LINGUAGEM FÁCIL
FENACERCI

Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social

Respeito, Solidariedade, Inclusão
para as Pessoas com Deficiência Intelectual

 
SIGA NOS
Sítios das CERCIS

Sítios das CERCIS

sgs-isoCertificado
ISO 9001:2008
sgs-isoA FENACERCI
é uma entidade
acreditada pela
DGERT
sgs-isoFENACERCI
Membro Honorário da Ordem de Mérito
FENACERCI
Rua Augusto Macedo 2A
1600-794 Lisboa
Tel: 21 711 25 80
Fax: (+351) 21 711 25 81
E: fenacerci@fenacerci.pt


Nº Visitas free geoip
fenacerci.pt Webutation
New Ribbon
FENACERCI
Corrida Pirilampo Mágico | 5 de Outubro 2016
FENACERCI
FENACERCI - REVISTA 2016
FENACERCI
Corrida Pirilampo Mágico | 5 de Outubro 2016
FENACERCI
Corrida Pirilampo Mágico | 5 de Outubro 2016
FENACERCI
Corrida Pirilampo Mágico | 5 de Outubro 2016
FENACERCI
Pirilampo Naútico 2016
FENACERCI
FENACERCI - Respeito, Solidariedade, Inclusão
Fenacerci
FENACERCI - Respeito, Solidariedade, Inclusão
FENACERCI
"Boas Ondas, Boas Causas" - Outubro 2014
FENACERCI
FENACERCI - Respeito, Solidariedade, Inclusão
FENACERCI
FENACERCI - Respeito, Solidariedade, Inclusão
img
NOVIDADES

3 de Dezembro de 2016

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Não chega falar de igualdade de oportunidades: é preciso construir oportunidades de igualdade!

Não chega falar das pessoas com deficiência e das suas necessidades e expectativas: é preciso dar-lhes voz!

Não chega assinar uma Convenção de Direitos: é preciso consagrá-los na prática!

Não chegam declarações bem intencionadas sobre o exercício da cidadania: é necessário que todos a possam exercer de forma plena!

LER MAIS

Ação de solidariedade de Natal a favor das CERCI´s

Ação de solidariedade de Natal a favor das CERCI´s

O Grupo Auchan em parceria com a FENACERCI vai promover uma vez mais uma ação de solidariedade de Natal a favor das CERCI´s. Esta ação irá decorrer de 1 de novembro a 24 de dezembro de 2016. Para ajudar basta comprar a Caixa de Chocolates – Delícias de Natal, que se encontra à venda em todos os Hipermercados do Grupo Auchan (Jumbo). Agradecemos a todos os que quiserem colaborar. Muito Obrigado!

Projeto MINCE I Segunda Reunião I Bulgária

Projeto MINCENos dias 15 e 16 de novembro teve lugar a 2ª reunião de parceria do projeto MINCE, em Sófia, na Bulgária. Esta reunião pretendeu aferir o estado de implementação do projeto e dos produtos desenvolvidos pelo mesmo, envolvendo todos os parceiros e promovendo a troca de ideias e experiências que torna mais ricos todos os processos humanos. Foram discutidos de forma aprofundada os conteúdos do Currículo para Mediadores e das linhas de orientação em leitura fácil, bem como a melhor forma de desenvolver o Currículo MINCE para os profissionais da área da deficiência. Foi ainda estabelecida uma data para o Seminário final, que terá lugar em Graz, Áustria, em outubro de 2017. Em fevereiro de 2017 terá lugar o segundo grupo focal do profissionais, que irá testar o currículo para profissionais da área da deficiência.

Pode consultar aqui o folheto de divulgação do projeto.

