Estão abertas as inscrições para a 2ª fase do programa Valorizar Social 2025, com várias ações de formação de curta duração para dirigentes, diretores técnicos e profissionais das organizações do setor social e solidário a terem início durante o mês de setembro.
As ações formativas decorrerão em modalidade de ensino à distância, com sessões síncronas e assíncronas, ministradas pelo IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional.
Informações sobre o plano de formação, o modelo de funcionamento e a ficha de inscrição podem ser encontradas em https://www.fenacerci.pt/valorizar-social-2025
O Plano de Formação Valorizar Social integra-se no Acordo de Cooperação estabelecido entre o IEFP e a CONFECOOP – Confederação Cooperativa Portuguesa, enquanto organização representativa do Setor Social e Solidário (ORSSS).
O plano é executado pela FENACERCI, na qualidade de representante do setor cooperativo social solidário, a quem se destinam as ações, em colaboração com o IEFP.
O programa tem como objetivo contribuir para a capacitação e inovação das organizações, para a qualificação dos profissionais e para a promoção de respostas sociais de qualidade.
Prevê, assim, alcançar toda a estrutura das organizações, com ações dirigidas para os diferentes níveis de responsabilidade e de perfis (e consequentes necessidades de formação), especificando como públicos-alvo: os dirigentes estatutários, os dirigentes dos órgãos de gestão, os quadros técnicos com funções de direção, as chefias intermédias e os profissionais com funções operacionais. As ações são também abertas aos familiares dos utentes.
O Programa Valorizar Social integra ainda um percurso formativo exclusivo para desempregados (ação “Cuidado na Deficiência”, cujas inscrições estão também abertas através do link https://forms.gle/R7p2j2wH7h3NQ8cb9 ). Uma iniciativa que procura responder à necessidade de formação para novos perfis profissionais para reforçar os quadros das organizações.
O programa está organizado em Unidades de Formação Modular Certificada (UFCD) constantes do Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ), de 25 ou 50 horas, capitalizáveis conforme o CNQ.

