LINGUAGEM FÁCIL
FENACERCI

Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social

Respeito, Solidariedade, Inclusão
para as Pessoas com Deficiência Intelectual

 
SIGA NOS
Sítios das CERCIS

Sítios das CERCIS

sgs-isoCertificado
ISO 9001:2008
sgs-isoA FENACERCI
é uma entidade
acreditada pela
DGERT
sgs-isoFENACERCI
Membro Honorário da Ordem de Mérito
FENACERCI
Rua Augusto Macedo 2A
1600-794 Lisboa
Tel: 21 711 25 80
Fax: (+351) 21 711 25 81
E: fenacerci@fenacerci.pt


Nº Visitas free geoip
fenacerci.pt Webutation
New Ribbon
FENACERCI
FENACERCI
FENACERCI
FENACERCI
FENACERCI
"Boas Ondas, Boas Causas" - Outubro 2014
FENACERCI
FENACERCI - Respeito, Solidariedade, Inclusão
FENACERCI
JORNADAS NÁUTICAS - Peniche, 22 e 24 de setembro 2014
Fenacerci
FENACERCI - Respeito, Solidariedade, Inclusão
Pirilampo Naútico 2014
Pirilampo Naútico 2014
FENACERCI
FENACERCI - Respeito, Solidariedade, Inclusão
FENACERCI
Fenacerci: Programa Especial SIGNIFICATIVO AZUL
FENACERCI
FENACERCI - Respeito, Solidariedade, Inclusão
img
NOVIDADES
Q3

Projeto Q3 “Qualificar o 3º Setor”

O Projeto Q3 “Qualificar o 3º Setor” foi promovido por uma parceria que integra 7 organizações (FENACERCI, AEP, CPCCRD, IEBA, IN LOCO, MINHA TERRA e UTAD) e que assentam o seu trabalho em torno da qualificação de organizações do 3º Setor.

Saiba mais clicando aqui.

Projeto Des)envelhecer com Qualidade

O Projeto (Des)Envelhecer Com Qualidade – Um referencial de Formação para Prestadores de Cuidados foi um projeto que procurou dar continuidade ao que foi desenvolvido em 2012 com o cofinanciamento do INR, IP do qual resultou um Referencial de Formação para Prestadores de Cuidados a pessoas idosas com deficiência, procurando desta forma, e por via das ferramentas criadas anteriormente (Módulos de Formação Específica), elevar não só a capacitação das organizações, mas sobretudo, dos profissionais que desempenham a função de Prestadores de Cuidados, visando a promoção de mais bem-estar e qualidade de vida das pessoas idosas com deficiência intelectual e/ou multideficiência.

Ver mais

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE GOVERNO E SETOR SOCIAL: GOVERNO DEIXA DE FORA AS COOPERATIVAS!

LEIA AQUI A NOTA DE IMPRENSA

REVISTA FENACERCI 2015A FENACERCI encontra-se em fase de preparação da Revista 2015.

A Revista é de Todos! Colabore!

Para conhecer as Diretrizes para envio do Material

Clique aqui

Download da Ficha de Atualização de Valências e Autorização de uso de Imagem   Clique aqui

Programa Especial SIGNIFICATIVO AZUL Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Programa Especial Significativo Azul

No âmbito do Programa Especial SIGNIFICATIVO AZUL, promovido pela Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social (FENACERCI), a Polícia de Segurança Pública, o Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR, I.P.) e a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) decorreu esta manhã a nível nacional a celebração de Protocolos Locais entre todos os Comandos da PSP e as instituições que localmente trabalham na área da deficiência e reabilitação. Este evento associou-se às comemorações do dia 3 de Dezembro de 2014, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, envolvendo 130 esquadras da PSP, 172 organizações que operam na área da deficiência e reabilitação, entre as quais se registam 33 Cooperativas de Solidariedade Social (CERCI´S).

Leia o discurso da Presidente da FENACERCI

Galeria fotográfica

Consulte as notícias de Imprensa sobre a Iniciativa

Capacitar para a Cidadania

Atividade de Capacitação para a Liderança

Capacitar para a Cidadania

De 5 a 7 de novembro decorreu em Bucelas a atividade de capacitação para a liderança, parte integrante do projeto Capacitar para a Cidadania. Durante 3 dias, 7 pessoas com deficiência intelectual puseram à prova o que aprenderam até agora nos módulos formativos do projeto e experimentaram na primeira pessoa os desafios da liderança e da construção de uma equipa.

