LINGUAGEM FÁCIL
FENACERCI

Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social

Respeito, Solidariedade, Inclusão
para as Pessoas com Deficiência Intelectual

 
SIGA NOS
Sítios das CERCIS

Sítios das CERCIS

sgs-isoCertificado
ISO 9001:2008
sgs-isoA FENACERCI
é uma entidade
acreditada pela
DGERT
sgs-isoFENACERCI
Membro Honorário da Ordem de Mérito
FENACERCI
Rua Augusto Macedo 2A
1600-794 Lisboa
Tel: 21 711 25 80
Fax: (+351) 21 711 25 81
E: fenacerci@fenacerci.pt


Nº Visitas free geoip
fenacerci.pt Webutation
New Ribbon
FENACERCI
FENACERCI
FENACERCI
IIIª Edição do Pirilampo Náutico: dia 26 de maio 2015
FENACERCI
FENACERCI
"Boas Ondas, Boas Causas" - Outubro 2014
FENACERCI
FENACERCI - Respeito, Solidariedade, Inclusão
FENACERCI
JORNADAS NÁUTICAS - Peniche, 22 e 24 de setembro 2014
Fenacerci
FENACERCI - Respeito, Solidariedade, Inclusão
Pirilampo Naútico 2015
Pirilampo Naútico 2015
FENACERCI
FENACERCI - Respeito, Solidariedade, Inclusão
FENACERCI
Fenacerci: Programa Especial SIGNIFICATIVO AZUL
FENACERCI
FENACERCI - Respeito, Solidariedade, Inclusão
img
NOVIDADES

Conferência Europeia “Ouçam a nossa Voz! – a minha vida, as minhas decisões”

Conferência Europeia “Ouçam a nossa Voz! – a minha vida, as minhas decisões”A Plataforma Europeia de Autorrepresentantes vai organizar uma Conferência em Madrid, de 2 a 4 de outubro, subordinada ao tema “A minha vida, as minhas decisões”.

A FENACERCI, ciente da importância do tema e da necessidade de capacitar as pessoas com deficiência intelectual para a tomada de decisões, vai apoiar a participação de um grupo de 20 pessoas, das quais 14 são jovens com deficiência intelectual.

Saiba mais sobre a conferência: www.self-advocacy.eu

INR

Arranque do projeto PAR – Promover a Autorrepresentação

O projeto PAR – promover a autorrepresentação, está a ser desenvolvido pela FENACERCI com o apoio do INR I.P.

Este projeto irá decorrer até ao final do ano e terá, como resultado mais visível, a criação de uma Plataforma Nacional de Autorrepresentantes, que funcionará com o apoio da FENACERCI.

Durante o projeto terão lugar 4 ações descentralizadas, em que será feito um levantamento das organizações com grupos de autorrepresentação que queiram fazer parte da Plataforma. Estas ações revestem-se ainda de um caráter capacitador, na medida em que serão abordados os impactos de alguns artigos da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (12º e 29º) na vida das pessoas com deficiência intelectual e como assegurar o seu cumprimento por parte do Estado Português. Estas ações serão dinamizadas por jovens com deficiência intelectual que participaram na ação de capacitação para a liderança do projeto Capacitar para a Cidadania, também apoiado pelo INR I.P., e que decorreu em 2014. Para este efeito, os jovens participarão em 2 ações de formação que terão lugar durante o mês de setembro.

Maria Barroso

A Fenacerci, Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social apresenta sentidas condolências à família, pela perda de uma pessoa que, para além do afeto, deixou um legado exemplar de cidadania e de solidariedade que perdurará na nossa memória.

A Dra. Maria Barroso foi inequivocamente uma defensora dos mais frágeis e esteve, por isso, desde a primeira hora com as pessoas com deficiência, apadrinhando nomeadamente a Campanha Pirilampo Mágico à qual emprestou o seu prestígio para a levar o mais longe possível. É por isso com profunda consternação e pesar que recebemos a notícia da sua morte, já que sabemos que, como o seu desaparecimento, é uma insubstituível lutadora pela liberdade e solidariedade que o país perde.

Aceitem os nossos sentidos pêsames, quer em nome da Fenacerci, quer dos milhares de pessoas com deficiência que representamos.

A Direção

Foto Maria Barroso - Dulce Fernandes/Arquivo

Portugal 2020Abertura de Candidaturas no âmbito do Programa 2020

Medida qualificação e Emprego de Pessoas com Deficiência para a Região de Lisboa

Vimos pelo presente informar que estão abertas, até 30 de Setembro, as candidaturas da Medida qualificação e Emprego de Pessoas com Deficiência para a Região de Lisboa.

