LINGUAGEM FÁCIL
FENACERCI

Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social

Respeito, Solidariedade, Inclusão
para as Pessoas com Deficiência Intelectual

Novidades | Notícias Fenacerci

Últimas Notícias do Facebook

2º Encontro Saúde Mental na Deficiência Intelectual

2º Encontro Saúde Mental na Deficiência Intelectual

O Programa Nacional para a Saúde Mental da Direcção-Geral da Saúde organiza no próximo dia 23 de fevereiro, no Auditório da Clinica Psiquiátrica de S. José em Lisboa (Telheiras), um encontro sobre Saúde Mental na Deficiência Intelectual com o intuito de contribuir para o aprofundamento dos conhecimentos técnicos e científicos dos profissionais da área da saúde mental e do social que lidam diariamente com as pessoas com deficiência intelectual.

Ultrapassada a fase de sensibilização para esta temática, iniciada em 2013 com o Seminário “Saúde Mental na Deficiência Intelectual, um Direito!”, o Programa Nacional dedica uma manhã de formação para partilhar os dados do estudo “Avaliação de Patologia Psiquiátrica pelo Instrumento ChA-PAS, bem como o estudo promovido pela Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social (FENACERCI), conforme programa em anexo.

Pretende-se, assim, contribuir para a melhoria da qualidade dos cuidados de saúde mental prestados através da atualização de informação técnica por parte dos profissionais.

A entrada é livre, obrigando a inscrição para fatimasanches@dgs.min-saude.pt

Consulte o Programa aqui

Mais Informações clique aqui

Topo da página

I Edição da Corrida Pirilampo - Agradecimento Público

I Edição da Corrida PirilampoA FENACERCI agradece a todos os que colaboraram direta ou indiretamente na I Edição da Corrida Pirilampo Mágico.

Em nome das Pessoas com Deficiência Intelectual e/ou Multideficiência, o nosso Muito Obrigado e Bem Hajam!

Decorreu ontem, dia 5 de Outubro de 2016, na Praça do Império a I Edição da Corrida Pirilampo Mágico cuja Madrinha Oficial foi Rosa Mota e que contou com a participação de mais de 2000 mil pessoas entre as quais algumas figuras públicas, Pessoas com Deficiência, Organizações Associadas da FENACERCI e um sem número de cidadãos que solidariamente, e uma vez mais, se juntaram a nós, numa iniciativa que pretende não só, angariar fundos para as 52 Organizações Associadas da FENACERCI que prestam atendimento direto e indireto a cerca de 10 mil pessoas com deficiência intelectual e/ou multideficiência, mas também, sensibilizar a opinião pública para esta causa e para a importância da sua participação em iniciativas como esta, que visam promover os direitos desta pessoas.

Veja aqui a Reportagem da Corrida

Visualize as fotografias desta iniciativa: clique aqui

Topo da página

Encontro Nacional sobre o Apoio Ocupacional para as Pessoas com Deficiências e Incapacidades: Desafios e Perspetivas | Coimbra, 8 e 9 de Novembro

A FENACERCI vem por este meio, convidar as suas Associadas a participar no Encontro Nacional sobre o Apoio Ocupacional para as Pessoas com Deficiências e Incapacidades: Desafios e Perspetivas que irá decorrer na Quinta da Conraria – Ceira 3040-714 Castelo Viegas – Coimbra. Este Encontro é uma organização conjunta da FENACERCI com a HUMANITAS e a FAPPC que irá juntar profissionais e dirigentes destas mesmas organizações para debater/refletir sobre o momento atual desta resposta e traçar possíveis novos caminhos para o Apoio Ocupacional.

Assim, e caso manifeste interesse em participar deverá remeter a Ficha de Inscrição para a FENACERCI: fenacerci@fenacerci.pt até dia 25 de Outubro, impreterivelmente.

Download Ficha de Inscrição | Download Programa

Topo da página

A Solidariedade é a Nossa Meta! - Pirilampo Mágico | 5 de Outubro 2016

A FENACERCI consciente da importância que a Campanha Pirilampo Mágico tem a nível nacional, seja pelo número de pessoas que se juntam a esta causa por altura da sua realização, seja por via dos fundos que são angariados e que permitem ás muitas organizações promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas que atendem, entendeu que seria importante, promover a curto prazo, uma manifestação lúdica desportiva, designada “Corrida Pirilampo Mágico”. Esta iniciativa tem data agendada para o próximo dia 5 de Outubro de 2016, pelas 10:00 horas, em Lisboa e será realizada em parceria com a RTP/ Antena 1, com o apoio técnico da Xistarca – Promoções e Publicações Desportivas, Lda. e contará também, com uma Caminhada para os que, não podendo participar na primeira, não se vejam impedidos de integrar a segunda.

Para informações mais detalhadas sobre a Corrida ou Caminhada em nome Individual vá a www.xistarca.pt ou contacte através do Tel. 21 3616160 (Xistarca)

Para visualizar o Flyer desta iniciativa clique aqui

Spot Radio

Inscrições em http://xistarca.pt/eventos/corrida-pirilampo-magico

Topo da página

Atividade Conjunta FENACERCI e GNR - Guarda Nacional Republicana Atividade Conjunta FENACERCI e GNR - Guarda Nacional Republicana

Realizou-se no passado dia 17 de junho, entre as 10h00 e as 13h00, no USHE - Quartel da Ajuda da GNR uma atividade que envolveu cerca de 50 participantes/pessoas com deficiência pertencentes a organizações associadas da Zona da Grande Lisboa (CERCIAMA, CERCISA, CERCILISBOA, CERCITOP, CERCIPENICHE, CERCI Moita Barreiro e CERCICA).

