Sob o lema “A luz que abraça a diferença”, arranca hoje mais uma edição da Campanha Pirilampo Mágico (CPM2025), em prol dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e/ou multideficiência.

O lançamento da CPM2025 aconteceu ontem, 8 de maio, no Factory Lisbon, numa cerimónia que juntou cerca de 200 pessoas e que contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Apoiante de longa data da causa, Marcelo Rebelo de Sousa desafiou os portugueses a contribuir, para que se atinja o objetivo de meio milhão de Pirilampos Mágicos vendidos em 2025.

«É preciso fazer vingar esta campanha em todo o território nacional», afirmou. «É uma maneira de apoiar a FENACERCI e apoiar tanta gente, de todas as idades, com deficiência intelectual e/ou multideficiência, para assim abraçarmos a diferença», numa alusão ao lema.

O Presidente da República pegou também nas palavras da intervenção prévia de dois autorrepresentantes, Albino Silva e Ana Carolinha Cunha, para lembrar que «todos têm direito a ser como são. Todos têm direito a ser tratados com respeito pela forma como são, sem ignorância, sem indiferença, sem discriminação», concluiu.

Como é da praxe, um dos momentos altos da sessão de abertura é a revelação da cor do Pirilampo Mágico que, este ano, se “veste” de violeta e roxo. Cores associadas à sabedoria, à iluminação espiritual e à transformação – conceitos que, segundo a presidente da FENACERCI, Julieta Sanches, vão ao encontro da missão do Pirilampo Mágico, «enquanto símbolo de transformação de uma sociedade que se quer cada vez mais inclusiva e que convida todas as pessoas a participar nesse movimento».

Nesta grande festa da solidariedade, que juntou organizações da área da deficiência, pessoas apoiadas e personalidades da esfera pública, política e empresarial, houve ainda espaço para celebrar os 40 anos da FENACERCI, cumpridos em abril.

Até 1 de junho, centenas de profissionais, voluntários e pessoas apoiadas pelas 84 organizações aderentes participarão, de norte a sul do país, em atividades de sensibilização e de apelo à solidariedade dos portugueses para com a causa da inclusão.

Durante a campanha nacional, espera-se vender mais de meio milhão de exemplares do icónico boneco, que este ano terá o valor de €2,50. Como habitualmente, as receitas revertem a favor das cooperativas de solidariedade social (CERCI) e de outras organizações que, por todo o país, prestam serviços de apoio a milhares de crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual e/ou multideficiência e suas famílias.

A decorrer desde 1987, a Campanha Pirilampo Mágico (CPM) é uma organização conjunta da FENACERCI – Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social, da Antena 1 e da RTP.

Igualmente fundamental para o sucesso da CPM é o envolvimento dos seus parceiros estratégicos. Uma vez mais, o Banco Montepio, o Pingo Doce e os CTT juntam-se a esta causa e apoiam a FENACERCI no seu objetivo de levar a luz transformadora do Pirilampo Mágico a todo o país, incluindo as regiões autónomas.

Através da rede nacional de balcões do Banco Montepio, das lojas CTT e presente em todas as caixas Pingo Doce, o Pirilampo Mágico consegue chegar ainda mais longe.

Além destes locais, o Pirilampo Mágico pode ser encontrado nas escolas, em bancas de rua, estabelecimentos autorizados e em ações de animação dinamizadas pelas organizações aderentes, em cada comunidade.