A Semana Europeia do Desporto (SED), é uma iniciativa da Comissão Europeia que tem como principal objetivo promover a atividade física junto de toda a população europeia, independentemente da sua idade, sexo, contexto social ou nível de aptidão física.

O Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ, I.P.) assumiu mais uma vez a coordenação nacional da 6.ª edição da SED, contando com a colaboração ativa de um vasto conjunto de parceiros que, sob o lema #BEACTIVE, incentivaram todos os cidadãos a serem ativos durante a “Semana” em particular e a permanecer ativos durante todo o ano.

Em 2020, por força do contexto epidemiológico vivido, foi desenhado um planeamento flexível que permitiu o ajuste necessário das atividades tendo em consideração as recomendações definidas pela DGS (Direção-Geral da Saúde) e pelo Governo nacional.

Dia do Desporto Inclusivo – 28 de Setembro

“Através da parceria com a FENACERCI, no dia 28 de setembro estiveram envolvidas mais de 60 organizações associadas e congéneres, na realização de atividades desportivas, recreativas e lúdicas, para mais de 650 cidadãos dentro dos seus centros e em ambiente devidamente controlado e salvaguardado, dado o contexto epidemiológico em que nos encontramos.”
“Este ano, dado o contexto de pandemia em que vivemos, não nos foi possível comemorar este dia como de costume, com as atividades ao ar livre e com todo o convívio e alegria que são a imagem de marca entre os participantes. Para nós, o essencial, é que possam dar continuidade à prática desportiva durante todo o ano, nas respetivas associações. O Desporto é uma ferramenta de inclusão e há um conjunto de competências sociais que trabalhamos a partir do desporto.”

Joaquim Pequicho – Diretor da Fenacerci – Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social

(Apontamentos retirados do Relatório Impacto SED 2020 – páginas 52 / 54)