O balanço da atividade foi bastante positivo, com os participantes a reconhecerem que saem da atividade mais capazes de liderar e de promover a autorrepresentação nas suas organizações e a nível nacional. Com uma componente lúdica acentuada, esta atividade permitiu um trabalho focado nas componentes de liderança, fomentando o pensamento estratégico e crítico, a colaboração, a motivação, a comunicação eficaz e assertiva, e a inspiração.

  Para saber mais sobre o projeto clique aqui

Encontro Nacional De Dirigentes das Cooperativas de Solidariedade Social

Encontro Nacional De Dirigentes das Cooperativas de Solidariedade Social

Dias 13, 14 e 15 de Novembro - Ovar
O COOPERATIVISMO E A ECONOMIA SOCIAL EM DEBATE

Leia aqui a Nota Pós Encontro

Projeto Europeu “Ouçam a Nossa Voz!”

Projeto Europeu “Ouçam a Nossa Voz!”

Evento de disseminação do projeto Ouçam a Nossa Voz!

No dia 31 de outubro teve lugar no auditório de INR IP a sessão de disseminação do projeto Europeu “Ouçam a Nossa Voz!””. Este projeto, que aborda o tema dos direitos das crianças e em particular das crianças com deficiência intelectual, tem como principais objetivos reforçar e aumentar a participação destes em todas as áreas da vida e contribuir para uma melhor consagração dos seus direitos materializando desta forma o preconizado pela Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Saiba mais aqui.

Estiveram presentes 28 profisisonais de 17 organizações, com quem as oradoras Sonja Uhlmann e Marta Albert da Fundación Síndrome de Down de Madrid partilharam os resultados do projeto e alguns recursos, como um sítio internet em que é possível passar palavras a símbolos (sendo estes símbolos gratuitos).

Pode descarregar as 2 brochuras do projeto em português: Participando na minha vida | Participar na Escola

Folheto informativo Eleições Parlamento Europeu 2014 (cidadãos com deficiência)

A Comissão Nacional de Eleições, de forma a promover a participação de todos os cidadãos com deficiência na vida política, nomeadamente no que respeita à eleição de deputados ao Parlamento Europeu que irão representar Portugal, desencadeou uma parceria com o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR, I.P.) e com um conjunto de organizações não governamentais representativas das várias áreas da deficiência, de que resultou um folheto.

Para aceder ao Folheto clique aqui

A Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) disponibiliza um Guia de Recursos na área da Violência Doméstica - on-line que, que tem por objetivo "facilitar e agilizar o trabalho de profissionais que, a nível nacional, acompanham e encaminham casos de violência doméstica, concentrando, numa única ferramenta, os contactos das entidades que integram a rede nacional de apoio a vítimas de violência doméstica".

Saiba mais

Projeto Childrens Rights For All

Na União Europeia existem cerca de 1 milhão de crianças com deficiência intelectual. Estas crianças estão muitas vezes sujeitas à discriminação e à exclusão social, vendo recusados o seu direito a uma educação inclusiva e de qualidade, à saúde e ao lazer. Em alguns casos, as suas famílias são também vítimas de discriminação, não recebendo o apoio financeiro e emocional de que necessitam. Ciente desta realidade, a Inclusion Europe coordenou um projeto em que participaram também a Eurochild e a Charles University, de Praga, com o objetivo de promover os direitos destas crianças em toda a União Europeia e avaliar a implementação da Convenção dos Direitos da Criança. O projeto editou duas brochuras em português, uma sobre a situação em Portugal e outra sobre a situação na União Europeia.

Consulte as publicações

Direitos das Crianças

Relatório Nacional Portugal

Relatório Europeu

Avaliação da Satisfação da Qualidade

Saiba o que pensam os clientes da FENACERCI sobre a qualidade dos serviços que esta presta!

Este relatório enquadra-se dentro dos objetivos previstos pelo normativo de certificação da qualidade – ISO 9001:2008 nomeadamente nos objetivos previstos na Revisão pela Gestão, a fim de prosseguir com um processo que visa fundamentalmente, a melhoria contínua, criando assim, condições para alimentar um processo sustentado na norma e respeitando o conjunto dos processos e procedimentos já estabilizados e instituídos na esfera organizacional.  Download relatório.