Entre a Hipoterapia, a Cinoterapia com demonstração de uma Ação de deteção de objetos escondidos e ainda inúmeros Passeios de Charrette, os nossos clientes puderam beneficiar de uma manhã diferente e bem passada. Agradecemos publicamente à GNR e a todos os agentes envolvidos, que tão gentilmente, organizaram e proporcionaram estes momentos que misturaram sorrisos com alguns receios, também estes ultrapassados, graças ao profissionalismo, dedicação e paciência dos agentes envolvidos. Um bem haja! 

Visualizar as Fotografias desta Iniciativa.

Topo da página

Professor Rui Namorado ao Prémio Cooperação e Solidariedade António SérgioCandidatura I Professor Rui Namorado ao Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio

Um Grupo de Cidadãos, académicos, investigadores, dirigentes e dinamizadores de organizações da Economia Social entenderam que deveriam apresentar a Candidatura do Professor Doutor Rui Namorado ao Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2016 na categoria de Personalidade do Ano. Existem já algumas organizações que manifestaram publicamente o apoio a esta mesma candidatura. 

É o caso do CIRIEC-España, da CONFECOOP e da FENACERCI que entende que o Jurista Rui Namorado tem claramente, sido um elemento importante na defesa dos valores da economia social e no fortalecimento do setor e da relação deste com as entidades de tutela.

Porque admitimos que queiram participar nesta iniciativa, convidamos todas as nossas associadas a apoiar igualmente esta mesma candidatura.  Poderão fazê-lo,  preenchendo o exemplar de folha de recolha de assinaturas disponível para download e enviando a mesma digitalizada para o seguinte email jeronimo.teixeira@mutuapescadores.pt até dia 24 de Junho. 

Documento de candidatura do Dr. Rui Namorado.

Visualizar o CV do Dr. Rui Namorado.

Download da lista de apoios à candidatura.

Fonte da FOTO

Topo da página

INRProjeto Viver Autonomia+ Vida Independente+

O Projeto Viver Autonomia+ Vida Independente+  é um projeto cofinanciado pelo INR, IP que se enquadra dentro das orientações criadas no âmbito da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, designadamente presente no artigo 19º, que estabelece que os Estados Partes reconhecem o igual direito de todas as pessoas com deficiência a viverem na comunidade, e se comprometem a adoptar medidas eficazes e apropriadas para facilitar o pleno gozo a estas pessoas do seu direito à sua total inclusão e participação em sociedade, oportunidade e liberdade de escolha no que diz respeito ao seu local de residência, assim como com quem vivem, e o acesso universal a uma variedade de serviços domiciliários, residenciais e outros serviços de apoio, incluindo a assistência pessoal.

Reconhecendo que esta é uma área que carece de estudos que nos permitam não só saber qual o estado da arte respeitante ao trabalho, estratégias e práticas implementadas promotoras da vida independente das pessoas com deficiência e/ou multideficiência, entendeu esta Federação iniciar um trabalho que nos faculte um maior conhecimento da área e bem assim, nos permita desenvolver um trabalho mais ajustado às necessidades desta população e que potencie a sua qualidade de vida por via da capacitação dos diferentes intervenientes.

Refletir sobre os conceitos e os modelos existentes, ajudar-nos-á a criar bases que fundamentem os benefícios da promoção da autonomia e vida independente em detrimento da institucionalização destas pessoas, procurando estabelecer através do trabalho em rede condições para que estas possam passar ter o controlo das suas próprias vidas, tomando as suas próprias decisões em condições de igualdade de oportunidades e de acordo às suas necessidades reais de apoio.

Para o desenvolvimento deste projeto contamos com a colaboração das Associadas da FENACERCI nomeadamente, das que tem estruturas de Apoio Ocupacional e Unidades Residenciais com as quais já nos encontramos a trabalhar e às quais, agradecemos desde já, a massiva colaboração ao nível da aplicação dos instrumentos de recolha de dados.

Para mais informações contactar anaritaperalta@fenacerci.pt

Topo da página

Conferência Europe in Action 2016Decorreu entre 26 e 28 da maio a Conferência Europe in Action 2016, subordinada ao tema da educação inclusiva

 

Conferência Europe in Action 2016Participaram nesta conferência mais de 160 pessoas de 24 países, entre profissionais, familiares e pessoas com deficiência intelectual e /multideficiência. Durante 3 dias foram discutidas questões que se prendem com o papel das famílias na promoção da educação inclusiva mas também de que forma podem os profissionais e as próprias pessoas com deficiência, contribuir para que a escola seja para todos e para cada um. Foram também abordadas as questões relativas à vida depois da escola. Que respostas? Que percursos? Que futuro?

Durante a Conferência teve também lugar a Assembleia Geral da Plataforma Europeia de Autorrepresentantes, que contou com mais de 60 participantes, a sua maioria pessoas com deficiência intelectual. De destacar a presença de autorrepresentantes portugueses em número significativo, mais de metade dos participantes.

Topo da página

FENACERCI participa no 3º Fórum da Cidadania FENACERCI participa no 3º Fórum da Cidadania

A FENACERCI marcou presença, na qualidade de moderadora da sessão temática sobre Direitos, no 3º Fórum da Cidadania da cidade de Lisboa que teve lugar no passado dia 28 de maio de 2016, no ISCTE-IUL.

