LINGUAGEM FÁCIL
FENACERCI

Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social

Respeito, Solidariedade, Inclusão
para as Pessoas com Deficiência Intelectual

 
SIGA NOS
Sítios das CERCIS

Sítios das CERCIS

sgs-isoCertificado
ISO 9001:2008
sgs-isoA FENACERCI
é uma entidade
acreditada pela
DGERT
sgs-isoFENACERCI
Membro Honorário da Ordem de Mérito
FENACERCI
Rua Augusto Macedo 2A
1600-794 Lisboa
Tel: 21 711 25 80
Fax: (+351) 21 711 25 81
E: fenacerci@fenacerci.pt


Nº Visitas free geoip
fenacerci.pt Webutation
New Ribbon
FENACERCI
FENACERCI e GNR assinaram protocolo de colaboração
FENACERCI
FENACERCI
FENACERCI
FENACERCI
IIIª Edição do Pirilampo Náutico: dia 26 de maio 2015
FENACERCI
FENACERCI
"Boas Ondas, Boas Causas" - Outubro 2014
FENACERCI
FENACERCI - Respeito, Solidariedade, Inclusão
FENACERCI
JORNADAS NÁUTICAS - Peniche, 22 e 24 de setembro 2014
Fenacerci
FENACERCI - Respeito, Solidariedade, Inclusão
Pirilampo Naútico 2015
Pirilampo Naútico 2015
FENACERCI
FENACERCI - Respeito, Solidariedade, Inclusão
FENACERCI
FENACERCI - Respeito, Solidariedade, Inclusão
img
NOVIDADES

Projeto Dançar com Arte | CRINABEL

O Projeto Dançar com Arte visa promover a inclusão social das pessoas com deficiência Intelectual na Arte e na Cultura. Ouvir, sentir, movimentar, criar e expressar são dimensões que serão exploradas em simultâneo, por via da promoção de espetáculos que integram a dança e a pintura. Esteja atento e vá acompanhando o progresso desta atividade.

Candidaturas Projetos de Educação Especial

Candidaturas Projetos de Educação Especial
Fundação Calouste Gulbenkian

Candidaturas abertas até 4 de março de 2016

Encontram-se abertas de 1 de Fevereiro a 4 de Março 2016 as candidaturas de apoio a atividades e ações destinadas apromover a educação, no âmbito da intervenção precoce, reabilitação e integração escolar e social de crianças e jovens com necessidades educativas especiais.

Saiba mais

Disponibilização dos formulários de candidatura – Tipologia de Operação 3.16

Disponibilização dos formulários de candidatura – Tipologia de Operação 3.16 – Apoio técnico e financeiro a organizações da sociedade civil sem fins lucrativos (AVISO do POISE nº POISE-36-2015-21)

Foi disponibilizado no Balcão 2020 o formulário de candidatura associado ao AVISO Nº POISE-36-2015-21 – “Apoio financeiro e técnico a organizações da sociedade civil sem fins lucrativos que atuam no âmbito da promoção da igualdade de género e da prevenção e combate à violência doméstica e de género e ao tráfico de seres humanos”.

Saiba mais

nova estratégia nacional para a deficiência ou incapacidade

Governo vai criar uma "nova estratégia nacional para a deficiência ou incapacidade", que inclui quotas de contratação, formação e promoção de emprego, de acordo com a proposta do Orçamento Geral do Estado (OGE).

Leia a notícia completa

FENACERCI e a Guarda Nacional Republicana

FENACERCI e a Guarda Nacional Republicana (GNR) assinaram protocolo de colaboração no âmbito do Programa de Apoio a Pessoas com Deficiência (PaPcD)

No dia 3 de Dezembro de 2015 a FENACERCI e a Guarda Nacional Republicana (GNR) assinaram um protocolo de colaboração, no âmbito do Programa de Apoio a Pessoas com Deficiência (PaPcD) promovido por esta instituição. O momento de assinatura deste protocolo decorreu no Centro Hípico da Quinta da Beloura, em Sintra, onde a GNR promoveu junto de cerca de 80 pessoas com deficiência aulas cinoterapia, hipoterapia e passeios de charrete.

