A FENACERCI realizou no passado dia 28 de outubro o Evento de Disseminação do Projeto SSinDS que marca o fim de dois anos de trabalho de um consórcio que juntou a participação da Roménia (ALDO CET e  Asociatia Down Plus Bucuresti), Espanha  (ASINDOWN e COORDINA), IED (Grécia) e HURT (Croácia ).

O evento aconteceu nas instalações da CERCIAV que é uma das associadas da FENACERCI localizada na zona centro do país. O motivo da escolha desta organização prendeu-se com o seu envolvimento e participação nas sessões de co-criação (IO1) e com o facto desta organização ter aderido à metodologia de aprendizagem em serviço através da implementação do projeto Brigada Verde, que conta com a participação de cerca de 20 pessoas com deficiência intelectual a assumirem um forte papel nas tarefas de limpeza e conservação ambiental da Ria de Aveiro e das praias circundantes.
Este grupo fez a sua própria apresentação sobre o trabalho que desenvolvem, impacto que tem e a importância deste tipo de projetos na comunidade como forma de garantir a sua participação na vida das comunidades, na implementação do SGD e na proteção do meio ambiente.

A Aprendizagem em Serviço é uma poderosa ferramenta de trabalho que podemos colocar ao serviço das pessoas com deficiência intelectual permitindo-lhes participar ativamente em atividades de aprendizagem e capacitação diretamente ligadas às reais necessidades das comunidades a que pertencem!

Para saber mais sobre esta metodologia ou consultar os materiais formativos desenvolvidos nesta área, clique aqui.

Agradecemos á CERCIAV e ao Grupo Brigada Verde a colaboração e o simpático acolhimento desta jornada de trabalho!