A CONFECOOP, em parceria com a FENACERCI, levou a efeito, no passado dia 9 de janeiro, uma sessão informativa sobre o Compromisso de Cooperação para o biénio 2023/24, assinado em dezembro entre o Governo e o Setor Social, atualizando as comparticipações financeiras da Segurança Social às respostas sociais.

A sessão, que decorreu online, contou com a participação de cerca de 110 participantes, em representação de organizações do setor social e solidário.

Joaquim Pequicho, vice-presidente da CONFECOOP, deu a conhecer em detalhe a atualização dos valores de comparticipação dos acordos de cooperação, destacando o aumento conseguido na negociação num contexto marcado pela elevada taxa de inflação e pelo aumento do salário mínimo e dos custos operacionais, com forte impacto na sustentabilidade das organizações.

Aquele responsável anunciou também a criação de um Grupo de Trabalho, até ao final de fevereiro de 2024, integrando representantes do governo e das entidades representativas do setor, para analisar a atualização do modelo de financiamento das respostas sociais.

A sessão serviu ainda para sinalizar alguns aspetos críticos de cada uma das respostas sociais.

Para mais informações, consulte a apresentação aqui disponibilizada.