Dia 26 de março, na Assembleia da República, em Lisboa, o Mecanismo Nacional de Monitorização da Implementação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (Me-CDPD) organiza a sua II Conferência.

O evento pretende estimular o debate em torno da participação ativa e plena das pessoas com deficiência na sociedade e nos processos de tomada de decisão política em matérias que se relacionam com as suas vidas e os seus direitos – condições fundamentais ao exercício da cidadania.

Visando estimular uma participação mais ativa dos cidadãos em relação à temática, o Me-CDPD convida todas as pessoas interessadas a apresentar, em 5 minutos, uma proposta de iniciativa, programa ou prática suscetível de promover a participação política e cidadania das pessoas com deficiência.

As propostas podem referir-se a qualquer área da vida social (educação, trabalho, saúde, lazer, cultura, vida política), destinar-se a qualquer grupo etário ou envolver uma ou várias áreas da deficiência.

As propostas podem ser de autoria individual ou coletiva. Os interessados deverão enviar um resumo da apresentação (máximo 300 palavras), até ao dia 19 de março para o e-mail mecanismoindependente@gmail.com.

As propostas recebidas serão apreciadas pelos membros do Me-CDPD que, caso se revele necessário, procederão à seleção das propostas mais inovadoras para apresentação no dia da Conferência, a 26 de março na Assembleia da República (Sala do Senado), em Lisboa.

As inscrições para assistir à conferência decorrem até às 12h00 do dia 25 de março e devem ser efetuadas através do https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfe4ZkxMCbab_kkJ6B_Wzm4WOtcHV-xElHtyr9Iy4lT18KcoA/viewform Para marcação de almoço no refeitório da Assembleia da República pedimos que essa informação nos seja dada até 22 de março.