O 3º Fórum para a Cidadania teve por objetivos:

- Contribuir para uma mais clara perceção e caracterização das situações de privação de direitos na cidade de Lisboa e para a identificação dos processos e dos mecanismos da sua reprodução ao longo do tempo;

- Contribuir para a definição de prioridades e modos de intervenção, tanto no plano da governação autárquica como no da intervenção cívica associativa;

- Partilhar o conhecimento e as experiências da administração autárquica, das organizações cidadãs e densificar as redes colaborativas.

O Fórum culminou com a aprovação da Declaração "Lisboa, Cidade com Direitos", que estabelece princípios e define linhas de política e de intervenção cidadã.

Topo da página

Apresentação Pública "Ética desportiva para todos!"

Apresentação Pública Ética desportiva para todos! Decorreu no passado dia 25 de maio a apresentação pública da publicação «Ética Desportiva para Todos», com adaptação de Sandra Marques da FENACERCI, e da Banda Desenhada «As aventuras de Splitz! – o pequeno herói» de Ricardo Roque Martins, que teve lugar na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Loures (Rua Guilherme Henrique Soromenho, 2 | Loures).

O evento contou com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, e da Secretária de Estado da Inclusão de Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, do Atleta Paralímpico - Jorge Pina, da Diretora da escola Luís de Sttau Monteiro e muitos outros ilustres convidados e entidades parceiras.

A cerimónia serviu ainda para apresentar a nova imagem do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED) e terminou com a inauguração e visita dos convidados ao centro de estágio dos valores - a caravana móvel do PNED, que irá circular por todo o Pais.

Para consultar o documento “Ética Desportiva para Todos” clique aqui.

Topo da página

FENACERCI e a Guarda Nacional Republicana (GNR) assinaram protocolo de colaboração no âmbito do Programa de Apoio a Pessoas com Deficiência (PaPcD)

FENACERCI e a Guarda Nacional Republicana

No dia 3 de Dezembro de 2015 a FENACERCI e a Guarda Nacional Republicana (GNR) assinaram um protocolo de colaboração, no âmbito do Programa de Apoio a Pessoas com Deficiência (PaPcD) promovido por esta instituição. O momento de assinatura deste protocolo decorreu no Centro Hípico da Quinta da Beloura, em Sintra, onde a GNR promoveu junto de cerca de 80 pessoas com deficiência aulas cinoterapia, hipoterapia e passeios de charrete.

O Programa de Apoio a Pessoas com Deficiência visa a promoção dos direitos e garantias de condições de vida dignas às pessoas com deficiência, procurando envolver, de forma proativa, a comunidade para atender, compreender, respeitar as necessidades e diferenças de cada um, permitindo a igualdade de oportunidades, e para a prevenção de situações de negligência, violência e maus-tratos a estas pessoas. O PAPcD é direcionado para as pessoas com deficiência, para os seus cuidadores e para as pessoas que com elas interagem, pretendendo ser uma plataforma de articulação e de entendimento com os restantes atores sociais responsáveis, ligados à área da deficiência, na promoção da segurança nas comunidades e tem como objetivo principal contribuir para a sua segurança e sentimento de segurança, nos vários subsistemas em que estão inseridas, contribuindo, assim, para uma melhor qualidade de vida desta população.

 

Este programa de policiamento de proximidade é levado a cabo pelos Comandos Territoriais (com especial intervenção das Secções de Programas Especiais) e consubstancia-se na:

  • Sinalização de pessoas com deficiência que por motivos diversos permanecem grande parte do dia sozinhos e/ou isolados nas suas residências sem apoios/cuidados continuados, e que pelas suas dificuldades poderão ser considerados vulneráveis e alvo de ilícitos criminais;

  • Sensibilização deste público-alvo para procedimentos de segurança para evitar eventuais ilícitos criminais, como sejam o furto e roubo;

  • Sensibilização e formação das entidades locais da Guarda para uma cultura de prevenção de situações de negligência, abuso, violência e maus-tratos contra pessoas com deficiência;

  • Promoção de cooperação interinstitucional entre a Guarda e as entidades suas parceiras locais na área da deficiência, reabilitação, mobilidade e promoção da segurança;

  • Contribuição para uma melhoria no atendimento, acolhimento e encaminhamento das pessoas com deficiência pela Guarda;

  • Sensibilização das crianças e jovens, no âmbito das ações de sensibilização desenvolvidas no pelos Núcleos Escola Segura, para as questões da igualdade de oportunidades e não-discriminação das pessoas com deficiência;

  • Sensibilização da população em geral,  no âmbito da prevenção rodoviária, para  o respeito das regras de trânsito que afetam a mobilidade das pessoas com deficiência;

  • Realização de parcerias com entidades com responsabilidades nestas matérias, nomeadamente a Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social. 

Ao abrigo do presente Protocolo, a FENACERCI já ministrou 1 ação formativa sobre Leitura Fácil dirigida aos Responsáveis pela área da comunicação da GNR (a nível nacional e distrital) e 5 ações de formação (2 ações em Lisboa; 1 ação no Porto; 1 ação em Coimbra e 1 ação em Évora) sobre Prevenção e Intervenção em situações de maus-tratos a pessoas com Deficiência dirigidas aos Chefes de Secção do Policiamento Comunitário.

 

Download Folheto 

 

Para visualizar algumas das fotografias desta iniciativa clique aqui

 

 

Topo da página

FENACERCI Participa em Sessão de Trabalho do Comité das Nações Unidas para a implementação da Convenção! FENACERCI Participa em Sessão de Trabalho do Comité das Nações Unidas para a implementação da Convenção!

