A Fenacerci encontra-se a desenvolver um projeto nacional denominado Projeto LID – Liderança, Inovação e Desenvolvimento financiado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, INR, I.P.
O Projeto LID tem como grande objetivo habilitar os quadros dirigentes das Cooperativas de Solidariedade Social de ferramentas e metodologias que permitam melhorar o desempenho organizacional por forma a se diferenciarem das demais num mercado cada vez mais concorrencial.
Encerra em si duas atividades chave a saber:
a) construção do Guia do Empreendedor em que o principal objetivo é consolidação de um documento que congregue em primeira análise uma reflexão profunda sobre a intervenção levada a cabo pelas organizações prestadoras de serviços a pessoas com deficiência intelectual e suas famílias, assim como os desafios com que estas entidades se podem confrontar devido às mudanças conjunturais em desenvolvimento assim como da descrição das principais características adstritas a um dirigente empreendedor e proactivo.
O presente guia será construído tendo em vista sua a disseminação alargada no universo de cooperativas de solidariedade social representadas pelas Federação e irá materializar-se numa versão digital e conta com a participação ativa das associadas Cercimor, Cercibraga, Cercimarante e Cercimac;
b) Encontro Nacional de Dirigentes que pretende, desta forma, constituir-se como um espaço de reflexão alargada que por um lado possa trazer para a discussão mais diversidade e conhecimento sobre os temas em análise e por outro a subscrição conjunta de metodologias de trabalho e resultados a alcançar. Dentro em breve estará disponível o Guia do Empreendedor para consulta livre.


A FENACERCI no passado mês de maio realizou mais uma ação chave no âmbito do Projeto LID – Liderança, Inovação e Desenvolvimento financiado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, INR, I.P. O Projeto LID tem como grande objetivo habilitar os quadros dirigentes das Cooperativas de Solidariedade Social de ferramentas e metodologias que permitam melhorar o desempenho organizacional por forma a se diferenciarem das demais num mercado cada vez mais concorrencial. Sendo assim, e com a participação ativa das associadas Cercimor, Cercibraga, Cercimarante e Cercimac (esta última também na qualidade de entidade anfitriã) deu-se continuidade aos trabalhos de construção do Guia do Dirigente. Este guia integrará uma reflexão profunda sobre a intervenção das organizações prestadoras de serviços a pessoas com deficiência intelectual e suas famílias, assim como, sobre os desafios com que estas entidades se confrontam devido às mudanças conjunturais em desenvolvimento. Durante esta reunião deu-se especial ênfase à definição e descrição das principais características adstritas a um dirigente empreendedor e proativo nomeadamente na área dos conhecimentos, atitudes e disponibilidades. A próxima reunião de trabalho encontra-se agendada para o mês de junho e no decorrer desta será abordado o tema da gestão de necessidades e de oportunidades. Fique atento ao desenvolvimento desta próxima atividade!