Vá ao Teatro com a CERCI Lisboa I "o menino que queria ir à lua"

Vá ao Teatro com a CERCI Lisboa I "o menino que queria ir à lua"

A CERCI Lisboa e a Associação Teatro a Descoberto associam-se e apresentam a peça "o menino que queria ir à lua". Esta iniciativa tem como objetivo a angariação de fundos para o projeto de construção de um Novo Lar Residencial em Marvila. “Convidamos a descobrir o sonho de uma criança em ir à lua e poder contar a todos a sua grande aventura. Este menino, vai ter então a ajuda de uma amiga imaginária para elaborar vários projetos, esquemas e formas de alcançar o seu sonho”.

A peça entra em cena no dia 26 de novembro às 11 horas no Centro Cultural de Carnide, Rua Rio Cavado 3 A, em Carnide, pelo valor-donativo de 7,5€.

Download Cartaz

Como reservar o seu bilhete?

- Através do numero de telefone 931 462 210;

- Centro Cultural de Carnide, Rua Rio Cavado 3 A, em Carnide;

- No local do espetáculo no próprio dia.

I Edição da Corrida Pirilampo I Agradecimento Público

I Edição da Corrida Pirilampo

Agradecimento Público

A FENACERCI agradece a todos os que colaboraram direta ou indiretamente na I Edição da Corrida Pirilampo Mágico.

Em nome das Pessoas com Deficiência Intelectual e/ou Multideficiência, o nosso Muito Obrigado e Bem Hajam!

Decorreu ontem, dia 5 de Outubro de 2016, na Praça do Império a I Edição da Corrida Pirilampo Mágico cuja Madrinha Oficial foi Rosa Mota e que contou com a participação de mais de 2000 mil pessoas entre as quais algumas figuras públicas, Pessoas com Deficiência, Organizações Associadas da FENACERCI e um sem número de cidadãos que solidariamente, e uma vez mais, se juntaram a nós, numa iniciativa que pretende não só, angariar fundos para as 52 Organizações Associadas da FENACERCI que prestam atendimento direto e indireto a cerca de 10 mil pessoas com deficiência intelectual e/ou multideficiência, mas também, sensibilizar a opinião pública para esta causa e para a importância da sua participação em iniciativas como esta, que visam promover os direitos desta pessoas.

Veja aqui a Reportagem da Corrida

Visualize as fotografias desta iniciativa: clique aqui

 

Net com Consciência

O Centro de Internet Segura, coordenado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, lança a webserie "Net com Consciência" com audiodescrição e língua gestual portuguesa. Numa próxima fase este recurso estará, também, disponível com legendagem em português e inglês. Esta webserie será composta por vários episódios que visam aumentar a consciência dos jovens para navegação segura na internet e o uso responsável das redes sociais. Para mais informação clique aqui.

Conferência Internacional "Politicas e Práticas na Intervenção em Violência de Género

Conferência Internacional "Politicas e Práticas na Intervenção em Violência de Género

No âmbito  da implementação do I Plano Municipal de Prevenção e Combate à Violência Doméstica e de Género do Município de Lisboa - I PMPCVDG 2014-2017, enquanto  instrumento de políticas públicas locais de prevenção e combate à violência doméstica e de género,  e de forma a assinalar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulheres, a Câmara Municipal de Lisboa irá promover, nos dias 24 e 25 de Novembro de 2016, no Fórum Lisboa, a Conferência Internacional "Politicas e Práticas na Intervenção em Violência de Género.
As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, limitadas aos lugares existentes, até 16 de Novembro.

Programa da Conferência, Formulário de Inscrição e mais Informação: clique aqui.

Rock In Rio Escola Solar 7ª Edição Prémio SIC Esperança - Rock In Rio Escola Solar

Estão abertas as candidaturas para a 7ª edição do Prémio SIC Esperança - Rock In Rio Escola Solar. O objetivo é contemplar um projeto desenvolvido por uma Instituição de Solidariedade Social ou equiparada, cujo teor se revele inovador e contribua para a melhoria da qualidade de vida de indivíduos social e economicamente vulneráveis.

O prémio tem o valor total de 20.000 euros e as candidaturas estão abertas até ao dia 30 de novembro.

