A FENACERCI promoveu ontem, em articulação com a CONFECOOP, uma reunião de trabalho visando a construção de um Instrumento de Regulamentação das Condições de Trabalho (IRCT) para o setor social.

Estiveram presentes nesta sessão representantes de organizações associadas da FENACERCI de todo o país, com o objetivo de discutir propostas para um contrato coletivo de trabalho centrado na valorização profissional dos colaboradores.

A discussão em torno do IRCT resulta do Acordo de Valorização Salarial e Crescimento Económico que, na perspetiva da FENACERCI, «as cooperativas de solidariedade social assumem como um marco importante na afirmação de um setor que, todos os dias, se dedica à inclusão, ao cuidado e à promoção da dignidade humana».

Na defesa de um regime laboral justo, digno e adequado à missão, a FENACERCI sustenta que «a valorização profissional é inseparável da qualidade do apoio prestado». «Garantir condições justas de trabalho é também garantir que cada pessoa com deficiência, cada família, cada comunidade, possa contar com equipas motivadas, protegidas e reconhecidas», sublinha o vice-presidente da FENACERCI, Joaquim Pequicho.

Cooperativas de solidariedade social reúnem-se para discutir regime laboral justo, digno e adequado à missão