LINGUAGEM FÁCIL
FENACERCI

Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social

Respeito, Solidariedade, Inclusão
para as Pessoas com Deficiência Intelectual

Pirilampo Mágico 2014Tema: ACENDE A NOSSA ESPERANÇA

Vivemos tempos difíceis, marcados por dificuldades que atingem toda a gente. E não é difícil perceber que estas dificuldades têm impactos substancialmente mais significativos, quando são confrontadas com pessoas que têm com lidar com as desvantagens que decorrem de uma deficiência. Para elas, as dificuldades que resultam de uma conjuntura desfavorável, somam-se às dificuldades que decorrem de uma situação individual que é potencialmente geradora de desigualdades, quer ao nível do exercício de direitos, quer da concretização de um projeto de vida.

Mas não podemos ficar amarrados às dificuldades. É preciso, nestes tempos reconhecidamente de crise, enfrentar os desafios pela via da construção de novas janelas de oportunidades, de caminhos alternativos que ajudem a superar dificuldades e a construir futuro.

Daí o termos associado a Campanha de 2014 à ideia de esperança, uma esperança construída a partir de uma clara consciência das dificuldades, equilibrada por uma convicção forte de que é possível encontrar soluções. Desse ponto de vista, o Pirilampo Mágico tem que ser uma ferramenta ao serviço da esperança. Queremos que ajude a mostrar a realidade das pessoas que apoia, os sonhos que transportam consigo, as oportunidades de que precisam para mostrar as suas competências ou para fruir plenamente os direitos de cidadania. Com a solidariedade e a colaboração.

CPM 2014
Sessão de Abertura da Campanha Pirilampo Mágico 2014

Fotografias da Fenacerci

Para visualizar as fotografias da Cerimónia clique aqui

 

Dia 2 de maio 2014, pelas 11h00

Local da Sessão de Abertura da Campanha: Museu da Marinha, Pavilhão das Galeotas

 

Programa da Sessão de Abertura

Sessão de Abertura

11h00 | Sessão de Abertura presidida por Maria Cavaco Silva
Ministro da Solidariedade, Trabalho e Segurança Social: Pedro Mota Soares
Administração da Rádio e Televisão de Portugal: Luiana Nunes
Diretor da Comissão Cultural de Marinha: Almirante Oliveira Viegas
Presidente da FENACERCI: Julieta Sanches

12h10-12h15 I Apresentação do SPOT de televisão da CPM 2014

12h15 | Porto d’Honra

13h00 | Encerramento da Sessão de abertura da CPM 2014

 

Iniciativas da FENACERCI

2ª Edição Pirilampo Náutico, 16 de junho – Parque das Nações

Procurando incrementar a matriz de inclusão e valorização da pessoa com deficiência que defendemos, reconhecendo que o mar também é um veículo de solidariedade e de inclusão, pretendemos com esta ação permita às pessoas com deficiência a prática de modalidades náuticas, com elevado potencial lúdico, desportivo e terapêutico, bem como usufruir de um dia diferente nas suas vidas. A FENACERCI, encontra-se a preparar a 2ª edição do Pirilampo Náutico, em parceria com Centro Náutico Marina Parque das Nações.

Programa

Local da ação: Centro Náutico - Marina do Parque das Nações, Lisboa

Atividades da ação: Vela adaptada, Canoagem, Visita Oceanário

Público ação: Pessoas com deficiência intelectual (volume entre 80 – 100 paxs)

 

Programa da Iniciativa

10:00h – Receção participantes

10h-30 – 12h30: Grupo 1 água (vela e canoagem)

10h-30 – 12h30: Grupo 2 visita oceanário

13:30h – Almoço

14h-30 – 16h30: Grupo 2 água (vela e canoagem)

14h-30 – 16h30: Grupo 1 visita oceanário

17:00h – Final ação

 

Para mais informações contacte:
Diretor Joaquim Pequicho: joaquimpequicho@hotmail.com ou Técnico Rui Monteiro: rui.monteiro@fenacerci.pt

Iniciativas das CERCI´s

Programa das Iniciativas a desenvolver pelas CERCI´s

 

CERCIMOR I 03.Maio.2014 - Abertura da Campanha, integrada na 11ª Feira do Pão e Doçaria de Montemor-o-Novo, com uma banca de venda de pirilampos e bolos confeccionados pela área de Pastelaria do Centro de Reabilitação Profissional.