O Programa de Apoio a Pessoas com Deficiência visa a promoção dos direitos e garantias de condições de vida dignas às pessoas com deficiência, procurando envolver, de forma proativa, a comunidade para atender, compreender, respeitar as necessidades e diferenças de cada um, permitindo a igualdade de oportunidades, e para a prevenção de situações de negligência, violência e maus-tratos a estas pessoas. O PAPcD é direcionado para as pessoas com deficiência, para os seus cuidadores e para as pessoas que com elas interagem, pretendendo ser uma plataforma de articulação e de entendimento com os restantes atores sociais responsáveis, ligados à área da deficiência, na promoção da segurança nas comunidades e tem como objetivo principal contribuir para a sua segurança e sentimento de segurança, nos vários subsistemas em que estão inseridas, contribuindo, assim, para uma melhor qualidade de vida desta população.

LER MAIS

Visualizar algumas das fotografias desta iniciativa

INR

O projeto PAR- Promovendo a Autorrepresentação, está a chegar ao fim.

Ao longo de 6 meses foram formados 10 autorrepresentantes que implementaram 4 ações de (in)formação descentralizadas – Lisboa, Beja, Pombal e Braga, para cerca de 100 jovens e adultos com deficiência intelectual. Estas ações, onde foram discutidos alguns artigos da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência e a sua implementação a nível nacional, serviram ainda para recolher interessados em fazer parte da Plataforma Nacional de Autorrepresentantes e para dar início a um movimento organizado de autorrepresentantes. No dia 21 de dezembro terá lugar o evento final do projeto, onde será formalizada a constituição da Plataforma, que conta já com 15 organizações de todo o país. Este evento contará com a participação de cerca de 120 autorrepresentantes e 30 profissionais e será no Auditório do Alto dos Moinhos, em Lisboa.

Sessão de Trabalho do Comité das Nações Unidas

FENACERCI Participa em Sessão de Trabalho do Comité das Nações Unidas para a implementação da Convenção!

A FENACERCI participou no dia 14 de outubro numa sessão de trabalho sobre como podem as organizações da sociedade civil e os detentores de direitos colaborar com o Comité das NU para a implementação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com deficiência, no sentido de fornecer a este comité as informações de que necessita para executar o seu trabalho. As pessoas com deficiência intelectual estiveram representadas por Bernardino Santos, que foi acompanhado pela técnica Sandra Marques, da FENACERCI. A nossa presença foi importante na medida em que tornou claras as necessidades de adaptação de conteúdos mas também de metodologias de trabalho, se se pretende realmente incluir as pessoas com deficiência intelectual nestas sessões.

Manual do Sector Social e Solidário - Direitos e Deveres FiscaisManual do Sector Social e Solidário - Direitos e Deveres Fiscais

Foi aprovado na terça-feira passada em reunião da CPSS o Manual do Sector Social e Solidário – Direitos e Deveres Fiscais. Este documento concretiza todas as reduções, isenções e deduções fiscais de que as instituições sociais podem beneficiar. Estas orientações são nacionais e dão resposta a um longo anseio do Sector Social.

Este documento estará também disponível nos sites electrónicos da União das Misericórdias Portuguesas, da CNIS, da União das Mutualidades e do Governo: clique aqui.

Faça aqui o Download.

TOPSIDE

Projeto TOPSIDE+

Entre os dias 27 e 29 de Outubro de 2015 decorreu a 3ª reunião de parceria do projeto TOPSIDE +. A referida reunião teve lugar em Estrasburgo e contou com a participação de todas as entidades parcerias (Inclusion Europe, Lebenshilfe, Adapei e Viltis), tendo a Fenacerci sido representada pela equipa afeta ao projeto e pelo André Mota, cliente da associada CERCILISBOA.

A reunião foi organizada em formato acessível, por forma a garantir a participação e intervenção das várias pessoas com deficiência intelectual presentes. Na atual fase do projeto todos os parceiros já implementaram a nível nacional o Curriculum Topside +, pelo que se procurou nesta reunião fazer um balanço do trabalho desenvolvido (nomeadamente as atividades formativas promovidas pela FENACERCI em Maio e Setembro do presente ano, que contaram com a participação de 10 formandos com deficiência intelectual das associadas da Federação); trabalhar em parceria conceitos chave do projeto; apresentar novos exercícios criados por cada parceiro e que integrarão o Curriculum, bem como, definir as próximas atividades a desenvolver, quer a nível nacional, quer europeu. No que respeita ao trabalho de desconstrução de conceitos, a equipa da Fenacerci ficou responsável por trabalhar o conceito de inclusão. Para tal, contámos com uma apresentação feita pelo André Mota, a qual foi preparada conjuntamente com a associada CERCILISBOA.

