LINGUAGEM FÁCIL
FENACERCI

Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social

Respeito, Solidariedade, Inclusão
para as Pessoas com Deficiência Intelectual

 
SIGA NOS
Sítios das CERCIS

Sítios das CERCIS

sgs-isoCertificado
ISO 9001:2008
sgs-isoA FENACERCI
é uma entidade
acreditada pela
DGERT
sgs-isoFENACERCI
Membro Honorário da Ordem de Mérito
FENACERCI
Rua Augusto Macedo 2A
1600-794 Lisboa
Tel: 21 711 25 80
Fax: (+351) 21 711 25 81
E: fenacerci@fenacerci.pt


Nº Visitas free geoip
fenacerci.pt Webutation
NOVIDADES

Atividade Conjunta FENACERCI e GNR - Guarda Nacional Republicana

Realizou-se no passado dia 17 de junho, entre as 10h00 e as 13h00, no USHE - Quartel da Ajuda da GNR uma atividade que envolveu cerca de 50 participantes/pessoas com deficiência pertencentes a organizações associadas da Zona da Grande Lisboa (CERCISA, CERCISA, CERCILISBOA, CERCITOP, CERCIPENICHE, CERCI Moita Barreiro e CERCICA).

Entre a Hipoterapia, a Cinoterapia com demonstração de uma Ação de deteção de objetos escondidos e ainda inúmeros Passeios de Charrette, os nossos clientes puderam beneficiar de uma manhã diferente e bem passada. Agradecemos publicamente à GNR e a todos os agentes envolvidos, que tão gentilmente, organizaram e proporcionaram estes momentos que misturaram sorrisos com alguns receios, também estes ultrapassados, graças ao profissionalismo, dedicação e paciência dos agentes envolvidos. Um bem haja! 

Visualizar as Fotografias desta Iniciativa.

Candidatura I Professor Rui Namorado ao Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio

Um Grupo de Cidadãos, académicos, investigadores, dirigentes e dinamizadores de organizações da Economia Social entenderam que deveriam apresentar a Candidatura do Professor Doutor Rui Namorado ao Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2016 na categoria de Personalidade do Ano. Existem já algumas organizações que manifestaram publicamente o apoio a esta mesma candidatura. 

É o caso do CIRIEC-España, da CONFECOOP e da FENACERCI que entende que o Jurista Rui Namorado tem claramente, sido um elemento importante na defesa dos valores da economia social e no fortalecimento do setor e da relação deste com as entidades de tutela.

Porque admitimos que queiram participar nesta iniciativa, convidamos todas as nossas associadas a apoiar igualmente esta mesma candidatura.  Poderão fazê-lo,  preenchendo o exemplar de folha de recolha de assinaturas disponível para download e enviando a mesma digitalizada para o seguinte email jeronimo.teixeira@mutuapescadores.pt até dia 24 de Junho. 

Documento de candidatura do Dr. Rui Namorado.

Visualizar o CV do Dr. Rui Namorado.

Download da lista de apoios à candidatura.

Fonte da FOTO

Carta aberta sobre Formação Profissional de Pessoas com Deficiência: a discriminação que se vive na Região de Lisboa e a necessidade de refletir sobre o futuro próximo do sistema de formação de pessoas com deficiência

Para ler esta carta clique aqui

Carta aberta sobre Formação Profissional de Pessoas com Deficiência
FENACERCI Promove Ação de Formação para Pares com Deficiência Intelectual

FENACERCI Promove Ação de Formação para Pares com Deficiência Intelectual

No âmbito do projeto TOPSIDE + (Oportunidades de Formação para Pares de Apoio com Deficiência Intelectual na Europa), a FENACERCI irá realizar uma segunda semana formativa, com a duração de 40 horas de formação, dirigida a 8 pessoas com deficiência intelectual que tenham interesse em tornarem-se pares de apoio. A formação decorrerá em Peniche entre os dias 20 e 24 de Junho de 2016.

Se conhece pessoas com deficiência intelectual que gostem de ajudar outras pessoas; de aprender coisas novas; de conversar e que possuam experiências de vida que possam ajudar outras pessoas, então esta formação é para elas.

Envie-nos a sua ficha de incrição para fenacerci@fenacerci.pt, até ao dia 14 de Junho de 2016.

