Guia de Apoio para o Envelhecimento Ativo das Pessoas com Deficiência

Este Guia visa ajudar a esclarecer alguns dos aspetos mais importantes que marcam o processo de envelhecimento das pessoas com deficiência, registando algumas dicas que podem clarificar dúvidas que vão surgindo, favorecendo assim a sua saúde, participação e qualidade de vida.

Consulte aqui o Guia

Roteiro para a Prevenção e Intervenção em Contexto Institucional

Situações de negligência, abuso, maus-tratos e discriminação que envolvam pessoas com deficiência intelectual e/ou multideficiência

O presente roteiro para a prevenção e intervenção em situações de maus-tratos a pessoas com deficiência intelectual e/ou multideficiência é um instrumento de trabalho para as organizações da área da deficiência e reabilitação.
O roteiro tem como objectivo avaliar/diagnosticar e determinar um protocolo de actuação em situações de maus-tratos que ocorram em contexto institucional envolvendo os clientes, os profissionais, os quadros dirigentes e a família/pessoas significativas. A compreensão do fenómeno de maus-tratos fundamenta-se no Modelo Ecológico e Sistémico.
Formar e sensibilizar os profissionais, os quadros dirigentes e os clientes para o fenómeno social da violência e dos maus-tratos é um factor de prevenção que deve ser promovido.
A avaliação e diagnóstico consideram factores de risco de protecção a quatro níveis: contexto e funcionamento organizacional, recursos humanos, familiares/pessoas significativas e clientes.
A intervenção em situações de maus-tratos em contexto institucional assenta num conjunto de metodologias, instrumentos de registo e acompanhamento, nomeadamente: técnica da entrevista; ficha de ocorrência; ficha de avaliação da ocorrência e ficha para classificação e descrição de situações de maus-tratos.
Este roteiro e respectivos materiais encontram-se disponíveis em formato digital, permitindo o seu uso e adaptabilidade a cada contexto organizacional.

Download documento em pdf Consulte aqui o Roteiro digital

Projeto GID: Género, Igualdade, Direitos e Deficiência

GIDProjeto GID
Um olhar sobre o tema
Contributos para a reflexão

Veja a Revista em formato multimédia

Brochura (DES) Envelhecer com Qualidade

– um contributo para profissionais que trabalham com pessoas com deficiência intelectual em processo de envelhecimento

“A abordagem da temática do envelhecimento das pessoas idosas com deficiência intelectual (DI) decorre de uma consciência crescente da FENACERCI relativamente à insuficiência e/ou ausência de respostas ajustadas às novas realidades, que as organizações vão enfrentando à medida que os seus clientes vão envelhecendo, bem como as suas respetivas famílias…. Ser velho com deficiência intelectual não é de todo um constructo social, é um facto real, inquestionável e incontornável que exige uma reflexão urgente sobre o modelo que tem vindo a ser aplicado e que é claramente insuficiente quando pensamos que as intervenções têm forçosamente de ser multidisciplinares e articuladas fundamentalmente entre a área social e saúde. É impossível garantir a qualidade da resposta e da intervenção se não forem viabilizados novos métodos de organização do trabalho e de prestação de cuidados que assentem numa estratégia nacional de resposta a esta população. Aproveitamos ainda, para remeter esta necessidade para o papel do poder público e da sociedade civil, tomando em consideração a inúmera legislação de proteção ao idoso e a perceção da carência na implementação de políticas públicas”.

Download documento em pdf

Kit Organizacional

Consulte aqui o documento digital

Catálogo de Conhecimento

– Qualificar profissionais para a inclusão das pessoas com deficiência intelectual severa e profunda em atividades de carácter laboral

Este catálogo foi realizado no âmbito do Projeto VOSIDIS a partir do qual se procedeu à recolha de informação relativamente ao trabalho desenvolvido pelos profissionais que trabalham com as Pessoas com Deficiência Intelectual Severa e Profunda (PDISP).
Esta informação permitiu a criação de módulos de formação que estão incluídos no Guia para o desenvolvimento de competências laborais de PDISP.

Download documento em pdf

A Convenção das Nações Unidas

e o seu Impacto nas Práticas Diárias

A ratificação da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e do Protocolo Opcional por parte do Estado Português obriga a uma reflexão sobre as práticas diárias no trabalho desenvolvido pelos técnicos junto das pessoas com deficiência, das famílias na sua vivência diária e das próprias pessoas com deficiência.

Aceder à versão da Convenção em Leitura Fácil

Projeto Roteiro para a Prevenção de Maus-Tratos

a Pessoas com Deficiência Intelectual e/ou Multideficiência

A FENACERCI encontra-se a concluir, com o apoio do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., a construção de um instrumento de carácter inovador, na área dos maus-tratos – “Roteiro para a Prevenção de Maus-Tratos a Pessoas com Deficiência Intelectual e/ou Multideficiência”.

Versão portuguesa do Roteiro e respetivas Fichas de Avaliação e Diagnóstico:

Download Roteiro Download Fichas de Avaliação e Diagnóstico

English versions

Download Roadmap Evaluation and Diagnosis

Checklist de Acessibilidade dos Espaços Públicos de Cultura

Download Checklist de Acessibilidade
Print Friendly, PDF & Email