A FENACERCI participou no dia 14 de outubro numa sessão de trabalho sobre como podem as organizações da sociedade civil e os detentores de direitos colaborar com o Comité das NU para a implementação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com deficiência, no sentido de fornecer a este comité as informações de que necessita para executar o seu trabalho.

As pessoas com deficiência intelectual estiveram representadas por Bernardino Santos, que foi acompanhado pela técnica Sandra Marques, da FENACERCI.

A nossa presença foi importante na medida em que tornou claras as necessidades de adaptação de conteúdos mas também de metodologias de trabalho, se se pretende realmente incluir as pessoas com deficiência intelectual nestas sessões.

Topo da página

Resultados/Aprovação de Candidaturas no âmbito do Programa PAPIE

Programa de Apoio a Projetos de Iniciativa Empreendedora desenvolvido pela FENACERCI afim de apoiar alguns projetos de iniciativa empreendedora a ser implementados pelas organizações suas Associadas.

Destaca-se ainda o facto de:
1. O apoio se destinar exclusivamente à implementação do projeto aprovado.
2. O pagamento será efetuado mediante o envio para a Fenacerci de cópia de documentos de despesa, de equipamentos ou serviços relacionados com o projeto.
3. As entidades obrigam-se à apresentação de um relatório final da ação, com as evidências que julgarem oportunas e necessários.

Consulte a listagem das candidaturas aprovadas clique aqui.

Para conhecer os projetos clique aqui.

Os nossos parabéns às Organizações contempladas!

A Direção

Topo da página

X Encontro Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social

A FENACERCI no âmbito do Projeto E9 - Empreendedorismo 9, cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos do INR, IP, promove o X Encontro Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social nos próximos dias 19 e 20 de Novembro, nos Hotéis do Bom Jesus, em Braga.

 

Para aceder ao Programa Final clique aqui.

Visualize aqui as Fotos do X Encontro Nacional.

Topo da página

I Congresso Iberoamericano sobre Cooperação, Investigação e Deficiência

I Congresso Iberoamericano sobre Cooperação, Investigação e Deficiência

Participação da FENACERCI no I Congresso Iberoamericano sobre Cooperação, Investigação e Deficiência, realizado nos dias 24 e 25 de Setembro, em Mérida-Guadalupe.

 

Leia aqui o Artigo realizado pela FENACERCI: “Comunidade de Práticas: Uma estratégia Iberoamericana na área da deficiência intelectual“.

 

Para ver algumas fotografias desta iniciativa clique aqui.

Topo da página

Resultados da Sessão de Esclarecimento sobre os Centros de Recursos para a Inclusão

Sessão de Esclarecimento sobre os Centros de Recursos para a Inclusão

Fórum Lisboa, 23 de Setembro 2015

Para Ler os Resultados e Tomadas de Decisão sobre os CRI´s na Sessão de Esclarecimento clique aqui

Para Ler a convocatória da Reunião da Comissão dos CRI`s e a resposta das organizações a essa convocatória clique aqui

Para Ler a carta endossada ao Sr. Ministro da Educação, Dr. Nuno Crato clique aqui

Para Ler a carta endossada aos diferentes Partidos Políticos clique aqui

Para Ler o Resumo da Reunião realizada com o Sr. Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário realizada no passado dia 30 de Setembro, clique aqui

Para Visualizar as fotografias desta iniciativa clique aqui.

Topo da página

I Encontro Nacional de Paracanoagem

I Encontro Nacional de Paracanoagem

A FENACERCI em parceria com a Federação Portuguesa de Canoagem, promoveram as primeiras Jornadas Náuticas de Canoagem realizando o I Encontro Nacional de Paracanoagem, entre os dias 28 a 30 de Setembro, no Centro Náutico – Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho, uma iniciativa que contou com o apoio da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho.

Para ver as Fotos desta iniciativa clique aqui

Topo da página

Iª Ação de formação Surf Adaptado - Agrupamento de Escolas Silves Sul

Iª Ação de formação Surf Adaptado - Agrupamento de Escolas Silves Sul

Esta ação teve como objetivo principal a promoção do surf adaptado e a capacitação dos docentes e interessados nesta área que colaboram na Unidade de Ensino Estruturado. Esta ação contemplou uma parte teórica e prática: a primeira decorreu no período da manhã nas instalações da sede do Agrupamento de Escola Silves Sul (AESS), a segunda componente, de cariz mais prático, teve por base a experimentação da modalidade de surf por pessoas com deficiência na Praia da Galé, passando os formandos a monitores.

Dê uma espreita no vídeo da iniciativa!

Veja as Fotografias desta ação: clique aqui.


Topo da página

Abertura de Candidaturas no âmbito do Programa 2020

Portugal 2020Abertura de Candidaturas no âmbito do Programa 2020

Medida qualificação e Emprego de Pessoas com Deficiência para a Região de Lisboa

Vimos pelo presente informar que estão abertas, até 30 de Setembro, as candidaturas da Medida qualificação e Emprego de Pessoas com Deficiência para a Região de Lisboa.

Para mais informações clique aqui

Topo da página

Dra. Maria Barroso

Dra. Maria BarrosoA Fenacerci, Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social apresenta sentidas condolências à família, pela perda de uma pessoa que, para além do afeto, deixou um legado exemplar de cidadania e de solidariedade que perdurará na nossa memória.

A Dra. Maria Barroso foi inequivocamente uma defensora dos mais frágeis e esteve, por isso, desde a primeira hora com as pessoas com deficiência, apadrinhando nomeadamente a Campanha Pirilampo Mágico à qual emprestou o seu prestígio para a levar o mais longe possível. É por isso com profunda consternação e pesar que recebemos a notícia da sua morte, já que sabemos que, como o seu desaparecimento, é uma insubstituível lutadora pela liberdade e solidariedade que o país perde.

