Foi hoje assinado um protocolo entre a FENACERCI e a sociedade TRIVALOR com o objetivo de promover a interação entre as empresas deste grupo e as cooperativas de solidariedade social associadas da FENACERCI, facilitando o acesso ao mercado de trabalho de pessoas com deficiência intelectual e/ou multideficiência.
O momento simbólico decorreu nas instalações da TRIVALOR, em S. Julião do Tojal, na presença do presidente do Conselho de Administração, Joaquim Cabaço, e da administradora Fátima Portulez. A FENACERCI esteve representada pela presidente Julieta Sanches e pelo vice-presidente Joaquim Pequicho.

A parceria agora formalizada pretende estabelecer uma rede de contactos direta, com vista à promoção da qualificação e inclusão profissional das pessoas apoiadas pelos CRQE – Centros de Recursos para a Qualificação e Emprego, através do desenvolvimento de ações que visem a sua formação e integração no mercado de trabalho.
No âmbito do protocolo, a FENACERCI assegurará condições para que os CRQE (enquanto estruturas de intervenção especializada no domínio da reabilitação de suporte e apoio aos serviços de emprego e de formação profissional) coordenados pelas suas associadas estabeleçam contacto direto com as empresas do universo TRIVALOR para divulgação de ofertas de emprego, formação ou processos de seleção de candidatos para iniciativas de inclusão profissional.
A sessão de celebração do protocolo ficou também marcada por uma reflexão sobre os desafios e oportunidades na empregabilidade de pessoas com deficiência intelectual, dinamizada pela investigadora Lúcia Canha, e pela apresentação das várias valências das cooperativas de solidariedade social dedicadas à capacitação e preparação das pessoas apoiadas para o mundo do trabalho, representadas pela RUMO (CRQE), pela CERCICA (Formação Profissional) e pela CERCILISBOA (Atividades Socialmente Úteis).