Fenacerci

CONHEÇA os nossos Projetos

FENACERCI

Boas Ondas, Boas Causas

Cascais Billabong Pro e Rip Curl Pro Portugal 2014

Galeria fotográfica

JORNADAS NÁUTICAS

A FENACERCI promoveu em Peniche, entre os dias 22 e 24 de setembro as Jornadas Náuticas no âmbito do projeto Qualificar para a Inclusão.
Nota de Imprensa
Galeria fotográfica

FENACERCI PROTESTA PELO ATRASO NA APROVAÇÃO DOS PLANOS DE AÇÃO DOS CENTROS DE RECURSOS PARA A INCLUSÃO

Para aceder à nota de Imprensa clique aqui

Tourism ForAll

CERCITOP cria Operador Turístico/agência de Viagens - A Tourism ForAll destinado a pessoas com algum tipo de deficiência ou incapacidade.  Saiba mais

FenacerciRevista Fenacerci 2014

FenacerciFenacerci Multimédia

 

EU

Não deixe de ler o Acordo de Parceria apresentado por Portugal na União Europeia, para o período 2014/2020.

Atribuição à Fenacerci do Prémio dos Direitos Humanos da Assembleia da República

Atribuição à Fenacerci do Prémio dos Direitos Humanos da Assembleia da República

FENACERCI integra Conselho Consultivo do ODDH

Observatório da Deficiência e Direitos Humanos.

Saiba mais

Festa de entrega de Diplomas do Projeto Capacitar para a Cidadania

Projeto ACTO
Seja uma Organização promotora de conhecimento! Colabore connosco!

Encontra-se em fase de arranque um Projeto-piloto, desenvolvido no âmbito de uma parceria entre a FENACERCI, a PPLL Consult e o CLISSIS: o Projeto ACTO.

O Projeto ACTO pretende envolver as Organizações associadas numa investigação-ação centrada no capital de experiências e de reflexões críticas acumulado na área da Qualidade.

Clique aqui para saber mais

Para participar preencha a Ficha de Manifestação de interesse (anexo)

6º Encontro na Diferença: "O sentido da vida… encontros e desencontros!"

CERCILEI

A CERCILEI vai realizar o 6º Encontro na Diferença já nos próximos dias 5 e 6 de março no Auditório 2 da Escola de Educação e Ciências Sociais de Leiria.

Aceder ao Programa.

Musicoterapia - O Impacto do Sound Beam na Deficiência Mental Profunda

O Impacto do Sound Beam na Deficiência Mental Profunda

A APPACDM de Coimbra realizou em parceria com A CNOTINFOR uma experiencia no CAO (Centro de Atendimento Ocupacional) de S. Silvestre da APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) de Coimbra, a fim de testar o impacto do Sound Beam na deficiência mental profunda tendo obtido resultados surpreendentes: “O Soundbeam 5 é muito utilizado por pessoas com necessidades especiais, idosos, crianças e até mesmo artistas que querem dar som às suas performances. Para além da vertente educativa, consegue criar músicas aliando os movimentos ao som” (Fonte: clique aqui).

Saber mais

Projeto Not Patients But Citizens With Rights

Projeto Not Patients But Citizens With Rights

No passado dia 2 de Outubro o projeto NPBCWR (Not Patients, But Citizens with Rights), do qual o C.E.C.D. Mira Sintra é um dos 19 parceiros, apresentou os resultados do trabalho desenvolvido ao longo de dois anos na sua Conferência Final em Ljubljana, Eslovénia, organizada pela CUDV DRAGA, que é o parceiro esloveno deste Projeto.
Ler mais

Aceda aqui ao
Novo Decreto Lei sobre o Regulamento do FEEI - Fundos Europeus Estruturais e de Investimento

Editora Portuguesa publica em Leitura Fácil

LIVRO LF

A luso reads é a primeira editora especializada na publicação de livros de Leitura Fácil em português.

O primeiro exemplar é o livro “O Fantasma de Canterville”, de Óscar Wilde.

A FENACERCI ajudou a luso reads neste projeto, que foi “testado” por um grupo de clientes da CERCLISBOA.
Saiba mais

CER+ Envolvimento e Cidadania na Autorrepresentação

Para saber mais clique aqui

Portugal 2020

Portal Portugal 2020

Já foi lançado o Portal Portugal 2020, o ponto de acesso aos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, no dia 30 de junho por ocasião da adoção pela Comissão Europeia e o Governo português do Acordo de Parceria.

Saiba mais

Linha do Cidadão com Deficiência 800 208 462