Para mais informações clique aqui

INR

Concurso “Escola Alerta

Informa-se que se encontra aberta a 13.ª edição do Concurso “Escola Alerta!”, para o ano letivo de 2015/2016, uma oportunidade para o desenvolvimento de competências de cidadania ativa e para a promoção de uma educação inclusiva.

O Concurso “Escola Alerta!”, desde 2003, tem como objetivo essencial mobilizar a comunidade educativa para a igualdade de oportunidades, a não discriminação e os direitos humanos, em particular os direitos das pessoas com deficiência.

Os trabalhos a realizar pelos/as alunos/as, sob a orientação dos/das docentes, deverão ter como referência obrigatória os princípios da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e da Lei de Bases da Prevenção, Habilitação, Reabilitação e Participação das Pessoas com Deficiência, na apresentação de  propostas de solução exequíveis e inovadoras.

O Regulamento e demais documentação de apoio às candidaturas, estão disponíveis no sítio do INR, I.P., http://www.inr.pt, na página do concurso ”Escola Alerta!” 2015/2016 (13.ª edição), localizada no menu “Programas e Projetos "Escola Alerta!".

INR

FENACERCI Nomeada Representante da Deficiência intelectual no Mecanismo de Monitorização do artº 33º da Convenção!

Na sequência do processo de auscultação das ONG da área da deficiência de âmbito nacional informa-se que de acordo à informação recebida por via do INR, I.P., obtiveram a maioria, as seguintes organizações...

Ler Mais

TOPSIDE

Projeto TOPSIDE+

A FENACERCI encontra-se a desenvolver o Projeto TOPSIDE+, Oportunidade de Formação para Pares de Apoio com Deficiência na Europa, que tem por objectivo formar pessoas com deficiência para se tornarem Pares de Apoio.

No seguimento do desafio lançado às associadas da FENACERCI para inscrição dos seus clientes na formação TOPSIDE + contámos com um total de 12 inscritos, os quais após um processo de selecção que incluiu o preenchimento de um questionário e a realização de entrevistas individuais nos permitiu seleccionar 8 participantes. Do grupo de formandos fazem parte: Bernardino Soares e o João Pereira (CERCICA); Edna Pereira (CECD); Vitor Almeida (CERCIBRAGA); Sandra Trindade e Sandra Silva (CEERDL); Jorge Oliveira (CERCIESPINHO) e Carla Rodrigues (CERCIAG). O grupo de formadores é composto por elementos da FENACERCI e por um cliente da CERCILISBOA, o André Mota, que frequentou conjuntamente com a equipa do projeto uma ação de formação em Bruxelas, em Fevereiro de 2015.

A primeira sessão formativa ocorreu no passado dia 27 de Maio de 2015, em Lisboa, nas instalações da FENACERCI. As restantes sessões serão realizadas de forma sequencial durante uma semana, entre os dias 14 – 18 de Setembro de 2015, em local a designar.

Visualizar as fotografias da ação formativa

Projeto Europeu “Ouçam a Nossa Voz!”

Projeto Europeu “Ouçam a Nossa Voz!”

Evento de disseminação do projeto Ouçam a Nossa Voz!

No dia 31 de outubro teve lugar no auditório de INR IP a sessão de disseminação do projeto Europeu “Ouçam a Nossa Voz!””. Este projeto, que aborda o tema dos direitos das crianças e em particular das crianças com deficiência intelectual, tem como principais objetivos reforçar e aumentar a participação destes em todas as áreas da vida e contribuir para uma melhor consagração dos seus direitos materializando desta forma o preconizado pela Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Saiba mais aqui.

Estiveram presentes 28 profisisonais de 17 organizações, com quem as oradoras Sonja Uhlmann e Marta Albert da Fundación Síndrome de Down de Madrid partilharam os resultados do projeto e alguns recursos, como um sítio internet em que é possível passar palavras a símbolos (sendo estes símbolos gratuitos).

Pode descarregar as 2 brochuras do projeto em português: Participando na minha vida | Participar na Escola

CER+

Envolvimento e Cidadania na Autorrepresentação

Para saber mais clique aqui

FENACERCI PROTESTA PELO ATRASO NA APROVAÇÃO DOS PLANOS DE AÇÃO DOS CENTROS DE RECURSOS PARA A INCLUSÃO

Para aceder à nota de Imprensa clique aqui

Linha do Cidadão com Deficiência 800 208 462

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE GOVERNO E SETOR SOCIAL: GOVERNO DEIXA DE FORA AS COOPERATIVAS!

Leia a nota de imprensa

Tripaccesible - Turismo Para Pessoas com Mobilidade Reduzida!

