A Fenacerci vem por este meio divulgar dois documentos importantes no âmbito do combate à pandemia Covid-19, com tradução para língua portuguesa realizada pela Federação, sobre:

  • Conselhos para gerir a epidemia por COVID-19 e os fatores de mal-estar psicológicos associados para pessoas com deficiência intelectual e perturbação do espectro do autismo com necessidades de apoio elevadas e muito elevadas;
  • Emergência COVID-19 Guia para profissionais de intervenção direta no apoio de pessoas com deficiência intelectual e autismo com necessidades de apoio elevadas e muito elevadas.

Ambos os documentos foram realizados pela SIDiN (Sociedade Italiana para Distúrbios do Neurodesenvolvimento) em colaboração com CREA (Centro de Investigação e Ambulatório), Fundação San Sebastian da Misericórdia, Florença; ASMED (Associação para o Estudo da Assistência Médica a Pessoas com Deficiência), Federação Italiana para o Síndrome de Prader Willi, ANGSA (Associação Nacional de Pais de Pessoas com Autismo) Onlus, FIA (Fundação Italiana do Autismo) e os Grupos de Trabalho sobre Deficiência Intelectual e Perturbação do Espectro do Autismo do Plano de Ação da Associação Psiquiátrica Mundial 2021-23, todas entidades de referência na área em apreço.

O documento “Conselhos para gerir a epidemia por COVID-19 e os fatores de mal-estar psicológicos associados para pessoas com deficiência intelectual e perturbação do espectro do autismo com necessidades de apoio elevadas e muito elevadas” traduzido pela Fenacerci foi aceite e já se encontra publicado no site da World Psychiatry Association. Pode ser descarregado aqui.

Tomamos a liberdade de sugerir que internamente as organizações desenvolvam momentos de reflexão sobre os documentos e que destes retirem ilações práticas. Teríamos todos o gosto de as conhecer, se assim entenderem pertinente.

Consulte os documentos em: COVID-19 – Centro de Recursos organizacional