• 11.Maio.2014 - "Caminhando com o Pirilampo" - caminhada solidária pelas ruas de Montemor-o-Novo, seguida de uma aula de zumba, no Parque Urbano.

• 17.Maio.2014 - Caminhada solidária em Vendas Novas, integrada na caminhada da família, organizada pela Câmara Municipal, com uma banca de venda de pirilampos no local da partida.

• 03 a 25.Maio.2014 -  "Roteiro do Pirilampo", iniciativa do Serviço de Intervenção Precoce de Montemor-o-Novo, para o pré-escolar do concelho de Montemor, baseado na elaboração de pirilampos gigantes em materiais diversos e exposição dos mesmos em locais públicos de Montemor-o-Novo.

• 03 a 25.Maio.2014 - Concurso "O Pirilampo 2014 sob o olhar das crianças", dinamizado em parceria com o Projeto Monte Dentro e a Associação Monte Jovem, destinados às crianças do 1º ciclo das escolas do concelho de Montemor-o-Novo.

 

CERCIMONT I 10.Maio.2014 - Gala de Solidariedade no Hotel Casino, Chaves.

 

CERCINA I Arruada no Concelho de Alcobaça nos dias 5, 6, 7, 12, 13 e 14 de Maio.

• Arruada no Concelho de Nazaré nos dias 8, 9, 15 e 16 de Maio.

• Wind in Cap Nazaré 2014 que irá decorrer nos dias 22 e 23 de Maio, Porto de Abrigo da Nazaré.

 

CERCICA I Piquenique e 5ª Caminhada: “Caminhando com o Pirilampo Mágico”, dia 17 Maio às 17:30 (piquenique Parque Marechal Carmona) e às 20:00 (caminhada – ponto de encontro à porta Parque Marechal Carmona).

• 5º Festival Pirilampo Mágico – dia 24 de Maio às 15:30, no Teatro Gil Vicente – Bilhetes à venda na CERCICA.

 

CERCIPENICHE I Abertura da Campanha, com a realização de um percurso pelas ruas de Peniche, com início no CERIN – Centro de Respostas Integradas e fim na Praça Jacob Rodrigues Pereira. Local: Praça Jacob Rodrigues

• 3 a 25 de Maio I Venda de Pirilampos (Quiosque Praça Jacob Rodrigues Pereira; Mercado Municipal de Peniche; Continente; Pingo Doce; Valências e Serviços da CERCIPENICHE).

• 11  de Maio I Cabelos Solidários - Iniciativa de angariação de fundos, que conta com a colaboração de 4 cabeleireiros, e cujos lucros revertem para a CERCIPENICHE.

Corte e Brushing Senhora: 10 cabelos | Brushing Senhora: 5 cabelos | Corte de Homem: 5 cabelos

Local: Cabeleireiro Cor e Corte I Av. 25 Abril, nº 80 - Loja A, Peniche

• 10 a 25 de Maio I Exposição os Nossos Artistas - Exposição de trabalhos, elaborados pelos clientes do Centro de Atividades Ocupacionais, alguns dos quais premiados em concursos de Arte de âmbito nacional. Local: Bar do Quebrado

12  de Maio a 6 de Junho I Crianças dos Jardins de Infância e das Escolas do 1º ciclo do Ensino Básico do Concelho de Peniche.

Local: CERIN - Centro de Respostas Integradas

• 18 de Maio I 6ª caminhada Mágica Caminhada realizada no Parque da Cidade, inserida na Feira da Saúde.  - Destinatários: População em geral | Local: Parque da Cidade | Inscrições: Até dia 16 de Maio na CERCIPENICHE (2 com saco oferta)

• 24 de Maio I Noite do Pirilampo -  Iniciativa de angariação de fundos para a Campanha Pirilampo Mágico 2014

Local: Bar da Praia, Baleal - Data a confirmar

 

CREACIL I 25 de Maio pelas 15 horas  no Cineteatro de Loures, atuação do Grupo Musical "Informáticos & Companhia" a "Banda Juvenil dos BVL de Pintéus" e  Grupo de Teatro da CREACIL com a peça "A Escola para Todos".

