A FENACERCI, enquanto membro da FIADOWN, não pode deixar de repudiar e denunciar o que está a acontecer em alguns países em contexto desta pandemia, nomeadamente no que respeita à forma como as pessoas com deficiência intelectual estão a ser alvo de tratamento discriminatório e que as coloca em desvantagem em relação às outras pessoas no acesso ao tratamento em caso de infeção por SARS-CoV-2.

É nesse sentido que divulgamos a declaração da presidente da FIADOWN, congratulando-nos simultaneamente por verificar que em Portugal esta discriminação não existiu até à data, e que a população que atendemos tem conseguido proteger-se e aceder aos cuidados de que necessita quando a situação se coloca. Pelo contrário, verifica-se em Portugal o reconhecimento deste grupo como um grupo vulnerável, com necessidades de apoio acrescidas, consubstanciado em apoios extraordinários, nomeadamente aos que constam da Portaria nº 85-A/2020, de 3 de abril.

Lamentamos que essa não seja a situação nos nossos parceiros iberoamericanos e solidarizamo-nos com a sua luta e reivindicações, pelo que pedimos que denunciem esta situação em todos os canais ao vosso alcance.