A edição 2025 da revista FENACERCI acaba de sair, este ano dedicada ao tema Direitos Fundamentais das Pessoas com Deficiência. Nas palavras da editora Ana Rita Peralta, «cada texto, cada testemunho e cada reflexão aqui reunidos reforçam o compromisso de todos quantos se juntaram a nós na luta dos direitos humanos, pois é na força coletiva de quem acredita na dignidade, na igualdade e na participação plena que encontramos o impulso para fazer mais e melhor em favor da construção de sociedades mais justas e inclusivas».
No editorial, o administrador executivo da FENACERCI, Joaquim Pequicho, sublinha a importância da revista para celebrar os valores que norteiam a missão do movimento CERCI e dar força à frase “Nós por nós próprios” [título de uma das secções da revista]. «A voz das pessoas com deficiência não é acessória. É uma voz que transforma e que ilumina o caminho que parecia impossível. E as nossas organizações são lugares onde essa transformação ganha corpo», escreve.
A mensagem de abertura da Revista FENACERCI 2025 cabe ao Cardeal José Tolentino de Mendonça. Num artigo intitulado “Guardiões do Outro”, salienta que a reivindicação e a promoção dos direitos das pessoas com deficiência não dependem apenas das instituições ou das famílias, mas também de cada indivíduo, num sentido de responsabilidade coletiva, exigindo a «acessibilidade, a autonomia existencial e a proteção de índoles discriminatórias».
A secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, Clara Marques Mendes; o presidente da Comissão Executiva da CUF, Rui Diniz; o Superintendente do Distrito Escolar Unificado de Los Angeles (EUA), Alberto M. Carvalho; o Bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes; e o diretor executivo da Fundação Res Pública, Vieira da Silva, assinam também artigos de opinião nesta edição.

