Promover a inclusão digital de jovens adultos com deficiência intelectual e capacitá-los para uma utilização segura das tecnologias da informação e da comunicação é o principal objetivo do projeto #netàmedida, que está a ser levado a cabo pela FENACERCI em colaboração com algumas organizações de suporte.

O projeto, financiado pelo INR – Instituto Nacional para a Reabilitação, arrancou em março e, desde então, foram dinamizadas algumas sessões de formação, envolvendo pessoas com deficiência intelectual e pessoal técnico.

A formação pretende dotar os participantes de conhecimentos sobre a utilização segura da internet e das redes sociais, em áreas como a privacidade, proteção dos dados pessoais, relacionamentos online e ciberbullying, entre outras.

O projeto #netàmedida visa ainda capacitar os profissionais de intervenção direta com conhecimentos e ferramentas que os permitam acompanhar os jovens com deficiência intelectual na utilização segura da internet.

O acesso à internet é um direito humano fundamental, de acordo com a Organização das Nações Unidas, e a inclusão digital é entendida pela FENACERCI como uma prioridade, estando em curso várias iniciativas de promoção da acessibilidade e da capacitação digital.

Participam no projeto #netàmedida as seguintes organizações: CERCIMARANTE, CERCIBRAGA, CERCIFEL, CERCIFAF, CERCIGUI e ACIP.