LINGUAGEM FÁCIL
FENACERCI

Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social

Respeito, Solidariedade, Inclusão
para as Pessoas com Deficiência Intelectual

Núcleos

NICOM | NID | NFQ | NCES | NRM

NICOM - NÚCLEO DE IDENTIDADE ORGANIZACIONAL, COMUNICAÇÃO E MARKETING SOCIAL

Trata-se de um Núcleo cuja missão fundamental é promover e dinamizar a imagem e papel da Fenacerci junto das Associadas, das Organizações Congéneres, dos Patrocinadores e da Opinião Pública em geral. A ideia base é reforçar a identidade da organização, afirmando o seu peso como marca e potenciando dessa forma um reconhecimento claro, quer do ponto de vista associativo, quer social. Trabalha as questões da identidade organizacional, nomeadamente a imagem nas múltiplas dimensões que este domínio pode assumir e a ética organizacional, os eixos fundamentais de comunicação interna e externa e a dinâmica de Marketing Social.

 

Responsável: anaritaperalta@fenacerci.pt

NID - NÚCLEO DE INVESTIGAÇÃO, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

A missão fundamental deste Núcleo é supervisionar as dimensões de investigação, inovação e desenvolvimento, no quadro da ação desenvolvida pela Fenacerci. Nesta linha, compete-lhe supervisionar toda a atividade de projeto, desde a fase de candidatura à fase de avaliação, em articulação direta com os respetivos responsáveis e com a técnica administrativa nomeada para prestar assessoria e/ou apoio ao Núcleo.

Compete-lhe ainda pesquisar, analisar e propor novos domínios de intervenção para a Federação, independentemente de corresponderem ou não a novas linhas de financiamento.

 

Responsável: smarques@fenacerci.pt

NFQ - NÚCLEO DE FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

A missão fundamental deste Núcleo é organizar promover e avaliar toda a atividade de caráter formativo, interno ou externo, promovida a partir da Fenacerci. Integra ainda uma dimensão vocacionada para a qualificação organizacional, designadamente ao nível da auditoria e certificação de qualidade.

 

Responsável: sara.neto@fenacerci.pt

NCES - NÚCLEO DO COOPERATIVISMO E ECONOMIA SOCIAL

Este núcleo decorre do reconhecimento da necessidade de consolidar, na Federação, uma área virada para o aprofundamento da dimensão cooperativa, no quadro alargado da economia social. Compete a este núcleo, individualmente ou em articulação com outros núcleos, supervisionar e/ou dinamizar toda a ação da Federação no domínio do fomento e qualificação da ação cooperativa, a dinamização da intercooperação e a interação e representação técnica nas esferas de debate e decisão nas matérias associadas a estes domínios, quer a nível nacional, quer internacional.

 

Responsável: carla.silva@fenacerci.pt

NRM - NÚCLEO DE RECURSOS E MEIOS

CR - CENTRO DE RECURSOS:

Na dimensão Centro de Recursos, este tem por missão fundamental organizar e gerir todo o espólio documental da Fenacerci, designadamente livros, vídeos, fonogramas e outros documentos de natureza técnica, didática e pedagógica, designadamente produtos decorrentes de projetos. Compete-lhe ainda divulgar, dinamizar e supervisionar o acesso externo ao espólio documental da FENACERCI. Ao nível da testoteca, compete-lhe gerir e pôr à disposição os testes disponíveis e promover a elaboração e/ou aquisição de outros. Este domínio funcionará como Centro de Recursos, aberto às Associadas e, em circunstâncias a definir casuisticamente, ao exterior.
Ver regulamento Centro Recursos

 

ST - SUPORTES TÉCNICOS:

Na dimensão, suportes técnicos, tem por missão dinamizar e supervisionar os suportes técnicos de apoio ao funcionamento interno, designadamente a rede informática e os audiovisuais, e desenvolver estratégias de aprofundamento de ajudas técnicas, para posterior divulgação pelas associadas. Compete-lhe ainda a supervisão e gestão da Unidade Aventura, com todo o equipamento que lhe está afeto.
Ver UMA

 

Responsável: rui.monteiro@fenacerci.pt