Esta reunião proporcionou, igualmente, tempo de trabalho conjunto aos responsáveis pela gestão do projeto de cada entidade parceria, bem como aos formadores, facilitando desta forma a troca de experiências, reflexão, partilha de materiais e metodologias de trabalho.

Para ver algumas Fotografias da reunião clique aqui

Resultados/Aprovação de Candidaturas no âmbito do Programa PAPIE

Programa de Apoio a Projetos de Iniciativa Empreendedora desenvolvido pela FENACERCI afim de apoiar alguns projetos de iniciativa empreendedora a ser implementados pelas organizações suas Associadas.

Destaca-se ainda o facto de:
1. O apoio se destinar exclusivamente à implementação do projeto aprovado.
2. O pagamento será efetuado mediante o envio para a Fenacerci de cópia de documentos de despesa, de equipamentos ou serviços relacionados com o projeto.
3. As entidades obrigam-se à apresentação de um relatório final da ação, com as evidências que julgarem oportunas e necessários.

Consulte a listagem das candidaturas aprovadas:
clique aqui.

Para conhecer os projetos clique aqui.

Os nossos parabéns às Organizações contempladas!

A Direção

INR

FENACERCI Nomeada Representante da Deficiência intelectual no Mecanismo de Monitorização do artº 33º da Convenção!

Na sequência do processo de auscultação das ONG da área da deficiência de âmbito nacional informa-se que de acordo à informação recebida por via do INR, I.P., obtiveram a maioria, as seguintes organizações...

Ler Mais

Projeto Childrens Rights For All

Na União Europeia existem cerca de 1 milhão de crianças com deficiência intelectual. Estas crianças estão muitas vezes sujeitas à discriminação e à exclusão social, vendo recusados o seu direito a uma educação inclusiva e de qualidade, à saúde e ao lazer. Em alguns casos, as suas famílias são também vítimas de discriminação, não recebendo o apoio financeiro e emocional de que necessitam. Ciente desta realidade, a Inclusion Europe coordenou um projeto em que participaram também a Eurochild e a Charles University, de Praga, com o objetivo de promover os direitos destas crianças em toda a União Europeia e avaliar a implementação da Convenção dos Direitos da Criança. O projeto editou duas brochuras em português, uma sobre a situação em Portugal e outra sobre a situação na União Europeia.

Consulte as publicações

Direitos das Crianças

Relatório Nacional Portugal | Relatório Europeu

Festival MuDansas

Festival MuDansas - Espetáculo de Dança comemorativa dos 10 anos do Grupo de Dança Inclusiva da CERCIMA

No âmbito das comemorações dos 10 anos de existência do grupo de dança Movimento DansasAparte dinamizamos o projeto "Festival MuDansas" que pretende despertar os sentidos e apelar à participação da comunidade. Este projeto decorreu entre Setembro e Dezembro 2015, terminando com um espetáculo final que se irá realizar dia 30 de Janeiro 2016 no Cinema Teatro Joaquim d `Almeida, no Montijo, sendo este, cofinanciado pelo Programa de apoio a projetos do INR. O Festival MuDansas encerra com a esteia do espetáculo “Ligações” que conta com a participação especial da GERE - Companhia dança contemporânea do CRAM. Será um espetáculo repleto de surpresas que vos apelará aos sentidos deixando-vos na expetativa entre cenas. É de notar, mais uma vez, a dedicação, o empenho e a entrega que cada um destes intérpretes demonstra, ultrapassando as suas barreiras físicas, mentais e emocionais.
Saiba mais em cercima.pt

Download Cartaz

CERCICOA tem novo Site!

CERCICOA tem novo Site!

No âmbito do sistema de comunicação e informação, a CERCICOA coloca hoje online em WWW.CERCICOA.PT, o novo site, que também oficializa a entrada em vigor do novo logo, que representa a evolução do girassol como símbolo base, para uma solução multicolor, cujas pétalas representam as diferentes valências da instituição. Esta ferramenta irá permitir melhorar a comunicação interna, através da plataforma criada para os colaboradores, designadamente na área da formação e da partilha documental, bem como nos irá permitir também ser mais precisos e claros na informação que queremos e devemos transmitir para a comunidade em geral.

Pós-Graduação em Intervenção Precoce na Infância

Pós-Graduação em Intervenção Precoce na Infância

A conceção do plano do atual curso teve como base uma profunda discussão, análise e reflexão sobre o contexto profissional atual desta área de intervenção, em articulação com as práticas recomendadas nacional e internacionalmente para a intervenção e formação em Intervenção Precoce na Infância (IPI).

