Está já disponível para consulta, no seu formato digital, a Revista FENACERCI 2023.

Ao longo dos anos, esta publicação tem-se afirmado como uma significativa montra dos valores da FENACERCI e da sua missão em prol da inclusão das pessoas com deficiência intelectual. Esta edição, lançada em final de ano, surge como o balanço do trabalho das cooperativas de solidariedade social num contexto desafiante.

A revista reúne um vasto conjunto de artigos, com a colaboração de individualidades do mundo da política, da academia, da área social e do mundo da cultura e artes.

A mensagem de abertura cabe a Augusto Santos Silva, presidente da Assembleia da República. A Comissária Europeia para a Coesão e Reforma, Elisa Ferreira, fala sobre a dinâmica territorial inclusiva na perspetiva das políticas europeias. Sandra Araújo, coordenadora da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza assina também um artigo de opinião.

Ao longo da revista, surgem os contributos de investigadores, especialistas e outros agentes relevantes em áreas como o envelhecimento, os territórios acessíveis e os desafios do acesso ao mercado de trabalho por pessoas com deficiência, entre outras.

Na rubrica “CERCIS: O caminho faz-se a andar”, mostra-se o muito e meritório trabalho desenvolvido pelas organizações e pelas pessoas apoiadas de norte a sul do país; e “Nós por nós próprios”, espaço dedicado às pessoas com deficiência intelectual em voz própria.

Na rubrica “Venha de lá esse abraço”, surgem testemunhos de personalidades do mundo da cultura, das artes e da televisão, tais como a realizadora Ana Rocha Sousa, a cantautora A Garota Não, o escritor João Reis, o diretor de Programas da SIC Daniel Oliveira, e os artistas plásticos Rita Ravasco e Kas Arte.

A capa da revista FENACERCI tem a assinatura da artista visual Vanessa Teodoro.

Aceda aqui à versão digital.

Revista FENACERCI 2023