A FENACERCI e Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria assinaram um protocolo de colaboração para a organização conjunta da 3.ª conferência sobre pesquisa em escrita fácil de ler e entender – KLAARA. O evento irá decorrer em Leiria, em 2023 e realiza-se pela primeira vez em Portugal.

Como parceiro na organização do evento estará o Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) do Politécnico de Leiria pelo trabalho de excelência e único no país que tem realizado no âmbito da escrita fácil e da comunicação aumentativa.

O evento tem como objetivo o avanço da pesquisa e networking sobre a linguagem modificada utilizada para comunicação com pessoas que têm dificuldades em compreender formas padronizadas de linguagem, através da apresentação e discussão de estudos de diferentes perspetivas disciplinares, nomeadamente ciências sociais, linguística, educação especial, comunicação visual, estudos de tradução e design de informação.

O protocolo de colaboração per si visa a avaliação de respostas mais adequadas às pessoas com deficiência, orientação e apoio na aquisição e utilização de equipamentos informáticos no âmbito da comunicação aumentativa/alternativa. Pretende igualmente prestar serviços à comunidade – traduções, serviço docente e de formação, consultoria, auditorias e trabalhos de investigação e desenvolvimento. O protocolo prevê ainda a realização de colóquios, seminários e outras ações da mesma natureza, estágios curriculares, científicos e técnicos, e o intercâmbio de informação técnica e científica.

Acompanhe-nos para saber mais novidades sobre este evento.