A Fenacerci, consciente da situação extrema vivenciada na Ucrânia e assumindo um papel proativo no desenvolvimento de ações que contribuam para o acolhimento em território nacional de refugiados, encontra-se de momento a mobilizar a sua rede de associadas na identificação de respostas ao nível da empregabilidade e apoios diversos.Neste sentido, Já realizamos reuniões exploratórias de trabalho conjunto com a task force do Ministério da Segurança Social, com o ACM (Alto Comissariado para as Migrações) e com o IEFP.

Mantemos ainda estreita articulação com as organizações europeias, particularmente com a Inclusion e a VGO Coalition (organização representativa da Ucrânia) para acompanharmos e apoiarmos a situação vivenciada pelas pessoas com deficiência e suas famílias.

Aproveitamos ainda a oportunidade para partilhar as iniciativas governamentais que estão a ser desenvolvidas em prol dos cidadãos ucranianos:

  • Por iniciativa do Governo da República Portuguesa e com o objetivo de apoiar os cidadãos/cidadãs da Ucrânia que pretendam residir e trabalhar em Portugal, foi criada a plataforma “Portugal for Ukraine”, uma ferramenta que permite às entidades/empresas registarem oportunidades de emprego e os perfis dos profissionais que pretendem integrar. Caso identifiquem necessidade de recrutamento destes cidadãos e por forma a poderem beneficiar dos apoios disponíveis, devem formalizar as ofertas de emprego na página do IEFP, em https://www.iefp.pt/portugal-for-ukraine.
  • Com o objetivo de prestar esclarecimentos específicos, mas também de recolher informação relativa a oferta de alojamento, de bens essenciais e outras ofertas da sociedade civil, o ACM – Alto Comissariado para as Migrações, criou um e-mail específico para o efeito sosucrania@acm.gov.pt. Podem encontrar mais informações em: https://www.acm.gov.pt/-/sos-ucrania