Muitos adultos com deficiência intelectual na Europa não podem participar como cidadãos ativos na sociedade em que vivem. Uma vez que a maioria apenas tem acesso limitado à educação e formação formal ou informal para adultos, um dos principais desafios consiste em fornecer-lhes a formação adequada e necessária para tomarem as suas próprias decisões, controlar as suas próprias vidas e desempenhar o seu papel de cidadãos ativos.

O projeto TOPSIDE +, surge na sequência do projeto TOPSIDE, coordenado pela  Inclusion Europe e desenvolvido por um consórcio  de 7 parceiros europeus (Bélgica, República Checa, Finlândia, Países Baixos, Roménia, Escócia e Espanha). Trata-se de um projeto de continuidade, promovido pela Inclusion Europe, no qual a FENACERCI é entidade parceira, conjuntamente com as organizações Adapei(França), Lebenshilfe (Alemanha) e Viltis (Lituânia).
Este projeto é financiado pela ação 2 do Programa Erasmus+,  e tem a duração de 2 anos.

Objetivos

O objetivo geral do projeto TOPSIDE consistiu em desenvolver o apoio e a formação de pares como uma nova componente na educação informal para pessoas adultas com deficiência intelectual. Para alcançar este objetivo, o TOPSIDE propôs-se a:

  • desenvolver e testar um programa de formação para pares de apoio adultos que permite que as pessoas com deficiência intelectual formem e forneçam apoio aos seus pares de um modo informal.
  • desenvolver um inventário de competências necessárias para o fornecimento adequado do apoio de pares, incluindo, por exemplo, processos de tomada de decisão, capacidades para lidar com comportamentos desafiantes, entre outros, que servirão de base para o programa de formação.

A “função” do Par de Apoio não confere apenas novas oportunidades de formação para pessoas com deficiência intelectual para reforçar as suas competências básicas, promove também novas oportunidades de emprego ou voluntariado para pessoas com deficiência intelectual com o objetivo de reforçar a sua cidadania ativa através do reconhecimento das suas competências.

Recursos

Estão disponíveis quatro recursos formativos:

  • Orientações Metodológicas TOPSIDE para Formadores que orientam ao longo do processo de planeamento e preparação do programa de formação.
  • Currículo TOPSIDE constituído por uma base de dados de exercícios para formação de pessoas com deficiência intelectual.
  • O Material TOPSIDE para Pares que contém exemplos de portefólios e materiais que os pares de apoio terão em consideração para mostrar as suas competências e recordar o que aprenderam.
  • Orientações TOPSIDE para Mentores que proporcionam aconselhamento e orientação nas atividades de mentoria com os pares de apoio.

Enquanto parceira do projeto TOPSIDE+, cabe à FENACERCI a adaptação dos materiais produzidos  para português, a divulgação dos mesmos, bem como a realização de uma formação em pares de apoio, de âmbito nacional, dirigida a pessoas com deficiência intelectual.

Para mais informações poderá aceder ao website do projeto: http://www.inclusion-europe.com/topside/
Consulte os critérios de seleção e e envie-nos a sua ficha de inscrição até ao dia 6 de Abril de 2015, para fenacerci@fenacerci.pt

Para Fazer o Download da Ficha de Inscrição clique aqui.

Para visualizar as fotografias da primeira sessão formativa que ocorreu no passado dia 27 de Maio de 2015, em Lisboa, nas instalações da FENACERCI, clique aqui.