Conheça aqui e candidate-se à Pós-Graduação em INTERVENÇÃO PRECOCE NA INFÂNCIA, organizada em parceria pelo ISPA-Instituto Universitário e a ESEI Maria Ulrich, prevista para se iniciarem 15 de Fevereiro próximo. As candidatura estão abertas até 7/02/2016.

Change is a long-term commitment

Change is a long-term commitment

Using person-centred planning to create better services for people with disabilities

Services for people with disabilities need to change. This is a clear message people with intellectual and other disabilities have been sending for years. It is also a need recognized by the United Nations Convention on the Rights of People with Disabilities, which deems quality community base care as the cornerstone of independent living, and a necessary step in fighting the segregation of people with disabilities.

However, particularly for large service providers, change is a lengthy process that must come from within, informed by the willingness of staff members, and carried out with the help of people with disabilities themselves. It is difficult to break the mold of offering the same type of service to all clients, irrespective of their individual wishes. As partners in the New Paths to Inclusion Network, which comprises 19 organisations from 13 countries in Europe and Canada, discovered over the last three years, change is a challenging, but very rewarding journey.

LER MAIS

Crinabel Teatro - Espectáculos para digressão em 2016

FENACERCI: Certificação com Distinção!

FENACERCI: Certificação com Distinção!

A FENACERCI assume a Qualidade como prioridade estratégica, no quadro e princípios da Economia Social, procurando responder continuamente às expectativas dos seus clientes com produtos e serviços de elevada qualidade, assegurando o rigor, ética e o profissionalismo dos seus colaboradores e reafirmando o seu posicionamento socialmente responsável tanto a nível interno como externo, sempre numa perspectiva de melhoria contínua. Assim, a Federação no âmbito do Sistema de Qualidade da Norma ISO: 9001-2008, e após auditoria externa realizada no passado dia 11 de setembro, vê revalidado o seu estatuto enquanto Entidade Certificada, sem registo de quaisquer não conformidades.

Temos em crer que esta revalidação, suportada no empenho de todos (Dirigentes e colaboradores) constitui portanto, uma mais valia não só para os serviços que prestamos como para as organizações que representamos!

CNE

Eleições Acessíveis

O Instituto Nacional para a Reabilitação, INR, IP, a Comissão Nacional de eleições (CNE), a Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), A Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social (FENACERCI), a Federação Portuguesa das Associações de Surdos (FPAS) e a HUMANITAS elaboraram um folheto que disponibiliza informação, em formatos acessíveis com esclarecimentos sobre a eleição da Assembleia da República, dirigido a Pessoas com deficiência.

Ler Comunicado de Imprensa.

Para aceder ao folheto informativo clique aqui.

Para ver o vídeo clique aqui.

EU

Não deixe de ler o Acordo de Parceria apresentado por Portugal na União Europeia, para o período 2014/2020.

Fenacerci

CONHEÇA os nossos Projetos

Tourism ForAll

CERCITOP cria Operador Turístico/agência de Viagens - A Tourism ForAll destinado a pessoas com algum tipo de deficiência ou incapacidade.  Saiba mais

FenacerciFenacerci Multimédia

 

FENACERCI integra Conselho Consultivo do ODDH

Observatório da Deficiência e Direitos Humanos.

Saiba mais

Linha do Cidadão com Deficiência 800 208 462

Curso online gratuito (MOOC)

Curso online gratuito (MOOC)

Desenvolvimento de Conteúdos Acessíveis

E“O e-Learning Lab da Reitoria da Universidade de Lisboa promove o curso online gratuito (MOOC) Desenvolvimento de Conteúdos Acessíveis, com início no próximo dia 9 de Fevereiro. Este MOOC organiza-se em torno de dois módulos em que serão trabalhadas as funcionalidades básicas para a criação de documentos acessíveis em Microsoft Word e as funcionalidades básicas para a criação de apresentações acessíveis em Microsoft Power Point. O MOOC DCA dirige-se a todos os interessados na temática, mas particularmente a professores dos vários níveis de ensino que manifestem interesse em criar materiais educativos digitais em Word e Power Point, acessíveis a qualquer aluno, com ou sem deficiência motora ou sensorial”. O curso surge no seguimento de um trabalho desenvolvido pelo projeto de cooperação ESVI-AL que tem por objetivo contribuir para uma Educação Superior Virtual Inclusiva na América Latina.

