GNRA FENACERCI é entidade parceria da Guarda Nacional Republicana, no âmbito do “Programa de Apoio a Pessoas com Deficiência” (PAPcD).
O “Programa de Apoio a Pessoas com Deficiência” (PAPcD) foi criado em 03 de Dezembro de 2014 e tem como objetivo contribuir para a segurança, e sentimento de segurança, de pessoas com deficiência, dos seus cuidadores e das pessoas que com elas interagem, bem como,  promover os seus direitos e garantias contribuindo, assim, para uma sociedade marcada pela igualdade e diversidade humana.

Este programa tem um cariz marcadamente preventivo de situações de discriminação, negligência, abuso e maus-tratos, tentando reduzir ou minimizar os fatores de risco e aumentar/potenciar os fatores de proteção nesta população em especial situação de vulnerabilidade.

O PAPcD é direcionado para as pessoas com deficiência, para os seus cuidadores e para as pessoas que com elas interagem, pretendendo ser uma plataforma de articulação e de entendimento com os restantes atores sociais responsáveis, ligados à área da deficiência, na promoção da segurança nas comunidades.

A parceria entre a FENACERCI e a GNR tem centrado a sua intervenção na dinamização de ações de formação enquadradas no âmbito da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, sobre especificidades relacionadas com prevenção de situações de violência, comunicação, atendimento e acolhimento de pessoas com deficiência, bem como sobre acessibilidade ao nível da informação.

Sendo a acessibilidade um elemento fundamental para a promoção dos direitos de todas as pessoas com deficiência, para o ano de 2017 a FENACERCI e a GNR definiram investir nesta área enquanto prioridade de ação. Neste sentido, a operacionalização do PAPcD enquadrar-se-á nos seguintes objetivos estratégicos:

  1. Fomentar e potenciar uma maior interação Guarda-Cidadão, dinamizando os Programas Especiais de Prevenção e Policiamento, as parcerias locais e utilização das redes e tecnologias de informação.
  2. Reforçar o patrulhamento comunitário e de proximidade, orientado para a proteção dos cidadãos em geral e, em particular, das pessoas em especial situação de vulnerabilidade.
  3. Melhorar os níveis de eficiência operacional, por via da requalificação das infraestruturas e equipamentos, garantido a acessibilidade das pessoas com deficiência aos postos territoriais e ao posto digital.