 

Aceitem os nossos sentidos pêsames, quer em nome da Fenacerci, quer dos milhares de pessoas com deficiência que representamos.

 

A Direção

Foto Maria Barroso - Dulce Fernandes/Arquivo

Topo da página

Diagnóstico de necessidades formativas

O Núcleo de Formação e Qualificação da FENACERCI realizou um novo diagnóstico de necessidades formativas, entre o dia 1 e 31 de Maio de 2015, o qual teve por objetivo identificar as necessidades formativas dos profissionais que trabalham na sua rede de associadas, entidades congéneres e parceiras.

Para o efeito foi construído um questionário on-line que permitiu aos respondentes identificar as condições em que gostariam de frequentar futuras ações formativas, bem como as áreas que consideram primordiais desenvolver/consolidar para o exercício das suas funções. O referido questionário de levantamento de necessidades formativas foi estruturado em 3 partes: a) dados de caracterização; b) identificação de necessidades formativas; c) condições para a frequência de formação.

Registou-se a participação de 88 respondentes, que na sua maioria (57%) possuem vínculo contratual a associadas da FENACERCI. De entre os motivos elencados para a frequência de formação profissional verificou-se que a maioria dos respondentes considera a mesma como uma ferramenta fundamental para a aquisição de novos conhecimentos (40%), a melhoria no desempenho profissional (34%) e o aperfeiçoamento de competências (18%).

No que reporta à identificação de necessidades formativas em matéria de gestão organizacional verificou-se que a maioria dos respondentes identificou como ações prioritárias as seguintes: gestão do stress; gestão de recursos humanos; processos de gestão e certificação da qualidade; gestão de organizações sem fins lucrativos; liderança e team building; comunicação nas organizações sem fins lucrativos; gestão de oportunidades no Portugal 2020; angariação de patrocínios; legislação laboral e segurança social e economia social e solidária.

Da análise à identificação de necessidades formativas no domínio da intervenção organizacional verificou-se que a maioria dos respondentes identifica como necessidades prioritárias as seguintes: métodos e técnicas de trabalho com pessoas com deficiência; igualdade de género e deficiência; primeiros socorros e suporte básico de vida; ética e deficiência intelectual; modalidades de parceria com a família; deficiência intelectual, diagnóstico duplo e doença mental; sexualidade na deficiência; qualidade de vida e envelhecimento; maus-tratos e deficiência; empowerment e autorrepresentação e factores comunicacionais no processo de aprendizagem.

Para mais informações poderá consultar aqui o Relatório de Necessidades Formativas.

Topo da página

Projeto ACTO
Seja uma Organização promotora de conhecimento! Colabore connosco!

Encontra-se em fase de arranque um Projeto-piloto, desenvolvido no âmbito de uma parceria entre a FENACERCI, a PPLL Consult e o CLISSIS: o Projeto ACTO.

O Projeto ACTO pretende envolver as Organizações associadas numa investigação-ação centrada no capital de experiências e de reflexões críticas acumulado na área da Qualidade.

Clique aqui para saber mais

Para participar preencha a Ficha de Manifestação de interesse.

Topo da página

FENACERCI Nomeada Representante da Deficiência intelectual no Mecanismo de Monitorização do artº 33º da Convenção!

Comprasolidaria.ptNa sequência do processo de auscultação das ONG da área da deficiência de âmbito nacional informa-se que de acordo à informação recebida por via do INR, I.P., obtiveram a maioria, as seguintes organizações:

  • Deficiência Motora – FAPPC (Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral)

  • Deficiência Intelectual - FENACERCI (Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social)

  • Deficiência Orgânica - ANEA (Associação Nacional da Espondilite Anquilosante)

  • Deficiência Visual - ACAPO (Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal)

  • Deficiência Auditiva - FPAS (Federação Portuguesa das Associações de Surdos)

A FENACERCI congratula-se assim por poder exercer, uma vez mais, um papel ativo dentro daquela que é a sua missão – promoção dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e/ou muldeficiência apoiadas pelas suas associadas, pela via de processos de representação e formação sustentadas em lógicas de reconhecimento, validação e acreditação na comunidade e junto dos interlocutores institucionais. Agradecemos o voto de confiança na certeza de que faremos o melhor para dignificar a responsabilidade que nos foi atribuída.

Topo da página

Projeto Q3 “Qualificar o 3º Setor”

Q3

O Projeto Q3 “Qualificar o 3º Setor” foi promovido por uma parceria que integra 7 organizações (FENACERCI, AEP, CPCCRD, IEBA, IN LOCO, MINHA TERRA e UTAD) e que assentam o seu trabalho em torno da qualificação de organizações do 3º Setor.

  Saiba mais clicando aqui.

Topo da página

Comprasolidaria.pt apoia a FENACERCI

Comprasolidaria.ptO portal www.comprasolidaria.pt apoia a FENACERCI e desta forma, a Campanha do Pirilampo Mágico, tanto através da divulgação dos vários produtos da campanha e respetivas formas de encomenda, como através da divulgação dos eventos que se enquadrem no conceito e objetivos deste projeto. Este ano foi preparada uma página especial e além da divulgação é também possível encomendar diretamente a cada uma das instituições envolvidas, de uma forma prática, através de um formulário que envia automaticamente ​para o email de cada uma​.

Para conhecer esta plataforma clique aqui.

