436-FSE-000425) e CERCICEJA (Projeto Nº. POISE-03-4436-FSE-000426).

Estes projetos formativos têm por objetivos:

  • Promover a visão transversal e integrada dos diversos agentes sobre a problemática da Violência Doméstica associada à Deficiência e à intervenção com estas vítimas em particular situação de vulnerabilidade;
  • Promover a importância da sensibilização, prevenção e educação;
  • Aprofundar os conhecimentos das/os profissionais, promovendo as competências técnicas e pessoais adequadas às especificidades da problemática;
  • Desenvolver competências práticas e estratégias na intervenção conjunta das/os profissionais junto das vítimas.

E como público-alvo: Profissionais multidisciplinares da área da deficiência, reabilitação, educação, saúde, segurança, justiça e apoio à vítima.