LINGUAGEM FÁCIL
FENACERCI

Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social

Respeito, Solidariedade, Inclusão
para as Pessoas com Deficiência Intelectual

 
SIGA NOS
Sítios das CERCIS

Sítios das CERCIS

sgs-isoCertificado
ISO 9001:2008
sgs-isoA FENACERCI
é uma entidade
acreditada pela
DGERT
sgs-isoFENACERCI
Membro Honorário da Ordem de Mérito
FENACERCI
Rua Augusto Macedo 2A
1600-794 Lisboa
Tel: 21 711 25 80
Fax: (+351) 21 711 25 81
E: fenacerci@fenacerci.pt


Nº Visitas free geoip
fenacerci.pt Webutation
New Ribbon
FENACERCI
FENACERCI
FENACERCI
IIIª Edição do Pirilampo Náutico: dia 26 de maio 2015
FENACERCI
FENACERCI
"Boas Ondas, Boas Causas" - Outubro 2014
FENACERCI
FENACERCI - Respeito, Solidariedade, Inclusão
FENACERCI
JORNADAS NÁUTICAS - Peniche, 22 e 24 de setembro 2014
Fenacerci
FENACERCI - Respeito, Solidariedade, Inclusão
Pirilampo Naútico 2015
Pirilampo Naútico 2015
FENACERCI
FENACERCI - Respeito, Solidariedade, Inclusão
FENACERCI
Fenacerci: Programa Especial SIGNIFICATIVO AZUL
FENACERCI
FENACERCI - Respeito, Solidariedade, Inclusão
img
NOVIDADES

Revista Fenacerci 2015Revista Fenacerci 2015

A FENACERCI tem o prazer de disponibilizar on-line a 22ª edição da Revista que publica anualmente.

  Clique aqui

ciriec5ª Conferencia Internacional de Investigação sobre Economia Social

O CIRIEC - Portugal e CIRIEC - International encontra-se a organizar em parceria a 5ª Conferencia Internacional de Investigação sobre Economia Social que se irá realizar entre os dias 15 a 18 de Julho em Lisboa, nas instalações do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – ISCTE.
O tema principal desta Conferência será “A Economia Social num mundo global”. Uma vasta panóplia de temas serão abordados por parte de investigadores da área da Economia Social através da realização de sessões plenárias e de workshops especializados. Estima-se que o Congresso acolha mais de 400 investigadores e pessoas interessadas no tema oriundos de todos os continentes.

Mais informações

FENACERCI Nomeada Representante da Deficiência intelectual no Mecanismo de Monitorização do artº 33º da Convenção!

Na sequência do processo de auscultação das ONG da área da deficiência de âmbito nacional informa-se que de acordo à informação recebida por via do INR, I.P., obtiveram a maioria, as seguintes organizações...

Ler Mais

Opiniões que Contam!

SER CIDADÃO COM DIAGNÓSTICO DUPLO – QUE DESAFIOS?

Dr. Álvaro Andrade de CarvalhoUm contributo que a FENACERCI agradece e que vem relembrar a importância que esta temática merece.

Não deixe de ler a opinião do Dr. Álvaro Andrade de Carvalho, Diretor do Programa Nacional para a Saúde Mental.

 

Para ler este artigo clique aqui.

TOPSIDE

Projeto TOPSIDE+

A FENACERCI encontra-se a desenvolver o Projeto TOPSIDE+, Oportunidade de Formação para Pares de Apoio com Deficiência na Europa, que tem por objectivo formar pessoas com deficiência para se tornarem Pares de Apoio.

No seguimento do desafio lançado às associadas da FENACERCI para inscrição dos seus clientes na formação TOPSIDE + contámos com um total de 12 inscritos, os quais após um processo de selecção que incluiu o preenchimento de um questionário e a realização de entrevistas individuais nos permitiu seleccionar 8 participantes. Do grupo de formandos fazem parte: Bernardino Soares e o João Pereira (CERCICA); Edna Pereira (CECD); Vitor Almeida (CERCIBRAGA); Sandra Trindade e Sandra Silva (CEERDL); Jorge Oliveira (CERCIESPINHO) e Carla Rodrigues (CERCIAG). O grupo de formadores é composto por elementos da FENACERCI e por um cliente da CERCILISBOA, o André Mota, que frequentou conjuntamente com a equipa do projeto uma ação de formação em Bruxelas, em Fevereiro de 2015.