Listagem de links de encomenda direta.

Topo da página

Eleições na Madeira: Se tem deficiência e tem dúvidas sobre como Votar…

Eleições na Madeira: Se tem deficiência e tem dúvidas sobre como Votar… No dia 29 de março vai ter lugar a eleição dos deputados à Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira. Para que todos os cidadãos possam estar informados, a CNE em colaboração com o INR, I.P., a FENACERCI, a ACAPO, a FPAS e a Humanitas, elaborou um folheto em leitura fácil e um vídeo com legendagem e interpretação em língua gestual portuguesa. Vai encontrar informação sobre o que é uma eleição, quem pode votar, como votar e outras informações importantes para os cidadãos e cidadãs que queiram participar na vida política do seu país.

 

Para ver o Folheto clique aqui.

 

Topo da página

Festa de entrega de Diplomas do Projeto Capacitar para a Cidadania

No dia 19 de fevereiro teve lugar na CERCICA a cerimónia de entrega de diplomas de participação a todos os jovens que participaram nas ações de formação piloto do projeto Capacitar para a Cidadania.

Esta atividade foi organizada pelos jovens que participaram na atividade de capacitação para a liderança, uma das atividades do projeto. Todos os materiais resultantes do projeto estarão disponíveis e serão distribuídos à s associadas a partir do final de março.

Se quiser consultar o programa clique aqui

Para saber mais sobre o projeto clique aqui

Topo da página

ACELEREEEEEEE e Ajude-nos Votando na FENACERCI!!!

Campanha Especial da Galp Voluntária – Programa de Voluntariado Empresarial da Galp Energia

Projeto Diagnóstico DuploA Galp Voluntária e o programa cartãofast estão de momento a selecionar uma instituição de solidariedade social para apoiar. Como cliente fast, gostaríamos de convidá-lo a participar, escolhendo uma das associações que estão na shortlist final.

Qual das seguintes instituições gostaria de apoiar com os pontos do seu cartãofast?

 

FENACERCI – Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social
Tem por missão fundamental promover a criação de condições que pela via do reforço das organizações associadas, defendam os interesses e direitos das pessoas com deficiência intelectual e suas famílias.

Aldeias de Crianças SOS
Trabalha em mais de 130 países em todo o mundo fortalecendo famílias e apoiando crianças em risco, proporcionando-lhes um lar e uma família. De uma forma única, criam um ambiente familiar e proporcionam o apoio necessário para que cada criança esteja capacitada para os desafios futuros.

 

APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima
Apoia as vítimas de crime, suas famílias e amigos, prestando-lhes serviços de qualidade, gratuitos e confidenciais e contribuir para o aperfeiçoamento das políticas públicas, sociais e privadas centradas no estatuto da vítima.

 

Saiba mais: clique aqui.

Topo da página

Projeto Diagnóstico Duplo - Convite Sessão: Apresentação de Resultados

Projeto Diagnóstico DuploA Fenacerci vai realizar um seminário para apresentação dos resultados do estudo nacional realizado no âmbito do Eixo9, Medida 6.15 – Projetos Inovadores do Programa Operacional Potencial Humanos POPH, denominado Diagnóstico Duplo: Caracterização, Diagnóstico e Tendências.

O referido estudo teve como principais objetivos conhecer em profundidade as necessidades e a tipologia de atendimento realizada junto da população com Deficiência Intelectual e Doença Mental, bem como formular propostas de ação para a construção de um modelo de articulação e integração de serviços que visem a melhoria da qualidade de vida desta população.

Caso esteja interessado em participar solicitamos manifestação de interesse até ao próximo dia 20 de Fevereiro usando para o efeito o seguinte email fenacerci@fenacerci.pt

Topo da página

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência Programa Especial Significativo Azul

Programa Especial Significativo Azul No âmbito do Programa Especial SIGNIFICATIVO AZUL, promovido pela Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social (FENACERCI), a Polícia de Segurança Pública, o Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR, I.P.) e a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) decorreu esta manhã a nível nacional a celebração de Protocolos Locais entre todos os Comandos da PSP e as instituições que localmente trabalham na área da deficiência e reabilitação.

Este evento associou-se às comemorações do dia 3 de Dezembro de 2014, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, envolvendo 130 esquadras da PSP, 172 organizações que operam na área da deficiência e reabilitação, entre as quais se registam 33 Cooperativas de Solidariedade Social (CERCI´S).

 

Leia o discurso da Presidente da FENACERCI

Galeria fotográfica

Consulte as notícias de Imprensa sobre a Iniciativa


Topo da página

Associadas da FENACERCI - Pare e Leia!

SO DIVULGAA Só Divulga é uma página destinada a publicitar apenas iniciativas de carácter artístico. Nesta página, o Amor pela Arte fala mais alto e junta-se também ás Organizações nossas Associadas, ajudando na divulgação das muitas atividades/iniciativas artísticas que vamos desenvolvendo e que procuram promover a Arte Inclusiva! Obrigado

Só Divulga - Pura Divulgação!

Faça Gosto na Página

e Não se esqueçam de divulgar todas as vossas iniciativas de caráter Artístico!!!

Topo da página

Encontro Nacional De Dirigentes das Cooperativas de Solidariedade Social

Encontro Nacional De Dirigentes das Cooperativas de Solidariedade Social

Encontro Nacional De Dirigentes das Cooperativas de Solidariedade Social - 13, 14 e 15 de Novembro, Ovar
O COOPERATIVISMO E A ECONOMIA SOCIAL EM DEBATE

Leia a Nota Pós Encontro

Topo da página

Iniciativa Viva a Música junta-se ao Pirilampo Mágico e ilumina o Espaço da Luz!

