Oito em cada dez mulheres com deficiência na Europa já foram vítimas de algum tipo de violência baseada no género (VBG)

Esta é uma das principais conclusões do Relatório do Estado da Arte do projeto europeu RESPONSE, que reflete os resultados de um inquérito aplicado a 270 participantes (mulheres com deficiência, prestadores/as de serviços na área do apoio a pessoas com deficiência e prestadores/as de serviços gerais), em seis países: França, Hungria, Lituânia, Polónia, Portugal e Espanha.

O projeto RESPONSE (cujo parceiro português é a FENACERCI – Federação Nacional das Cooperativas de Solidariedade Social) pretende desenvolver serviços responsivos na área da violência de género para mulheres e raparigas com deficiência, identificando quais os desafios enfrentados pelas mulheres vítimas de VBG, quais as ferramentas disponíveis para os/as profissionais que as apoiam e quais os serviços institucionais existentes.

Os dados do relatório agora divulgado apontam para a falta de acompanhamento ou apoio adequado às vítimas após a denúncia de agressão e para a falta de informação sobre os recursos disponíveis. Do inquérito resulta ainda a dificuldade de reconhecer os sinais de VBG, quer por parte das vítimas, quer por parte do seu ambiente familiar ou organizacional.

O estudo salienta também os desafios identificados pelos/as profissionais (tanto prestadores/as de serviços na área do apoio a pessoas com deficiência como prestadores/as de serviços gerais): falta de formação sobre como apoiar as mulheres com deficiência vítimas de violência baseada no género; inacessibilidade aos serviços e recursos específicos; falta de cooperação entre os/as prestadores/as de serviços na área deficiência e os serviços gerais; e morosidade dos procedimentos legais.

O projeto RESPONSE é co-financiado pela União Europeia, no âmbito do Programa Erasmus (Parcerias para a Cooperação na área da Educação e Formação).

Recursos para mais informações:
RESPONSE_SOTA_PressRelease_PT
RESPONSE_SOTA_FullReport (Em inglês)