A verba para o financiamento deste prémio foi gerada através da venda de eletricidade, produzida por painéis solares instalados em escolas por todo o país, através do Projeto Escola Solar 2008 do Rock In Rio.

Consulte o regulamento aqui

Para todas as informações, consulte www.sicesperanca.pt ou www.facebook.com/SICEsperanca.

Curso de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Sociais

Curso de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Sociais

O Instituto Superior de Economia e Gestão, da Universidade de Lisboa, com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social e da Fundação Montepio, vai iniciar o curso de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Sociais em Fevereiro de 2017.

A criação deste programa mostrou-se essencial pelo facto da qualificação das instituições e organizações do Sector Público ou Sector Privado, em particular das Organizações Sociais não lucrativas, identificadas no quadro da Economia Social, ser da maior importância para o país.

O programa foca diferentes componentes da área da gestão, das quais se destacam a gestão financeira, a gestão de fundos, as fontes de financiamento e o planeamento visando aumentar o valor económico e social no curto e longo prazo.

O curso tem uma orientação altamente prática conseguida através de um corpo docente de referência e a recurso a case studies.  

Para aceder à Brochura clique aqui

Poderá obter mais informações através do emailcege3@iseg.ulisboa.pt

Local: ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão

Início: Fevereiro de 2017

Horário: Pós-Laboral 

Reunião do Grupo de Tarefa para o Estudo das Respostas de Apoio Ocupacional

A FENACERCI realizou no passado dia 11 de Outubro uma Reunião do Grupo de Tarefa para o Estudo das Respostas de Apoio Ocupacional. Esta reunião de trabalho procurou dinamizar uma reflexão aberta em torno das questões que se colocam presentemente às organizações sobre o funcionamento destas estruturas a partir de um documento elaborado pela Direção da FENACERCI.

A ideia é de uma forma articulada e partilhada, definir orientações sobre o futuro funcionamento do Grupo e posterior desenvolvimento da ação. Estiveram representadas 20 Organizações e contamos poder disponibilizar muito em breve, alguns dos resultados que decorreram desta mesma reunião.

Carta aberta sobre Formação Profissional de Pessoas com Deficiência: a discriminação que se vive na Região de Lisboa e a necessidade de refletir sobre o futuro próximo do sistema de formação de pessoas com deficiência

Para ler esta carta clique aqui

Carta aberta sobre Formação Profissional de Pessoas com Deficiência
BALCÃO DA INCLUSÃO
Disponibilização dos formulários de candidatura – Tipologia de Operação 3.16

Disponibilização dos formulários de candidatura – Tipologia de Operação 3.16 – Apoio técnico e financeiro a organizações da sociedade civil sem fins lucrativos (AVISO do POISE nº POISE-36-2015-21)

Foi disponibilizado no Balcão 2020 o formulário de candidatura associado ao AVISO Nº POISE-36-2015-21 – “Apoio financeiro e técnico a organizações da sociedade civil sem fins lucrativos que atuam no âmbito da promoção da igualdade de género e da prevenção e combate à violência doméstica e de género e ao tráfico de seres humanos”.

Saiba mais

Congresso Internacional “Escola Inclusiva: Educar e formar para a vida independente”

Congresso Internacional “Escola Inclusiva: Educar e formar para a vida independente”

A organização deste congresso internacional decorre de uma parceria entre a CERCICA, a Câmara Municipal de Cascais e o Centro de Formação de Escolas do Concelho de Cascais com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e irá decorrer na Casa das Histórias Paula Rego, no dia 3 de dezembro de 2016.

O Congresso contará com a presença do Prof. Doutor Gordon Porter, presidente da Inclusive Education Canada e uma das individualidades mais prestigiadas no domínio da Educação Inclusiva. Participe!