SABER MAIS

Guia para a Igualdade de Género na Prática

Guia para a Igualdade de Género na Prática

Este guia referencia as 100 melhores práticas, de 25 Países Europeus no que se refere às 4 prioridades de Igualdade de género: papel de homens e mulheres na sociedade, promoção das mulheres na tomada de decisão, conciliação entre vida profissional e familiar, e correção das disparidades sociais entre homens e mulheres. Constitui-se assim, como uma ferramenta importante no trabalho a desenvolver nesta área de intervenção.

SAIBA MAIS

FENACERCI

Saiba o que pensam os clientes da FENACERCI sobre a qualidade dos serviços que esta presta!

SÍNDROME DE DOWN

Aceda à nova Publicação

“SÍNDROME DE DOWN: NEUROBIOLOGÍA, NEUROPSICOLOGÍA, SALUD MENTAL. BASES PARA LA INTERVENCIÓN EN EL APRENDIZAJE, CONDUCTA Y BIENESTAR MENTAL"

publicada pela Fundação Iberoamericana Down21 e Editorial CEPE.

Nações Unidas lança novo símbolo da Acessibilidade!

Nações Unidas lança novo símbolo da Acessibilidade!

O novo símbolo da acessibilidade foi desenhado pelo Departamento de Informação Pública das Nações Unidas, em Nova York e será daqui em diante referido como o "logótipo da acessibilidade". Este logótipo desenhado em forma de círculo, simétrico, procura representar uma harmonia entre os seres humanos em sociedade. Esta figura humana universal com os braços abertos simboliza a inclusão de todas as pessoas, em todos os lugares. Este foi criado para descrever a acessibilidade para pessoas com deficiência, incluindo a acessibilidade da informação, serviços, tecnologias de comunicação, bem como, o acesso físico. O logótipo simboliza a esperança e a igualdade de acesso para todos, tendo sido revisto e selecionado pelos Grupos Focais que trabalham a área da Acessibilidade e que integra um grupo composto por organizações da sociedade civil representado também pelas organizações das pessoas com deficiência, tais como, pessoas com mobilidade reduzida. O logótipo da acessibilidade é neutro e imparcial. A utilização do logótipo não implica o endosso pela Organização das Nações Unidas ou do Secretariado das Nações Unidas.

Para saber mais clique aqui.

OFERTA FORMATIVA 2015

O Nucleo de Formação e Qualificação da Fenacerci apresenta um conjunto de ações formativas!

Clique aqui para saber mais

Formação

O Núcleo de Formação e Qualificação da FENACERCI realizou um novo diagnóstico de necessidades formativas, entre o dia 1 e 31 de Maio de 2015, o qual teve por objetivo identificar as necessidades formativas dos profissionais que trabalham na sua rede de associadas, entidades congéneres e parceiras.

Ler mais

Revista Fenacerci 2015

Revista Fenacerci 2015

A FENACERCI tem o prazer de disponibilizar on-line a 22ª edição da Revista que publica anualmente.

  Clique aqui

Aceda aqui ao
Novo Decreto Lei sobre o Regulamento do FEEI - Fundos Europeus Estruturais e de Investimento

Portugal 2020

Portal Portugal 2020

Já foi lançado o Portal Portugal 2020, o ponto de acesso aos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, no dia 30 de junho por ocasião da adoção pela Comissão Europeia e o Governo português do Acordo de Parceria.

Saiba mais

CER+

Envolvimento e Cidadania na Autorrepresentação

Para saber mais clique aqui

FENACERCI PROTESTA PELO ATRASO NA APROVAÇÃO DOS PLANOS DE AÇÃO DOS CENTROS DE RECURSOS PARA A INCLUSÃO

Para aceder à nota de Imprensa clique aqui

Plural&Singular | O.C.S. dedicado à deficiência | Trabalho sobre LEITURA FÁCIL

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE GOVERNO E SETOR SOCIAL: GOVERNO DEIXA DE FORA AS COOPERATIVAS!

Leia a nota de imprensa

CEPSA

PRÉMIOS AO VALOR SOCIAL - Cepsa 2015

A CEPSA encontra-se em fase de receção de propostas/candidaturas aos Prémios de Valor Social.

Todas as Organizações poderão apresentar a sua iniciativa de 15 de Setembro a 15 de Outubro de 2015 através do site www.valorsocialcepsa.com. Partipem!

VALOR SOCIAL

Atribuição à Fenacerci do Prémio dos Direitos Humanos da Assembleia da República

Atribuição à Fenacerci do Prémio dos Direitos Humanos da Assembleia da República
Topo da página