No âmbito do Projeto TOPSIDE +, Oportunidade de Formação para Pares de Apoio com Deficiência na Europa, decorreu entre 14 e 18 de Setembro de 2015, na Foz do Arelho, uma semana formativa sobre Apoio por Pares.

Com esta ação foram ministradas 40 horas de formação a 10 participantes de associadas da Fenacerci, a saber: Bernardino Soares e o João Pereira (CERCICA); Edna Pereira (CECD); José Faria (CERCIBRAGA); Sandra Trindade e Sandra Silva (CEERDL); Jorge Oliveira (CERCIESPINHO), Carla Rodrigues (CERCIAG), Albino Silva e André Mota (CERCILISBOA).

Durante esta semana os formandos realizaram várias atividades, quer de carácter teórico, quer prático, que visaram prepará-los para a função de par de apoio. Esta formação de pares de apoio permitirá que as pessoas com deficiência intelectual prestem apoio aos seus pares de modo informal, através da partilha de experiências de vida, da sua valorização pessoal e do reforço de competências de comunicação, identificação e resolução de problemas, cidadania e tomada de decisão.

Acrescendo aos conteúdos desenvolvidos durante esta semana, enquadrados diretamente nos objetivos TOPSIDE +, salienta-se a importância desta semana na promoção da autonomia e responsabilidade de cada participante (dado que os formandos, deliberadamente, não foram acompanhados por pessoas de apoio), a vivência de novas experiências, o estabelecer de novas relações de amizade e o compromisso de futuro de apoiarem outras pessoas com deficiência.

No final da sessão foi dado um certificado de participação a cada formando.

Visualizar as Fotografias da Semana Formativa sobre Apoio por Pares – 14 e 18 de Setembro de 2015