A primeira sessão formativa ocorreu no passado dia 27 de Maio de 2015, em Lisboa, nas instalações da FENACERCI. As restantes sessões serão realizadas de forma sequencial durante uma semana, entre os dias 14 – 18 de Setembro de 2015, em local a designar.

Visualizar as fotografias da ação formativa

Leilão Solidário a favor da CERCIOEIRAS

Leilão Solidário a favor da CERCIOEIRAS

O edpcooljazz, em parceria com o Município de Oeiras, através do Programa Oeiras Solidária, vai realizar um leilão solidário a favor da CERCIOEIRAS, de uma guitarra (Fender Standard Stratocaster) que será autografada por Mark Knopfler à frente do vencedor momentos antes de subir ao palco, no dia 28 de julho.

A receita do leilão reverte na totalidade para a CERCIOEIRAS, mais propriamente para a aquisição de material técnico essencial para o bem-estar dos clientes da instituição: cadeiras de rodas e gruas de transferência, um desumidificador para o tanque de hidroterapia ou até mesmo uma carrinha de 9 lugares, dependendo do valor angariado.

Mark Knopfler, que atua no edpcooljazz no dia 28 de julho, no Parque dos Poetas, disponibilizou-se a participar nesta iniciativa levada a cabo na 12ª Edição do edpcooljazz. Esta iniciativa vai dar oportunidade a um fã do artista não só de adquirir uma guitarra autografada pelo lendário Ex-Dire Straits mas também de o conhecer pessoalmente no dia do concerto, no momento da assinatura e entrega da guitarra. O vencedor da iniciativa receberá ainda o bilhete para o concerto de Mark Knopfler.

O Leilão é realizado na plataforma esolidar, uma plataforma de comércio solidário, até dia 30 de junho.

Os interessados em participar podem aceder à plataforma e fazer a sua licitação, que tem como valor base 499 €, e o valor máximo licitado até ao término do leilão será do vencedor desta iniciativa.

Saiba Mais 

Q3

Projeto Q3 “Qualificar o 3º Setor”

O Projeto Q3 “Qualificar o 3º Setor” foi promovido por uma parceria que integra 7 organizações (FENACERCI, AEP, CPCCRD, IEBA, IN LOCO, MINHA TERRA e UTAD) e que assentam o seu trabalho em torno da qualificação de organizações do 3º Setor.   Saiba mais clicando aqui.

Projeto Europeu “Ouçam a Nossa Voz!”

Projeto Europeu “Ouçam a Nossa Voz!”

Evento de disseminação do projeto Ouçam a Nossa Voz!

No dia 31 de outubro teve lugar no auditório de INR IP a sessão de disseminação do projeto Europeu “Ouçam a Nossa Voz!””. Este projeto, que aborda o tema dos direitos das crianças e em particular das crianças com deficiência intelectual, tem como principais objetivos reforçar e aumentar a participação destes em todas as áreas da vida e contribuir para uma melhor consagração dos seus direitos materializando desta forma o preconizado pela Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Saiba mais aqui.

Estiveram presentes 28 profisisonais de 17 organizações, com quem as oradoras Sonja Uhlmann e Marta Albert da Fundación Síndrome de Down de Madrid partilharam os resultados do projeto e alguns recursos, como um sítio internet em que é possível passar palavras a símbolos (sendo estes símbolos gratuitos).

Pode descarregar as 2 brochuras do projeto em português: Participando na minha vida | Participar na Escola

Folheto informativo Eleições Parlamento Europeu 2014 (cidadãos com deficiência)

A Comissão Nacional de Eleições, de forma a promover a participação de todos os cidadãos com deficiência na vida política, nomeadamente no que respeita à eleição de deputados ao Parlamento Europeu que irão representar Portugal, desencadeou uma parceria com o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR, I.P.) e com um conjunto de organizações não governamentais representativas das várias áreas da deficiência, de que resultou um folheto.