Iniciativa Viva a Música junta-se ao Pirilampo Mágico e ilumina o Espaço da Luz! Como acontece todos os anos, desde 1996, a equipa do programa Viva a Música volta a reunir, ao longo de uma semana, alguma da melhor música feita no espaço lusófono. Diferentes protagonistas, com diferentes projetos que espelham a produção musical nacional, mantém desta forma a tradição da Antena 1, da rádio pública portuguesa, trazer para o Palco da Rádio a celebração do Natal através da música.

 

Esta iniciativa vai decorrer entre 15 e 19 de Dezembro, no Teatro da Luz em Lisboa e á semelhança do ano anterior (2013) associa o Pirilampo Mágico como forma de sensibilização e afirmação de valores que defendem a inclusão e apelam à defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência Intelectual e/ou Multideficiência!

 

Junte-se à Iniciativa que decorre das 15h00 às 16h30 no Espaço da Luz

Dia 15 - MACADAME I Dia 16 - MELECH MECHAYA I Dia 17 - KARINA GOMES I

Dia 18 - KATIA GUERREIRO I Dia 19 - UHF

Topo da página

Programa Especial SIGNIFICATIVO AZULPrograma Especial SIGNIFICATIVO AZUL

 

O Programa Especial SIGNIFICATIVO AZUL é promovido pela Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social (FENACERCI), a Polícia de Segurança Pública, o Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR, I.P.) e a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS).

 

No próximo dia 03 de dezembro pelas 11h00 serão celebrados, em todos os distritos de Portugal mais de 160 Protocolos Locais, entre todos os Comandos da PSP e as instituições que localmente trabalham na área da deficiência e reabilitação.

 

A 03 de dezembro assinala-se igualmente o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência sancionado pelas Nações Unidas desde 1998, efeméride que a PSP conjuntamente com as organizações da área da deficiência e reabilitação materializa com esta assinatura nacional e que contribuirá para a defesa da dignidade, dos direitos e da qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual e/ou multideficiência.

 

Estes eventos são o culminar de uma fase formativa que abrangeu cerca de 600 profissionais da PSP, 230 profissionais e 85 instituições que operam nesta área, e prepararão a segunda fase, que permitirá:

  • Realização de Ações de Sensibilização pela PSP aos profissionais das instituições, às pessoas com deficiência e aos seus familiares;

  • ncrementar Ações de formação operadas pela PSP aos profissionais das instituições e reuniões informais para troca de informação; e

  • Visitas e ações de formação pelos profissionais e clientes das instituições (que assinarão este protocolo local) aos Polícias.

O Programa Especial SIGNIFICATIVO AZUL visa contribuir para a segurança de pessoas com deficiência intelectual e/ou multideficiência. Nesse sentido, assinarão o Protocolo Local 33 associadas da Fenacerci a nível nacional. Em Lisboa este evento será integrado nas Comemorações Nacionais do dia 3 de dezembro, tendo lugar  no Auditório 1 do Centro de Reuniões da FIL – Parque das Nações às 11h00.

 

Para visualizar o convite clique aqui.

Para conhecer o Programa onde se encontra integrado este evento, clique aqui.

 

Links de Imprensa

Topo da página

Atribuição à Fenacerci do Prémio dos Direitos Humanos da Assembleia da República

Prémio dos Direitos Humanos da Assembleia da República

Exm.º./ª Senhor/a

Temos a honra de informar que, de acordo com informação recebida do Senhor Presidente da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias da Assembleia da República e Presidente do Júri do Prémio Direitos Humanos 2012 que, nos termos da Resolução da Assembleia da República n.º 69/98, de 10 de Dezembro, alterada pela Resolução da Assembleia da República n.º 48/2002, de 20 de Julho, e do Regulamento a que se refere no n.º 8 da mesma Resolução, a Senhora Presidente da Assembleia da República aceitou a proposta do Júri de atribuição à Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social (FENACERCI) do Prémio dos Direitos Humanos 2013 pela sua intervenção na defesa dos interesses e direitos das pessoas com deficiência intelectual e/ou multideficiência e suas famílias e pelo trabalho desenvolvido em termos de sensibilização da opinião pública sobre esta problemática.

Trata-se obviamente de uma distinção que muito nos honra e que, obviamente, é partilhada não só com todas as associadas, pela forma como sempre se souberem por ao serviço da defesa dos direitos das pessoas com deficiência, mas também com a sociedade civil.

Na hiperligação seguinte, poderão consultar as Resoluções indicadas e toda a informação sobre o Prémio anualmente atribuído pela Assembleia da República: http://www.parlamento.pt/Paginas/XII2SLPremioDireitosHumanos2013.aspx

 

Com os melhores cumprimentos,

A Direção da Fenacerci

Topo da página

"Boas Ondas, Boas Causas"

Boas Ondas, Boas Causas

A FENACERCI, em articulação com os Jogos Santa Casa, a Ocean Events, o Município de Cascais e o Município de Peniche, encontra-se a realizar no decorrer do mês de outubro, sessões de surf para todos, sustentado no lema “Boas Ondas, Boas Causas”.

Estas ações dividem-se pelas três etapas do Moche Series Cascais Trophy que integra as provas EDP Cascais Girls Pro presented by Billabong que decorreu de 3 a 7 de Outubro (já realizado, e contou apenas com sessões com raparigas), o Moche Pro Portugal decorreu de 9 a 20 de Outubro em Peniche presented by Rip Curl (também já realizado) e o Cascais Billabong Pro que irá decorrer de 21 a 27 de Outubro. A aposta dos Jogos Santa Casa nesta modalidade, cujos valores assentam em práticas de vida saudável e respeito pela Natureza, deveu-se sobretudo ao reconhecimento do potencial do surf como atividade de inclusão social.