Clique aqui para conhecer os critérios de seleção e fazer o download da Ficha de Inscrição.

Cooperativas: O poder de agir para um futuro sustentável I mensagem do Dia Internacional das Cooperativas 2016

Cooperativas: O poder de agir para um futuro sustentável I mensagem do Dia Internacional das Cooperativas 2016

Celebra-se no próximo dia 2 de Julho, o Dia Internacional das Cooperativas. Este dia procura assinalar a importância de alcançar os dezassete objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas que estabelecem, até 2030, uma agenda ambiciosa para erradicar a pobreza, combater as alterações climáticas, assegurar a qualidade de vida e a inclusão para todos.

Para Ler a Mensagem do Dia Internacional das Cooperativas (Aliança Cooperativa Internacional 2016) clique aqui.

Europe in Action 2016

Decorreu entre 26 e 28 da maio a Conferência Europe in Action 2016, subordinada ao tema da educação inclusiva

Europe in Action 2016

Participaram nesta conferência mais de 160 pessoas de 24 países, entre profissionais, familiares e pessoas com deficiência intelectual e /multideficiência. Durante 3 dias foram discutidas questões que se prendem com o papel das famílias na promoção da educação inclusiva mas também de que forma podem os profissionais e as próprias pessoas com deficiência, contribuir para que a escola seja para todos e para cada um. Foram também abordadas as questões relativas à vida depois da escola. Que respostas? Que percursos? Que futuro?

Durante a Conferência teve também lugar a Assembleia Geral da Plataforma Europeia de Autorrepresentantes, que contou com mais de 60 participantes, a sua maioria pessoas com deficiência intelectual. De destacar a presença de autorrepresentantes portugueses em número significativo, mais de metade dos participantes.

As conclusões e também as apresentações estarão disponíveis brevemente no sítio internet da conferência.

CERCIMAC

A FENACERCI no passado mês de maio realizou mais uma ação chave no âmbito do Projeto LID – Liderança, Inovação e Desenvolvimento financiado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, INR, I.P. O Projeto LID tem como grande objetivo habilitar os quadros dirigentes das Cooperativas de Solidariedade Social de ferramentas e metodologias que permitam melhorar o desempenho organizacional por forma a se diferenciarem das demais num mercado cada vez mais concorrencial. Sendo assim, e com a participação ativa das associadas Cercimor, Cercibraga, Cercimarante e Cercimac (esta última também na qualidade de entidade anfitriã) deu-se continuidade aos trabalhos de construção do Guia do Dirigente. Este guia integrará uma reflexão profunda sobre a intervenção das organizações prestadoras de serviços a pessoas com deficiência intelectual e suas famílias, assim como, sobre os desafios com que estas entidades se confrontam devido às mudanças conjunturais em desenvolvimento. Durante esta reunião deu-se especial ênfase à definição e descrição das principais características adstritas a um dirigente empreendedor e proativo nomeadamente na área dos conhecimentos, atitudes e disponibilidades. A próxima reunião de trabalho encontra-se agendada para o mês de junho e no decorrer desta será abordado o tema da gestão de necessidades e de oportunidades. Fique atento ao desenvolvimento desta próxima atividade!

PROJETO INTERNACIONAL – idICT
Um Projeto Europeu I CERCIGUI

PROJETO INTERNACIONAL – idICT IdICT é um projeto de dois anos, com instituições de seis países europeus, financiado com o apoio da Comissão Europeia. Tem como principal objetivo aumentar as competências das Pessoas com Deficiência Intelectual (PDI), das suas famílias e dos profissionais que trabalham com elas, tirando proveito das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), com uma abordagem ao Modelo de Qualidade de Vida. O Consórcio do projecto inclui 5 entidades que trabalham na área da Deficiência Intelectual (COPAVA - Espanha, HURT - Croácia, CUDV DRAGA - Eslovénia, CERCIGUI - Portugal e CSS - Itália), envolvendo um grande número de pessoas, famílias e profissionais e dois Centros Tecnológicos (IBV - Espanha e IAT - Alemanha), especializados no desenvolvimento de soluções de TIC adaptadas às pessoas com necessidades especiais e PDI.