 

CEERDL I Habituais vendas de rua, e sessões de sensibilização e divulgação com o pirilampo gigante em escolas do 1º Ciclo, estando também previsto a apresentação de “Caldas uma Lenda” por clientes do CEERDL.

 

CERCIMA I  5 Maio - 10h30 - 13h00  - Atuação Movimento DansasAparte e Construção do Mega Pirilampo Mágico, Praça da República – Montijo.

• 10 Maio - 10h00 /13h00 - Venda de Rua na Feira de Antiguidades, com Animação, Praça da República – Montijo.

• 18 Maio -14h00 /18h00 - Pirilampo em Movimento - Animação dos Batucando e demonstração de Jujutsu com aula aberta (praia dos moinhos - Pikolé), Alcochete.

• 23 a 25 Maio - Exposição “Como Brilha o Teu Pirilampo” Com mostra dos pirilampos realizados pela comunidade educativa, Fórum Montijo.

• 25 Maio - Caminhada Pirilampo Mágico - Serra da Arrábida.

 

CERCIESTREMOZ I   3 e 4 de Maio - Venda de Pirilampos na FIAPE (Feira Internacional Agro Pecuária de Estremoz).

• 16 de Maio - Caminhada Noturna pela cidade de Estremoz " Caminhada FAZ BRILHAR O TEU PIRILAMPO! juntos somos LUZ".

• 24 de Maio Gala do Pirilampo com noite de fados e jantar.

 

CERCIVAR I Dia 04 de Maio  - Caminhada Solidária Pirilampo Mágico 2014.

• Dia 11 de Maio – Aldeia das Crianças – Jardim do Ancoradouro – Praia de Esmoriz.

• Dia 24 de Maio – Sessão de Encerramento da Campanha Pirilampo Mágico 2014 - Espetáculo de Encerramento na CERCIVAR.

 

ACIP I Elaboração de um Pirilampo Mágico em material reciclado com alunos/clientes com o objetivo de envolver a comunidade e sensibilizá-la para as questões do ambiente e reciclagem. Prevê-se ainda no final, a realização de uma exposição com todos os Pirilampos, a realizar no Parque Devesa.

 

CRINABEL I Construção de um Pirilampo Mágico que envolveu todas as salas ocupacionais, através da elaboração conjunta de pompons feitos pelos clientes do CAO. Esta atividade teve como objetivo o envolvimento de clientes e técnicos nos preparativos da campanha.

• 14.Abril.2014 - 1ª Sessão Fotográfica sob o tema “Viagens com o Pirilampo”, com o Pirilampo previamente construído, com os clientes e técnicos da CRINABEL, em diferentes contextos relacionados com o tema da instituição para este ano (“Viagens”).

• 24.Abril.2014 - “Vem pintar o Pirilampo”. Foi dirigido um convite a todas as famílias dos clientes do CAO para que se deslocassem à CRINABEL para pintar uma tela com o desenho de um pirilampo.

• 28.Abril.2014 - 2ª Sessão Fotográfica com o Pirilampo “mascote", na qual participaram alguns clientes do CAO e à qual se juntaram, quatro actores (com o objetivo de contribuir para uma divulgação da campanha mais eficaz). No mesmo dia, foi gravada uma reportagem sobre a Campanha, para o programa “Consigo” da RTP2.

• 16.Maio.2014 - “O Pirilampo vai à Escola!” - visita do Pirilampo construído na CRINABEL ao Colégio Rezingão.

MERCHANDISING da CPM 2014

 

 

PIRILAMPO /2€

 

 

CANECAS- 4€/ UNIDADE

 

 

PIN/1€

 

 

T`SHIRT/6€

 

 

CHÁVENA DE CAFÉ/ 5€

Rádios Solidárias
  • image
  • image01
  • image
  • image02
  • image03
  • image04
  • image05