Para ver as fotografias da Cascais Billabong Pro clique aqui.

Para ver as fotografias da prova EDP Cascais Girls clique aqui.

Para ver as fotografias da iniciativa Moche Pro Portugal clique aqui.

Topo da página

Inscreva-se já na Ação de Formação no âmbito do Programa Significativo Azul!

Protocolo Significativo Azul

No âmbito do Programa Significativo Azul realizar-se-á no dia 15 de Outubro, das 9h às 17h00, na CERCIAG – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas de Águeda, sita em Raso de Paredes, 3750-316 Águeda (Coordenadas GPS 40°59'00.53"N; 8°46'47.12"W), uma acção de formação dirigida a profissionais das organizações da área da deficiência e reabilitação da zona Centro.

Enviei-nos a sua inscrição para o seguinte endereço electrónico formar@fenacerci.pt até ao dia 10 de Outubro de 2013. FAÇA AQUI O DOWNLOAD DA FICHA DE INSCRIÇÃO

 

Para mais informações contacte-nos através de formar@fenacerci.pt ou tlf. 217112580.

Fique atento às novas acções e locais!

Topo da página

Protocolo Significativo Azul

Protocolo Significativo Azul

A FENACERCI conjuntamente com a Polícia de Segurança Pública (PSP), o Instituto Nacional de Reabilitação, I.P e a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade como parceiros associados encontra-se a desenvolver o Programa SIGNIFICATIVO AZUL.

Assente na missão da Federação, ao nível da promoção dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e/ou multideficiência e na missão da PSP, de assegurar a legalidade democrática, garantir a segurança e os direitos dos cidadão, o referido projecto tem por objectivos:

  1. Sensibilizar e formar as organizações da área da deficiência e reabilitação para uma cultura de prevenção de situações de violência e maus tratos contra pessoas com deficiência intelectual e/ou multideficiência;

  2. Sensibilizar os elementos da PSP dos dois primeiros níveis de intervenção, para a problemática da deficiência e para a necessidade de uma especial protecção que garanta os seus direitos securitários, promotores da participação das pessoas com deficiência intelectual e/ou multideficiência enquanto membros plenos da sociedade;

  3. Promover a cooperação interinstitucional entre as organizações que trabalham na área da deficiência e reabilitação, e a PSP;

  4. Contribuir para a melhoria no atendimento e encaminhamento das pessoas com deficiência por parte dos elementos da PSP;

  5. Dotar os elementos da PSP de ferramentas específicas de comunicação e informação acessíveis à população com deficiência intelectual e/ou multideficiência e/ou multideficiência.

O Programa SIGNIFICATIVO AZUL estende-se por três fases:

  1. Formação;

  2. Implementação;

  3. Desenvolvimento e Monitorização.

Fique atento às notícias sobre este Programa.
Leia as noticias da Imprensa.

Topo da página

Desafio às Organizações

A FENACERCI, em conjunto com as entidades promotoras da campanha Igualdade é Desenvolvimento, em 2013, desafia todas as organizações a promoverem iniciativas com o intuito de comemorarem o dia 24 de Outubro - Dia Municipal para a Igualdade. 
Faça o Donwload da Ficha de Inscrição das Iniciativas Locais 
Faça o Download do Convite

Topo da página

IntercentrosEncontros Intercentros - Zona Centro

A FENACERCI no seguimento do processo de implementação dos Encontros Inter centros - Zona Centro, vem divulgar, e convidá-lo a visitar a fotogaleria das ações já realizadas.

 

Clique aqui para ver a Fotogaleria Intercentros.

Organizações presentes:
Organizações

Parceiros:
Parceiros

Para aceder ao Plano de atividades 2013 I Zona Centro clique aqui.
Clique aqui para aceder à apresentação deste grupo de trabalho: clique aqui.

Aproveitamos para divulgar Encontros Inter Centros I Lisboa em http://inter-centros.blogspot.pt/

Topo da página

Abertura de Candidaturas “Initiave Fund Foundation”

A FENACERCI teve conhecimento de cursos promovidos por uma Associação polaca - “Initiave Fund Foundation” - no âmbito da gestão de pessoal nas instituições para educação de adultos. A participação neste curso pode ser financiada pelo GRUNDTVIG, devendo ser feita a candidatura à Agência Nacional.
O nº de referência do curso é PL - 2012-107-004 e irá decorrer entre 29/09 e 5/10 de 2013, sendo a data limite de candidatura o dia 12/04/2013. Pode aceder aqui às informações mais detalhadas sobre o curso.
Caso não saibam como proceder e estejam interessados em elaborar uma candidatura contactem a técnica Sandra Marques por email:smarques@fenacerci.pt

Topo da página

NOVA IMAGEM INSTITUCIONAL DA FENACERCI

FENACERCI A partir de agora, e de uma forma gradual, o velhinho logótipo da Fenacerci irá ser substituído por uma nova imagem, que queremos que seja um sinal da renovação que empreendemos ao nível do nosso modelo organizacional e de funcionamento.

As cores mais vivas do novo símbolo representam a vitalidade que queremos imprimir à nossa ação, atentos à dimensão nacional que representamos e à necessidade de inovar para melhor servir as pessoas com deficiência e suas famílias.

Topo da página