Consulte o Programa

Ação de sensibilização "Sussurros nos Cacilheiros"

Ação de sensibilização "Sussurros nos Cacilheiros"

O Instituto Nacional para a Reabilitação, IP., em parceria com a FENACERCI, a Comissão Nacional para a Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens e a Comissão Nacional para a Promoção do Voluntariado desafia todos os jovens a participar na ação de sensibilização "Sussurros nos Cacilheiros", sobre os direitos das crianças e jovens com deficiência e a importância da prevenção de qualquer forma de violência sobre os mesmos. Esta ação vai realizar-se nos cacilheiros do Tejo nos dias 12, 19 e 26 abril de 2017 e insere-se no âmbito da Campanha para a Prevenção dos Maus-tratos a Crianças e Jovens para 2017.

Para se prepararem para "Sussurrar nos Cacilheiros", os jovens devem frequentar a ação de "Formação de Sussurradores na Arte De Sussurrar”, onde vão adquirir as técnicas de animação e comunicação com o público. As inscrições para a formação decorrem até ao dia 24 de novembro.

Para obter mais informações consulte: www.inr.pt

Encontro Nacional de Organizações de Formação Profissional

Encontro Nacional de Organizações de Formação Profissional

Numa organização conjunta entre as entidades que fazem parte do Fórum para a Integração Profissional (Fenacerci, Formem, FAPPC, Humanitas) irá decorrer, no próximo mês 25 de novembro, no Conservatório de Música de Coimbra, o Encontro Nacional de Organizações de Formação Profissional. O grande objetivo deste Encontro é proporcionar um debate sobre o momento atual e perspetivar o futuro neste domínio especifico de intervenção. Serão apresentados e discutidos os resultados de um inquérito aplicado recentemente às organizações, apresentação esta que será o ponto de partida para os debates a realizar.

Consulte aqui o programa provisório e ficha de inscrição devendo esta ser enviada para os serviços da FENACERCI por correio, fax (21 7112581) ou e-mail (fenacerci@fenacerci.pt) impreterivelmente até 15 de novembro 2016.  

Trata-se de um momento decisivo, que deve merecer a mobilização de todas as organizações que intervêm nesta área.

Contamos convosco!

Novo Serviço I CERCI de Mirandela

A CERCIMIRANDELA, CRL já possui Gabinete de Atendimento no Centro Cívico de Mirandela "Dr. Adolfo Mariz", em frente da loja “Benetton”.

Horário de atendimento: de segunda a quarta-feira, das 10:00 às 12:00 horas e das 14:00 às 17:00 horas.

Serviços: atendimento de todos os membros da CERCIMIRANDELA e suas famílias - prestação de esclarecimentos, apoio e orientação - pré-inscrições para ATL de Natal.

Download folheto informativo

Contactos: cercimirandela@gmail.com |

facebook.com/cerci.mirandela

FENACERCI: Certificação com Distinção!

FENACERCI: Certificação com Distinção!

A FENACERCI assume a Qualidade como prioridade estratégica, no quadro e princípios da Economia Social, procurando responder continuamente às expectativas dos seus clientes com produtos e serviços de elevada qualidade, assegurando o rigor, ética e o profissionalismo dos seus colaboradores e reafirmando o seu posicionamento socialmente responsável tanto a nível interno como externo, sempre numa perspectiva de melhoria contínua. Assim, a Federação no âmbito do Sistema de Qualidade da Norma ISO: 9001-2008, e após auditoria externa realizada no passado dia 27 de Junho de 2016, vê revalidado o seu estatuto enquanto Entidade Certificada, sem registo de quaisquer não conformidades.

Temos em crer que esta revalidação, suportada no empenho de todos (Dirigentes e colaboradores) constitui portanto, uma mais valia não só para os serviços que prestamos como para as organizações que representamos!

sgs-isoCertificado
ISO 9001:2008
IVª Edição Pirilampo Náutico

IVª Edição Pirilampo Náutico

8 junho de 2016

Saiba mais e veja as fotos

Posição Oficial da FENACERCI relativamente ao Despacho Normativo 1H/2016 que vem finalmente regulamentar a percentagem de tempo que os alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) devem permanecer em sala de aula regular !