Para saber mais vá a http://www.cercigui.pt

Download leaflet

CERCIOEIRAS

Espaço para Colónia I CERCIOEIRAS

No decorrer do mês de agosto a CERCIOEIRAS encontra-se encerrada para férias, à exceção da Unidade Residencial que dinamiza uma Colonia de Férias para 32 pessoas com deficiência. Neste período do ano a CERCIOEIRAS disponibiliza ainda um espaço para colónia de outras instituições, para 18 pessoas com maior ou menor grau de autonomia, alojadas em quartos duplos, com casas de banho de adaptadas, sala de convívio e cozinha equipada.

LER MAIS

BALCÃO DA INCLUSÃO
Disponibilização dos formulários de candidatura – Tipologia de Operação 3.16

Disponibilização dos formulários de candidatura – Tipologia de Operação 3.16 – Apoio técnico e financeiro a organizações da sociedade civil sem fins lucrativos (AVISO do POISE nº POISE-36-2015-21)

Foi disponibilizado no Balcão 2020 o formulário de candidatura associado ao AVISO Nº POISE-36-2015-21 – “Apoio financeiro e técnico a organizações da sociedade civil sem fins lucrativos que atuam no âmbito da promoção da igualdade de género e da prevenção e combate à violência doméstica e de género e ao tráfico de seres humanos”.

Saiba mais

INR

FENACERCI Nomeada Representante da Deficiência intelectual no Mecanismo de Monitorização do artº 33º da Convenção!

Na sequência do processo de auscultação das ONG da área da deficiência de âmbito nacional informa-se que de acordo à informação recebida por via do INR, I.P., obtiveram a maioria, as seguintes organizações...

Ler Mais

Subscreva a nossa Newsletter!
Clique aqui.

IVª Edição Pirilampo Náutico

IVª Edição Pirilampo Náutico

8 junho de 2016

Saiba mais e veja as fotos

Galeria Fotográfica da Sessão de Abertura da Campanha Pirilampo Mágico 2016

Posição Oficial da FENACERCI relativamente ao Despacho Normativo 1H/2016 que vem finalmente regulamentar a percentagem de tempo que os alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) devem permanecer em sala de aula regular !

"A Fenacerci reconhece que a inclusão de uma regra de permanência de pelo menos 60% do tempo letivo na turma regular para os alunos com NEE’s é uma medida positiva que se inscreve claramente no processo de construção da Escola Inclusiva. Nessa medida, saudamos a publicação do Despacho Normativo 1H/2016. Será no entanto importante que se continue a investir na qualidade e quantidade dos apoios a garantir pela Escola em parceria com os CRI’s, para que esta medida não se esgote nela própria, ou seja, para que os alunos com NEE’s possam efetivamente aproveitar este contacto mais alargado com a sua turma, potenciando todos os fatores de inclusão".

A Direção

|UGO| - Leap of Faith

|UGO| - Leap of Faith

Uma iniciativa solidária realizada em parceria com a CERCIOEIRAS

Páre e Escute!

Change is a long-term commitment

Change is a long-term commitment

Using person-centred planning to create better services for people with disabilities

Services for people with disabilities need to change. This is a clear message people with intellectual and other disabilities have been sending for years. It is also a need recognized by the United Nations Convention on the Rights of People with Disabilities, which deems quality community base care as the cornerstone of independent living, and a necessary step in fighting the segregation of people with disabilities.

However, particularly for large service providers, change is a lengthy process that must come from within, informed by the willingness of staff members, and carried out with the help of people with disabilities themselves. It is difficult to break the mold of offering the same type of service to all clients, irrespective of their individual wishes. As partners in the New Paths to Inclusion Network, which comprises 19 organisations from 13 countries in Europe and Canada, discovered over the last three years, change is a challenging, but very rewarding journey.

LER MAIS

Crinabel Teatro - Espectáculos para digressão em 2016

Manual do Sector Social e Solidário - Direitos e Deveres Fiscais

Manual do Sector Social e Solidário - Direitos e Deveres Fiscais

Foi aprovado em reunião da CPSS o Manual do Sector Social e Solidário – Direitos e Deveres Fiscais. Este documento concretiza todas as reduções, isenções e deduções fiscais de que as instituições sociais podem beneficiar. Estas orientações são nacionais e dão resposta a um longo anseio do Sector Social. Este documento estará também disponível nos sites electrónicos da União das Misericórdias Portuguesas, da CNIS, da União das Mutualidades e do Governo.