Para aceder ao Folheto clique aqui

CER+ Envolvimento e Cidadania na Autorrepresentação

Para saber mais clique aqui

10th European Congress of Mental Health in Intellectual Disability

10th European Congress of Mental Health in Intellectual Disability

O 10º Congresso Europeu de Saúde Mental na Deficiência Intelectual será realizado entre os dias 9 e 11 de Setembro, na cidade de Florença, Itália sendo que o principal tema será a “Integração de diferentes abordagens na área do Neuro Desenvolvimento”, embora hajam uma série de tópicos adjacentes como o diagnóstico duplo, envelhecimento, ética e direitos humanos entre outros que serão abordados por meio da realização de diferentes dinâmicas de trabalho.
Mais informações

IX Seminário APPDA-Setúbal | Perturbação do Espectro do Autismo
16 de Julho de 2015

A APPDA-Setúbal vai realizar no dia 16 de Julho de 2015 o X Seminário "Perturbação do Espectro do Autismo", na Escola Superior de Ciências Empresarias / Instituto Politécnico de Setúbal.

Consultar o Programa

Mais informações contacte: appda-setubal@sapo.pt

I Heart Run - Corre com o coração

I Heart Run - Corre com o coração

A CERCI Flor da Vida (CFV), com o apoio técnico do Grupo Desportivo de Azambuja (GDA) irá organizar uma corrida noturna, no próximo dia 27 de Junho de 2015, em Azambuja.

Saiba mais.

VIOLÊNCIA INTERPESSOAL. ABORDAGEM, DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO NOS SERVIÇOS DE SAÚDE

Este manual foi produzido pela DGS e pela ASGVCV e já se encontra disponível para consulta.

Saiba Mais

Plural&Singular | O.C.S. dedicado à deficiência | Trabalho sobre LEITURA FÁCIL

A Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) disponibiliza um Guia de Recursos na área da Violência Doméstica - on-line que, que tem por objetivo "facilitar e agilizar o trabalho de profissionais que, a nível nacional, acompanham e encaminham casos de violência doméstica, concentrando, numa única ferramenta, os contactos das entidades que integram a rede nacional de apoio a vítimas de violência doméstica".

Saiba mais

Projeto Childrens Rights For All

Na União Europeia existem cerca de 1 milhão de crianças com deficiência intelectual. Estas crianças estão muitas vezes sujeitas à discriminação e à exclusão social, vendo recusados o seu direito a uma educação inclusiva e de qualidade, à saúde e ao lazer. Em alguns casos, as suas famílias são também vítimas de discriminação, não recebendo o apoio financeiro e emocional de que necessitam. Ciente desta realidade, a Inclusion Europe coordenou um projeto em que participaram também a Eurochild e a Charles University, de Praga, com o objetivo de promover os direitos destas crianças em toda a União Europeia e avaliar a implementação da Convenção dos Direitos da Criança. O projeto editou duas brochuras em português, uma sobre a situação em Portugal e outra sobre a situação na União Europeia.

Consulte as publicações

Direitos das Crianças

Relatório Nacional Portugal

Relatório Europeu

Fenacerci

CONHEÇA os nossos Projetos

FENACERCI PROTESTA PELO ATRASO NA APROVAÇÃO DOS PLANOS DE AÇÃO DOS CENTROS DE RECURSOS PARA A INCLUSÃO

Para aceder à nota de Imprensa clique aqui

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE GOVERNO E SETOR SOCIAL: GOVERNO DEIXA DE FORA AS COOPERATIVAS!

Leia a nota de imprensa

Tourism ForAll

CERCITOP cria Operador Turístico/agência de Viagens - A Tourism ForAll destinado a pessoas com algum tipo de deficiência ou incapacidade.  Saiba mais

FenacerciFenacerci Multimédia

 

EU

Não deixe de ler o Acordo de Parceria apresentado por Portugal na União Europeia, para o período 2014/2020.