"A Fenacerci reconhece que a inclusão de uma regra de permanência de pelo menos 60% do tempo letivo na turma regular para os alunos com NEE’s é uma medida positiva que se inscreve claramente no processo de construção da Escola Inclusiva. Nessa medida, saudamos a publicação do Despacho Normativo 1H/2016. Será no entanto importante que se continue a investir na qualidade e quantidade dos apoios a garantir pela Escola em parceria com os CRI’s, para que esta medida não se esgote nela própria, ou seja, para que os alunos com NEE’s possam efetivamente aproveitar este contacto mais alargado com a sua turma, potenciando todos os fatores de inclusão".

A Direção

Manual do Sector Social e Solidário - Direitos e Deveres Fiscais

Manual do Sector Social e Solidário - Direitos e Deveres Fiscais

Foi aprovado em reunião da CPSS o Manual do Sector Social e Solidário – Direitos e Deveres Fiscais. Este documento concretiza todas as reduções, isenções e deduções fiscais de que as instituições sociais podem beneficiar. Estas orientações são nacionais e dão resposta a um longo anseio do Sector Social. Este documento estará também disponível nos sites electrónicos da União das Misericórdias Portuguesas, da CNIS, da União das Mutualidades e do Governo.

Faça aqui o Download.

EU

Não deixe de ler o Acordo de Parceria apresentado por Portugal na União Europeia, para o período 2014/2020.

FENACERCI PROTESTA PELO ATRASO NA APROVAÇÃO DOS PLANOS DE AÇÃO DOS CENTROS DE RECURSOS PARA A INCLUSÃO

Para aceder à nota de Imprensa clique aqui

Subscreva aqui a nossa Newsletter!

Projeto Viver Autonomia+ Vida Independente+

Projeto Viver Autonomia+ Vida Independente+

O Projeto Viver Autonomia+ Vida Independente+ é um projeto cofinanciado pelo INR, IP que se enquadra dentro das orientações criadas no âmbito da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, designadamente presente no artigo 19º, que estabelece que os Estados Partes reconhecem o igual direito de todas as pessoas com deficiência a viverem na comunidade, e se comprometem a adoptar medidas eficazes e apropriadas para facilitar o pleno gozo a estas pessoas do seu direito à sua total inclusão e participação em sociedade, oportunidade e liberdade de escolha no que diz respeito ao seu local de residência, assim como com quem vivem, e o acesso universal a uma variedade de serviços domiciliários, residenciais e outros serviços de apoio, incluindo a assistência pessoal.

LER MAIS

PNAR

Como resultado do concurso “Como me vês”, a Plataforma Nacional de Autorrepresentantes - PNAR - já tem logótipo.

A vencedora foi a designer Marisa Ferreira, que irá receber o prémio na próxima Assembleia Geral da PNAR, em setembro.

De acordo com o júri do concurso, este logótipo ilustra bem os pilares da PNAR - apoio entre pares, falar a uma só voz e lutar pelos direitos.

À vencedora os nossos parabéns!

Guia para a Igualdade de Género na Prática

Guia para a Igualdade de Género na Prática

Este guia referencia as 100 melhores práticas, de 25 Países Europeus no que se refere às 4 prioridades de Igualdade de género: papel de homens e mulheres na sociedade, promoção das mulheres na tomada de decisão, conciliação entre vida profissional e familiar, e correção das disparidades sociais entre homens e mulheres. Constitui-se assim, como uma ferramenta importante no trabalho a desenvolver nesta área de intervenção.

SAIBA MAIS

Galeria Fotográfica da Sessão de Abertura da Campanha Pirilampo Mágico 2016

FENACERCI

Saiba o que pensam os clientes da FENACERCI sobre a qualidade dos serviços que esta presta!