Faça aqui o Download.

FENACERCI: Certificação com Distinção!

FENACERCI: Certificação com Distinção!

A FENACERCI assume a Qualidade como prioridade estratégica, no quadro e princípios da Economia Social, procurando responder continuamente às expectativas dos seus clientes com produtos e serviços de elevada qualidade, assegurando o rigor, ética e o profissionalismo dos seus colaboradores e reafirmando o seu posicionamento socialmente responsável tanto a nível interno como externo, sempre numa perspectiva de melhoria contínua. Assim, a Federação no âmbito do Sistema de Qualidade da Norma ISO: 9001-2008, e após auditoria externa realizada no passado dia 11 de setembro, vê revalidado o seu estatuto enquanto Entidade Certificada, sem registo de quaisquer não conformidades.

Temos em crer que esta revalidação, suportada no empenho de todos (Dirigentes e colaboradores) constitui portanto, uma mais valia não só para os serviços que prestamos como para as organizações que representamos!

EU

Não deixe de ler o Acordo de Parceria apresentado por Portugal na União Europeia, para o período 2014/2020.

Fenacerci

CONHEÇA os nossos Projetos

Tourism ForAll

CERCITOP cria Operador Turístico/agência de Viagens - A Tourism ForAll destinado a pessoas com algum tipo de deficiência ou incapacidade.  Saiba mais

FenacerciFenacerci Multimédia

 

Plural&Singular | O.C.S. dedicado à deficiência | Trabalho sobre LEITURA FÁCIL

FENACERCI integra Conselho Consultivo do ODDH

Observatório da Deficiência e Direitos Humanos.

Saiba mais

Linha do Cidadão com Deficiência 800 208 462

Atribuição à Fenacerci do Prémio dos Direitos Humanos da Assembleia da República

Atribuição à Fenacerci do Prémio dos Direitos Humanos da Assembleia da República

FENACERCI PROTESTA PELO ATRASO NA APROVAÇÃO DOS PLANOS DE AÇÃO DOS CENTROS DE RECURSOS PARA A INCLUSÃO

Para aceder à nota de Imprensa clique aqui

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE GOVERNO E SETOR SOCIAL: GOVERNO DEIXA DE FORA AS COOPERATIVAS!

Leia a nota de imprensa

Ética Desportiva Para Todos!

Apresentação Pública
Ética desportiva para todos!

Decorreu no passado dia 25 de maio a apresentação pública da publicação «Ética Desportiva para Todos», com adaptação de Sandra Marques da FENACERCI, e da Banda Desenhada «As aventuras de Splitz! – o pequeno herói» de Ricardo Roque Martins, que teve lugar na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Loures (Rua Guilherme Henrique Soromenho, 2 | Loures).

O evento contou com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, e da Secretária de Estado da Inclusão de Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, do Atleta Paralímpico - Jorge Pina, da Diretora da escola Luís de Sttau Monteiro e muitos outros ilustres convidados e entidades parceiras.

A cerimónia serviu ainda para apresentar a nova imagem do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED) e terminou com a inauguração e visita dos convidados ao centro de estágio dos valores - a caravana móvel do PNED, que irá circular por todo o Pais. Para consultar o documento “Ética Desportiva para Todos” clique aqui.

III Fórum da Cidadania

FENACERCI participa no 3º Fórum da Cidadania

A FENACERCI marcou presença, na qualidade de moderadora da sessão temática sobre Direitos, no 3º Fórum da Cidadania da cidade de Lisboa que teve lugar no passado dia 28 de maio de 2016, no ISCTE-IUL.

O 3º Fórum para a Cidadania teve por objetivos:

- Contribuir para uma mais clara perceção e caracterização das situações de privação de direitos na cidade de Lisboa e para a identificação dos processos e dos mecanismos da sua reprodução ao longo do tempo;

- Contribuir para a definição de prioridades e modos de intervenção, tanto no plano da governação autárquica como no da intervenção cívica associativa;

- Partilhar o conhecimento e as experiências da administração autárquica, das organizações cidadãs e densificar as redes colaborativas.