Turismo Para Pessoas com Mobilidade Reduzida!

Este projeto visa dar resposta às necessidades de oferta turística com que as pessoas com mobilidade reduzida se debatem, sejam estas idosas, com deficiência ou grupos de pessoas/famílias que tenham algum dos seus membros nesta situação.

Não deixe de conhecer e divulgar este projeto!

Para mais informações vá a www.tripaccessible.com

Praias sem Barreiras!

Praias sem Barreiras!

A APPACDM de Viana do Castelo, em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo encontra-se a desenvolver o seu Projeto anual - Praias sem Barreiras. Este projeto decorre no período de 1 a 30 de Agosto (Exceto no período das festas de N.a Senhora da Agonia, 20, 21, 22 e 23 de agosto).

O Projeto será desenvolvido na Praia da Amorosa, de segunda a domingo, das 09h00/13h00, e com marcação prévia na Praia de Carreço.
Download Cartaz

Mais informações

TLM: +351 917 898 749

10th European Congress of Mental Health in Intellectual Disability

10th European Congress of Mental Health in Intellectual Disability

O 10º Congresso Europeu de Saúde Mental na Deficiência Intelectual será realizado entre os dias 9 e 11 de Setembro, na cidade de Florença, Itália sendo que o principal tema será a “Integração de diferentes abordagens na área do Neuro Desenvolvimento”, embora hajam uma série de tópicos adjacentes como o diagnóstico duplo, envelhecimento, ética e direitos humanos entre outros que serão abordados por meio da realização de diferentes dinâmicas de trabalho.
Mais informações

Resultados/Aprovação de Candidaturas no âmbito do Programa PAPIE – Programa de Apoio a Projetos de Iniciativa Empreendedora desenvolvido pela FENACERCI afim de apoiar alguns projetos de iniciativa empreendedora a ser implementados pelas organizações suas Associadas.

Destaca-se ainda o facto de: 1. O apoio se destinar exclusivamente à implementação do projeto aprovado.

2. O pagamento será efetuado mediante o envio para a Fenacerci de cópia de documentos de despesa, de equipamentos ou serviços relacionados com o projeto. 3. As entidades obrigam-se à apresentação de um relatório final da ação, com as evidências que julgarem oportunas e necessários.

Consulte a listagem das candidaturas aprovadas:
clique aqui.

Os nossos parabéns às Organizações contempladas!

A Direção

Plural&Singular promove 2.ª edição do concurso de fotografia "A Inclusão na Diversidade"

Plural&Singular promove 2.ª edição do concurso de fotografia "A Inclusão na Diversidade"

Para assinalar o aniversário da Plural&Singular e o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, ambos comemorados a 3 de dezembro de 2015, este órgão de comunicação, em parceria com o Centro Português de Fotografia, está a promover a 2.ª edição do concurso de fotografia intitulado "A Inclusão na Diversidade" para captar através de uma imagem o verdadeiro sentido de inclusão ou que denuncie a falta dela.

Mais informações:

geral@pluralesingular.pt
ou pelo telefone 913077505

VIOLÊNCIA INTERPESSOAL. ABORDAGEM, DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO NOS SERVIÇOS DE SAÚDE

Este manual foi produzido pela DGS e pela ASGVCV e já se encontra disponível para consulta.

Saiba Mais

Plural&Singular | O.C.S. dedicado à deficiência | Trabalho sobre LEITURA FÁCIL

Projeto Childrens Rights For All

Na União Europeia existem cerca de 1 milhão de crianças com deficiência intelectual. Estas crianças estão muitas vezes sujeitas à discriminação e à exclusão social, vendo recusados o seu direito a uma educação inclusiva e de qualidade, à saúde e ao lazer. Em alguns casos, as suas famílias são também vítimas de discriminação, não recebendo o apoio financeiro e emocional de que necessitam. Ciente desta realidade, a Inclusion Europe coordenou um projeto em que participaram também a Eurochild e a Charles University, de Praga, com o objetivo de promover os direitos destas crianças em toda a União Europeia e avaliar a implementação da Convenção dos Direitos da Criança. O projeto editou duas brochuras em português, uma sobre a situação em Portugal e outra sobre a situação na União Europeia.

Consulte as publicações

Direitos das Crianças

Relatório Nacional Portugal

Relatório Europeu

Fenacerci

CONHEÇA os nossos Projetos

EU

Não deixe de ler o Acordo de Parceria apresentado por Portugal na União Europeia, para o período 2014/2020.

IGUALDADE É DESENVOLVIMENTO

IGUALDADE É DESENVOLVIMENTO

Dia municipal para a Igualdade| 24 outubro 2015

Um compromisso coletivo com a Igualdade. Uma iniciativa de cidadania local.

