Porque nos têm sido sinalizadas algumas situações relacionadas com o facto de o ano impresso no boneco “Pirilampo Mágico” ter inscrito o ano 2020 e a Campanha ter decorrido em 2021, apresentamos os seguintes esclarecimentos:

  1. A Campanha Pirilampo Mágico é uma iniciativa que tem estado na rua, desde os seus primórdios, durante o mês de maio e, para que seja possível desenvolver uma campanha desta envergadura, torna-se necessário que os materiais, particularmente o boneco “Pirilampo Mágico”, seja produzido no último trimestre do ano anterior;
  2. É com certeza do conhecimento geral que, durante o mês de maio de 2020 e por motivos relacionados com a pandemia da COVID-19, fomos impossibilitados de realizar a Campanha Pirilampo Mágico, o que nos levou consequentemente a adiar esta iniciativa e, ainda que nos tenha sido possível parar com a produção dos restantes materiais, não foi possível fazê-lo com os Pirilampos, por já se encontrarem totalmente produzidos.
  3. Considerando que  a dispensa destes bonecos poderia pôr em causa um dos principais objetivos desta iniciativa, já que as verbas angariadas são vitais para a sustentabilidade das organizações envolvidas, acreditámos que o mais importante seria o apoio a uma causa que, sendo de todos, contribuiu para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e suas famílias, sem relegar a importância do papel desenvolvidos por todas as organizações que dia após dia prestam serviços de apoio desenhados com esse enorme propósito.

Enquanto entidade responsável pela organização da Campanha, a FENACERCI não pode deixar de apresentar desculpas pelo sucedido, mas contamos com a compreensão e carinho de todos os que, com a sua colaboração, têm contribuído para fazer do Pirilampo Mágico uma grande ação de solidariedade.

Aproveitamos a oportunidade para partilhar que, relativamente à composição do Pirilampo, o mesmo sofreu alterações em 2018, por imposição de regras comunitárias, por forma a obedecer às regras de segurança dos brinquedos disponibilizados no mercado.