Nações Unidas lança novo símbolo da Acessibilidade!

Nações Unidas lança novo símbolo da Acessibilidade!

O novo símbolo da acessibilidade foi desenhado pelo Departamento de Informação Pública das Nações Unidas, em Nova York e será daqui em diante referido como o "logótipo da acessibilidade". Este logótipo desenhado em forma de círculo, simétrico, procura representar uma harmonia entre os seres humanos em sociedade. Esta figura humana universal com os braços abertos simboliza a inclusão de todas as pessoas, em todos os lugares. Este foi criado para descrever a acessibilidade para pessoas com deficiência, incluindo a acessibilidade da informação, serviços, tecnologias de comunicação, bem como, o acesso físico. O logótipo simboliza a esperança e a igualdade de acesso para todos, tendo sido revisto e selecionado pelos Grupos Focais que trabalham a área da Acessibilidade e que integra um grupo composto por organizações da sociedade civil representado também pelas organizações das pessoas com deficiência, tais como, pessoas com mobilidade reduzida. O logótipo da acessibilidade é neutro e imparcial. A utilização do logótipo não implica o endosso pela Organização das Nações Unidas ou do Secretariado das Nações Unidas.

Para saber mais clique aqui.

Aceda aqui ao
Novo Decreto Lei sobre o Regulamento do FEEI - Fundos Europeus Estruturais e de Investimento

Portugal 2020

Portal Portugal 2020

Já foi lançado o Portal Portugal 2020, o ponto de acesso aos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, no dia 30 de junho por ocasião da adoção pela Comissão Europeia e o Governo português do Acordo de Parceria.

Saiba mais

CER+

Envolvimento e Cidadania na Autorrepresentação

Para saber mais clique aqui

Projeto Childrens Rights For All

Na União Europeia existem cerca de 1 milhão de crianças com deficiência intelectual. Estas crianças estão muitas vezes sujeitas à discriminação e à exclusão social, vendo recusados o seu direito a uma educação inclusiva e de qualidade, à saúde e ao lazer. Em alguns casos, as suas famílias são também vítimas de discriminação, não recebendo o apoio financeiro e emocional de que necessitam. Ciente desta realidade, a Inclusion Europe coordenou um projeto em que participaram também a Eurochild e a Charles University, de Praga, com o objetivo de promover os direitos destas crianças em toda a União Europeia e avaliar a implementação da Convenção dos Direitos da Criança. O projeto editou duas brochuras em português, uma sobre a situação em Portugal e outra sobre a situação na União Europeia.

Consulte as publicações

Direitos das Crianças

Relatório Nacional Portugal | Relatório Europeu

INR

FENACERCI Nomeada Representante da Deficiência intelectual no Mecanismo de Monitorização do artº 33º da Convenção!

Na sequência do processo de auscultação das ONG da área da deficiência de âmbito nacional informa-se que de acordo à informação recebida por via do INR, I.P., obtiveram a maioria, as seguintes organizações...

Ler Mais

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE GOVERNO E SETOR SOCIAL: GOVERNO DEIXA DE FORA AS COOPERATIVAS!

Leia a nota de imprensa

Fenacerci

CONHEÇA os nossos Projetos

Tourism ForAll

CERCITOP cria Operador Turístico/agência de Viagens - A Tourism ForAll destinado a pessoas com algum tipo de deficiência ou incapacidade.  Saiba mais

Linha do Cidadão com Deficiência 800 208 462

FenacerciFenacerci Multimédia

 

Atribuição à Fenacerci do Prémio dos Direitos Humanos da Assembleia da República

Atribuição à Fenacerci do Prémio dos Direitos Humanos da Assembleia da República

Plural&Singular | O.C.S. dedicado à deficiência | Trabalho sobre LEITURA FÁCIL

FENACERCI integra Conselho Consultivo do ODDH

Observatório da Deficiência e Direitos Humanos.

Saiba mais

Topo da página