O Instituto Nacional para a Reabilitação, I. P. (INR) abriu candidaturas, até dia 6 de outubro, para os Prémios de Investigação e Desenvolvimento 2021 nas áreas da Inovação Tecnológica, das Ciências Sociais e Humanas e da mensagem gráfica, designadamente:

  • Prémio Cartaz 3 de Dezembro: premeia o trabalho gráfico que sensibilize e mobilize a opinião pública para o reconhecimento dos direitos das pessoas com deficiência, celebrando o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, assinalado a 3 de dezembro. O 1.º Prémio, no valor de 1. 500 euros, é atribuído pelo INR, sendo ainda concedidas duas Menções Honrosas. Nas edições anteriores foram distinguidos trabalhos de profissionais da arte e do design, de pessoas com deficiência, estudantes e outras personalidades que na diversidade de olhares, prosseguem os valores da igualdade. Este prémio e as respetivas parcerias encontram-se em atualização. As candidaturas para este prémio podem ser efetuadas através deste formulário.
  • Prémio de Inovação Tecnológica Eng.º Jaime Filipe: premeia e distingue a invenção e o desenvolvimento de equipamentos, instrumentos, produtos e tecnologias que promovam a autonomia das pessoas com deficiência no seu quotidiano, otimizando as suas capacidades físicas, cognitivas e sociais e, contribuam para a melhoria da sua qualidade de vida e autonomia. O 1.º Prémio, no valor de 10 000 euros, é atribuído equitativamente pelo INR e pelo Grupo Os Mosqueteiros, sendo ainda concedidas duas Menções Honrosas. Desde 2001, esta iniciativa tem distinguido, entre outros, invenções de produtos de apoio, aplicações informáticas que promovem o acesso das pessoas com deficiência ao ensino, cultura, trabalho e ao usufruto da arte. As candidaturas para este prémio podem ser efetuadas através deste formulário.
  • Prémio para as Ciências Sociais e Humanas: premeia e distingue os trabalhos realizados por estudantes de mestrado e doutoramento que, através da sua investigação, concorram para produção de conhecimento científico sobre deficiência e inclusão. Visa reconhecer trabalhos que promovam o estudo do impacto das barreiras sociais, culturais, comportamentais e físicas na inclusão e na participação das pessoas com deficiência, e outros estudos que promovam os direitos consagrados na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. O 1.º Prémio, no valor de 5 000 euros, é atribuído pelo INR, sendo ainda concedidas duas Menções Honrosas. Nas edições anteriores, foram distinguidos estudos em temáticas como a aprendizagem, a saúde, a oferta turística e os direitos das pessoas com deficiência. As candidaturas para este prémio podem ser efetuadas através deste formulário.

Para mais informações sobre as candidaturas consulte website do INR.

Esclarecimentos adicionais podem ser obtidos através do endereço eletrónico INR-uifd@inr.mtsss.pt.