IIIª Edição Pirilampo Náutico

IIIª Edição Pirilampo Náutico

Queremos agradecer e registar o sucesso que foi esta IIIª Edição Pirilampo Náutico, iniciativa que decorreu no passado dia 26 de Maio de 2015, Marina Parque das Nações, Lisboa que foi, sem dúvida, uma experiência enriquecedora e especial para todos os participantes. Foi difícil ficar indiferentes aos sorrisos, à motivação dos grupos e aos momentos vividos dentro e fora de água.

Participaram nesta IIIª edição 10 associadas da FENACERCI aproximadamente 100 participantes (CERCIAMA – CERCIOEIRAS - CERCIMB - CERCITOP - CERCILISBOA – CERCIMOR CERCINA – CECD – CERCIPENICHE – CERCIG).

Esta ação contou com o envolvimento de vários parceiros: Centro Náutico da Marina Parque das Nações, Comissão de Atletas Olímpicos, Federação Portuguesa de Canoagem, Associação Portuguesa da Classe Access, Câmara Municipal do Montijo através Projeto Incluir +, Sporting Clube de Portugal, Clube Atlético do Montijo e Oceanário de Lisboa.

A todos o nosso Muito Obrigado!

Para visualizar as fotos da iniciativa clique aqui

Desfile de Moda "Olhar para a Beleza da Diferença"

Desfile de Moda "Olhar para a Beleza da Diferença"

A CRINABEL e a CERCOEIRAS, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, da MODALFA e da produtora de eventos Elisabete Fonseca vão realizar no próximo dia 25 de Junho às 19h30, no Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras o desfile de moda “Olhar para a Beleza da Diferença”.

Esta iniciativa, “Olhar para a Beleza da Diferença”, pretende evidenciar que a beleza está aos olhos de quem vê e que todos podemos ter a oportunidade de revelar aquilo que somos de forma espontânea, sem crítica e/ou preconceito. Não se trata apenas de olhar para a diferença, mas sim de aceitar e integrar a diferença nas nossas vivências diárias, reconhecendo as capacidades das pessoas com deficiência.

Trata-se de um desfile inclusivo composto por 16 modelos da CRINABEL e CERCIOEIRAS (a desfilar na passerelle vão estar pessoas com incapacidade intelectual e/ou multideficiência). Vão ser vestidos pela MODALFA, e a maquilhagem é da responsabilidade do Espaço Glamour.

Contamos com a vossa presença!

Saiba mais

CRI: um trabalho para a inclusão em Ovar

“Os Centros de Recursos para a Inclusão (CRI) têm como objetivo, apoiar a inclusão de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE) de carácter permanente ao abrigo do Decreto-lei 3/2008”.

Ler artigo

Formação

LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES FOMATIVAS. PARTICIPE!

O Núcleo de Formação e Qualificação da Fenacerci encontra-se em fase de levantamento de necessidades formativas.

Solicitamos a colaboração de todas as organizações associadas, congéneres e parceiras para que em conjunto possamos construir um Plano de Formação Externa adequado às necessidades dos profissionais que trabalham na área da economia social, em geral, e na área da deficiência e reabilitação em particular.

Deverá ser preenchido um questionário por organização, caso já exista um diagnóstico de necessidades de formação interna.

Outra opção será solicitar a cada colaborador/a o preenchimento de um questionário. Para aceder ao questionário e proceder ao preenchimento clique aqui. Agradecemos a sua colaboração até ao próximo dia 31 de Maio de 2015!

Aceda aqui ao
Novo Decreto Lei sobre o Regulamento do FEEI - Fundos Europeus Estruturais e de Investimento

Portugal 2020

Portal Portugal 2020

Já foi lançado o Portal Portugal 2020, o ponto de acesso aos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, no dia 30 de junho por ocasião da adoção pela Comissão Europeia e o Governo português do Acordo de Parceria.

Saiba mais

Atribuição à Fenacerci do Prémio dos Direitos Humanos da Assembleia da República

Atribuição à Fenacerci do Prémio dos Direitos Humanos da Assembleia da República

Linha do Cidadão com Deficiência 800 208 462

FENACERCI integra Conselho Consultivo do ODDH

Observatório da Deficiência e Direitos Humanos.

Saiba mais