O Fórum culminou com a aprovação da Declaração "Lisboa, Cidade com Direitos", que estabelece princípios e define linhas de política e de intervenção cidadã.

Fonte: http://raizes.pt/wp-content/uploads/2013/02/atreve-te.png

ATREVE-TE E CONCORRE!

A Plataforma Nacional de Autorrepresentantes está à procura duma imagem própria! Para isso, vai abrir um concurso para um logotipo.

Podes consultar o regulamento aqui. Concorre!

Para saber como concorrer consulte aqui o regulamento.

Guia para a Igualdade de Género na Prática

Guia para a Igualdade de Género na Prática

Este guia referencia as 100 melhores práticas, de 25 Países Europeus no que se refere às 4 prioridades de Igualdade de género: papel de homens e mulheres na sociedade, promoção das mulheres na tomada de decisão, conciliação entre vida profissional e familiar, e correção das disparidades sociais entre homens e mulheres. Constitui-se assim, como uma ferramenta importante no trabalho a desenvolver nesta área de intervenção.

SAIBA MAIS

FENACERCI

Saiba o que pensam os clientes da FENACERCI sobre a qualidade dos serviços que esta presta!

Nações Unidas lança novo símbolo da Acessibilidade!

Nações Unidas lança novo símbolo da Acessibilidade!

O novo símbolo da acessibilidade foi desenhado pelo Departamento de Informação Pública das Nações Unidas, em Nova York e será daqui em diante referido como o "logótipo da acessibilidade". Este logótipo desenhado em forma de círculo, simétrico, procura representar uma harmonia entre os seres humanos em sociedade. Esta figura humana universal com os braços abertos simboliza a inclusão de todas as pessoas, em todos os lugares. Este foi criado para descrever a acessibilidade para pessoas com deficiência, incluindo a acessibilidade da informação, serviços, tecnologias de comunicação, bem como, o acesso físico. O logótipo simboliza a esperança e a igualdade de acesso para todos, tendo sido revisto e selecionado pelos Grupos Focais que trabalham a área da Acessibilidade e que integra um grupo composto por organizações da sociedade civil representado também pelas organizações das pessoas com deficiência, tais como, pessoas com mobilidade reduzida. O logótipo da acessibilidade é neutro e imparcial. A utilização do logótipo não implica o endosso pela Organização das Nações Unidas ou do Secretariado das Nações Unidas.

Para saber mais clique aqui.

OFERTA FORMATIVA 2015

O Nucleo de Formação e Qualificação da Fenacerci apresenta um conjunto de ações formativas!

Clique aqui para saber mais

Formação

O Núcleo de Formação e Qualificação da FENACERCI realizou um novo diagnóstico de necessidades formativas, entre o dia 1 e 31 de Maio de 2015, o qual teve por objetivo identificar as necessidades formativas dos profissionais que trabalham na sua rede de associadas, entidades congéneres e parceiras.

Ler mais

Aceda aqui ao
Novo Decreto Lei sobre o Regulamento do FEEI - Fundos Europeus Estruturais e de Investimento

Portugal 2020

Portal Portugal 2020

Já foi lançado o Portal Portugal 2020, o ponto de acesso aos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, no dia 30 de junho por ocasião da adoção pela Comissão Europeia e o Governo português do Acordo de Parceria.

Saiba mais

CER+

Envolvimento e Cidadania na Autorrepresentação

Para saber mais clique aqui

Projeto Childrens Rights For All

Na União Europeia existem cerca de 1 milhão de crianças com deficiência intelectual. Estas crianças estão muitas vezes sujeitas à discriminação e à exclusão social, vendo recusados o seu direito a uma educação inclusiva e de qualidade, à saúde e ao lazer. Em alguns casos, as suas famílias são também vítimas de discriminação, não recebendo o apoio financeiro e emocional de que necessitam. Ciente desta realidade, a Inclusion Europe coordenou um projeto em que participaram também a Eurochild e a Charles University, de Praga, com o objetivo de promover os direitos destas crianças em toda a União Europeia e avaliar a implementação da Convenção dos Direitos da Criança. O projeto editou duas brochuras em português, uma sobre a situação em Portugal e outra sobre a situação na União Europeia.

Consulte as publicações

Direitos das Crianças

Relatório Nacional Portugal | Relatório Europeu

Topo da página