A FENACERCI promoveu, no passado dia 6 de novembro, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, o evento final do Projeto DNA3 – Capacitação para a Sustentabilidade. Um projeto que, ao longo de 30 meses, contribuiu para a capacitação interna e para o desenvolvimento organizacional da federação, com o objetivo de otimizar o seu funcionamento e imagem enquanto organização de referência no setor social e solidário.

Durante este percurso, foram trabalhadas as seguintes componentes: melhoria da performance organizacional; marketing, comunicação e angariação de fundos; gestão do conhecimento e inovação; e reforço da cooperação e coesão da equipa para otimização do desempenho.

Neste âmbito, foram revistos processos, procedimentos e instruções de trabalho visando a desburocratização e desmaterialização; realizaram-se diversas ações de formação e capacitação interna; desenvolveram-se novas plataformas de formação e de gestão do conhecimento; e implementaram-se planos de ação setoriais, entre muitas outras ações.

Fomentar rotinas e práticas organizacionais numa lógica de melhoria contínua e reforço da sustentabilidade da federação, garantir o upskilling dos colaboradores, internalizar práticas de gestão do conhecimento e de inovação, replicar e transferir o conhecimento adquirido para a rede de associadas no apoio ao seu próprio desenvolvimento organizacional, são os desafios que se colocam à FENACERCI neste percurso de melhoria.

O projeto DNA3 – Capacitação para a Sustentabilidade é apoiado pelo programa Cidadãos Ativ@s, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Bissaya Barreto.

Projeto DNA3 | Capacitação para a Sustentabilidade - Evento final