Desde 2010 que centenas de organizações de todo o país e autarquias locais assinalam esta data promovendo iniciativas diversas no âmbito da igualdade. Este ano, aceite o desafio da Comissão Organizadora e junte-se a nós no dia 24 de Outubro!

Promova uma iniciativa, envolva entidades parceiras e inscreva essa atividade clicando aqui.

Mais informações

Nações Unidas lança novo símbolo da Acessibilidade!

Nações Unidas lança novo símbolo da Acessibilidade!

O novo símbolo da acessibilidade foi desenhado pelo Departamento de Informação Pública das Nações Unidas, em Nova York e será daqui em diante referido como o "logótipo da acessibilidade". Este logótipo desenhado em forma de círculo, simétrico, procura representar uma harmonia entre os seres humanos em sociedade. Esta figura humana universal com os braços abertos simboliza a inclusão de todas as pessoas, em todos os lugares. Este foi criado para descrever a acessibilidade para pessoas com deficiência, incluindo a acessibilidade da informação, serviços, tecnologias de comunicação, bem como, o acesso físico. O logótipo simboliza a esperança e a igualdade de acesso para todos, tendo sido revisto e selecionado pelos Grupos Focais que trabalham a área da Acessibilidade e que integra um grupo composto por organizações da sociedade civil representado também pelas organizações das pessoas com deficiência, tais como, pessoas com mobilidade reduzida. O logótipo da acessibilidade é neutro e imparcial. A utilização do logótipo não implica o endosso pela Organização das Nações Unidas ou do Secretariado das Nações Unidas.

Para saber mais clique aqui.

OFERTA FORMATIVA 2015

O Nucleo de Formação e Qualificação da Fenacerci apresenta um conjunto de ações formativas!

Clique aqui para saber mais

Formação

O Núcleo de Formação e Qualificação da FENACERCI realizou um novo diagnóstico de necessidades formativas, entre o dia 1 e 31 de Maio de 2015, o qual teve por objetivo identificar as necessidades formativas dos profissionais que trabalham na sua rede de associadas, entidades congéneres e parceiras.

Ler mais

IIIª Edição Pirilampo Náutico

IIIª Edição Pirilampo Náutico

Queremos agradecer e registar o sucesso que foi esta IIIª Edição Pirilampo Náutico, iniciativa que decorreu no passado dia 26 de Maio de 2015, Marina Parque das Nações, Lisboa que foi, sem dúvida, uma experiência enriquecedora e especial para todos os participantes. Foi difícil ficar indiferentes aos sorrisos, à motivação dos grupos e aos momentos vividos dentro e fora de água.

Participaram nesta IIIª edição 10 associadas da FENACERCI aproximadamente 100 participantes (CERCIAMA – CERCIOEIRAS - CERCIMB - CERCITOP - CERCILISBOA – CERCIMOR CERCINA – CECD – CERCIPENICHE – CERCIG).

Esta ação contou com o envolvimento de vários parceiros: Centro Náutico da Marina Parque das Nações, Comissão de Atletas Olímpicos, Federação Portuguesa de Canoagem, Associação Portuguesa da Classe Access, Câmara Municipal do Montijo através Projeto Incluir +, Sporting Clube de Portugal, Clube Atlético do Montijo e Oceanário de Lisboa.

A todos o nosso Muito Obrigado!

Para visualizar as fotos da iniciativa clique aqui

Revista Fenacerci 2015

Revista Fenacerci 2015

A FENACERCI tem o prazer de disponibilizar on-line a 22ª edição da Revista que publica anualmente.

  Clique aqui

Aceda aqui ao
Novo Decreto Lei sobre o Regulamento do FEEI - Fundos Europeus Estruturais e de Investimento

Portugal 2020

Portal Portugal 2020

Já foi lançado o Portal Portugal 2020, o ponto de acesso aos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, no dia 30 de junho por ocasião da adoção pela Comissão Europeia e o Governo português do Acordo de Parceria.

Saiba mais

Atribuição à Fenacerci do Prémio dos Direitos Humanos da Assembleia da República

Atribuição à Fenacerci do Prémio dos Direitos Humanos da Assembleia da República

FenacerciFenacerci Multimédia

 

FENACERCI integra Conselho Consultivo do ODDH

Observatório da Deficiência e Direitos Humanos.

Saiba mais

Tourism ForAll

CERCITOP cria Operador Turístico/agência de Viagens - A Tourism ForAll destinado a pessoas com algum tipo de deficiência ou incapacidade.  Saiba mais