Uma iniciativa da CML onde a FENACERCI marca presença!

O Fórum da Cidadania é uma iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Lisboa, através do Pelouro dos Direitos Sociais, em colaboração com o Centro de Estudos Sociais/ Observatório Sobre Crises e Alternativas, e um conjunto de entidades da sociedade civil que se estabeleceram como Comissão Organizadora (CO), da qual a FENACERCI faz parte.

Este Fórum visa recolher contributos dos lisboetas para a atuação do município no domínio dos Direitos Sociais e pretende ser uma oportunidade para a participação cidadã no governo da cidade.
Para tal, a CO encontra-se a dinamizar diversos Fóruns Territoriais, em cooperação com as Juntas de Freguesia, a Rede Social, as Comissões Sociais de Freguesia, as associações cívicas da cidade e outras organizações e com a participação de cidadãos e cidadãs que vivem ou trabalham na Cidade de Lisboa.

Nestes Fóruns, que se encontram a decorrer no primeiro trimestre de 2017, os cidadãos e cidadãs, assim como as organizações, poderão participar na construção da “Carta de Lisboa – Direitos e Responsabilidades” encontrando, em conjunto, respostas para questões como: O que deve ser consagrado como “direito”? Quais as responsabilidades dos poderes públicos, das organizações sociais e económicas, e dos indivíduos, na garantia dos direitos? O que deve ser feito para garantir os direitos?

A Carta – e sobretudo o processo da sua construção coletiva – tem como meta a mobilização de vontades de todas as pessoas que aspiram a uma democracia central, autárquica e cidadã mais vigorosa participada e deliberativa, capaz de transformar Lisboa e fazer dela uma Cidade com Direitos.
O 4º Fórum da Cidadania irá realizar-se no dia 6 de maio, onde será discutida a proposta para a “Carta de Lisboa – Direitos e Responsabilidades”.

Mais informações aqui

FORÚM DA CIDADANIA