LINGUAGEM FÁCIL
FENACERCI

Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social

Respeito, Solidariedade, Inclusão
para as Pessoas com Deficiência Intelectual

 
SIGA NOS
Sítios das CERCIS

Sítios das CERCIS

sgs-isoCertificado
ISO 9001:2008
sgs-isoA FENACERCI
é uma entidade
acreditada pela
DGERT
sgs-isoFENACERCI
Membro Honorário da Ordem de Mérito
FENACERCI
Rua Augusto Macedo 2A
1600-794 Lisboa
Tel: 21 711 25 80
Fax: (+351) 21 711 25 81
E: fenacerci@fenacerci.pt


Nº Visitas free geoip
fenacerci.pt Webutation
New Ribbon
FENACERCI
Corrida Pirilampo Mágico | 5 de Outubro 2016
FENACERCI
FENACERCI - REVISTA 2016
FENACERCI
Corrida Pirilampo Mágico | 5 de Outubro 2016
FENACERCI
Corrida Pirilampo Mágico | 5 de Outubro 2016
FENACERCI
Corrida Pirilampo Mágico | 5 de Outubro 2016
FENACERCI
Pirilampo Naútico 2016
FENACERCI
FENACERCI - Respeito, Solidariedade, Inclusão
Fenacerci
FENACERCI - Respeito, Solidariedade, Inclusão
FENACERCI
"Boas Ondas, Boas Causas" - Outubro 2014
FENACERCI
FENACERCI - Respeito, Solidariedade, Inclusão
FENACERCI
FENACERCI - Respeito, Solidariedade, Inclusão
img
Novidades / Notícias
FORÚM DA CIDADANIA

FORÚM DA CIDADANIA | Uma iniciativa da CML onde a FENACERCI marca presença!

O Fórum da Cidadania é uma iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Lisboa, através do Pelouro dos Direitos Sociais, em colaboração com o Centro de Estudos Sociais/ Observatório Sobre Crises e Alternativas, e um conjunto de entidades da sociedade civil que se estabeleceram como Comissão Organizadora (CO), da qual a FENACERCI faz parte.

Este Fórum visa recolher contributos dos lisboetas para a atuação do município no domínio dos Direitos Sociais e pretende ser uma oportunidade para a participação cidadã no governo da cidade.
Para tal, a CO encontra-se a dinamizar diversos Fóruns Territoriais, em cooperação com as Juntas de Freguesia, a Rede Social, as Comissões Sociais de Freguesia, as associações cívicas da cidade e outras organizações e com a participação de cidadãos e cidadãs que vivem ou trabalham na Cidade de Lisboa.

Nestes Fóruns, que se encontram a decorrer no primeiro trimestre de 2017, os cidadãos e cidadãs, assim como as organizações, poderão participar na construção da "Carta de Lisboa - Direitos e Responsabilidades" encontrando, em conjunto, respostas para questões como: O que deve ser consagrado como “direito”? Quais as responsabilidades dos poderes públicos, das organizações sociais e económicas, e dos indivíduos, na garantia dos direitos? O que deve ser feito para garantir os direitos?

A Carta - e sobretudo o processo da sua construção coletiva - tem como meta a mobilização de vontades de todas as pessoas que aspiram a uma democracia central, autárquica e cidadã mais vigorosa participada e deliberativa, capaz de transformar Lisboa e fazer dela uma Cidade com Direitos.
O 4º Fórum da Cidadania irá realizar-se no dia 6 de maio, onde será discutida a proposta para a “Carta de Lisboa - Direitos e Responsabilidades”.

Para mais informações clique aqui.

FORMAÇÃO E EMPREGO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

UM SISTEMA À BEIRA DO COLAPSO

Consulte aqui a Nota de Imprensa e Junte-se a este Protesto!

Ação de Formação: O Andebol para a Deficiência Intelectual

A ANDDI Portugal em colaboração com a Federação de Andebol de Portugal (FAP) e a Associação de Andebol do Algarve (AAA), vai organizar uma Ação de Formação subordinada ao tema “O Andebol para a Deficiência Intelectual” no dia 1 de Março – S. Braz de Alportel (Local a designar) entre as 10h00 e as 16h00.

Esta Ação de Formação, para além de ser creditada, serve para sensibilizar os agentes locais (dirigentes desportivos, treinadores, professores e outros técnicos), sobre o novo projeto que se encontra a ser implementado no Algarve cujo nome é ANDEEspecial e cujo objetivo, é a promoção e desenvolvimento do Andebol para a população com deficiência intelectual naquela região.

Também neste dia se irá proceder á assinatura do protocolo de cooperação entre a ANDDI Portugal e a AAA.

Para mais informações contacte 919278899

Em caso de querer proceder à sua inscrição deverá enviar um e-mail para andebol.algarve.adaptado@gmail.com

Download Cartaz

Histórias Simples de Pessoas Simples

CECD apresenta livro "Histórias Simples de Pessoas Simples"

AEscrito e ilustrado por jovens com DID (dificuldades intelectuais e desenvolvimentais) do Centro de Atividades Ocupacionais do CECD Mira Sintra, o livro "Histórias Simples de Pessoas Simples" resulta numa obra original e única, construída pelo imaginário dos autores, com recurso a uma linguagem fácil.

Destinado ao público infanto-juvenil, mas com o objetivo de chegar a todos, as várias histórias e ilustrações levam o leitor a um mundo de cor e simplicidade, na qual se realçam os valores da vida e os sentimentos, numa perspetiva que valoriza a capacidade e a inclusão. A obra de quase 90 páginas, conta com o prefácio do escritor e poeta José Fanha e o design de Sofia Pepe.

Publicado pela Chiado Editora, o livro encontra-se disponível nos pontos de venda habituais e na livraria online, por 13€. Com a aquisição desta obra está a apoiar os jovens autores, reforçando o seu direito à autodeterminação, com impacto direto na sua participação e capacitação.

Apoie a construção da igualdade, respeitando a diferença!

Para mais informações contacte comunicacao@cecdmirasintra.org.

CCOP JOVEMPrograma COOPJOVEM tem 15 milhões para apoiar 2 700 jovens até 2018

O Programa COOPJOVEM, cofinanciado pelo PO ISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, que visa promover o empreendedorismo cooperativo, conta com um orçamento global de 15 milhões de euros e prevê apoiar 2.700 jovens NEET (que não estudam nem trabalham) até 2018. Segundo a CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, entidade que gere o Programa, o objetivo é "apoiar jovens no desenvolvimento de uma ideia de negócio, facilitando a criação do próprio emprego".

São potenciais beneficiários os jovens entre os 18 e os 29 anos que pretendam constituir uma nova cooperativa, que integre no mínimo três e no máximo nove cooperadores, ou que pretendam criar uma nova secção em cooperativas agrícolas já existentes, que tenha até dez trabalhadores. O Regulamento foi publicado na quinta-feira em Diário da República e prevê a atribuição de bolsas, por um período máximo de seis meses, cujo valor varia de acordo com as habilitações.

Os licenciados terão uma bolsa no valor de 1,65 IAS (695,178 euros), os jovens com ensino secundário no valor de 1,30 IAS (547,716 euros) e os que têm o 9.º ano, um IAS (421,32 euros).

A segunda fase de candidaturas decorre entre 22 de dezembro a 28 de fevereiro.

A medida COOPJOVEM constitui-se como uma das medidas do Plano Nacional de Implementação de uma Garantia para a Juventude e é apoiada pelo FSE – Fundo Social Europeu, através do PO ISE.

Para consultar o regulamento clique aqui

Concursos para projectos-piloto para Vida Independente devem abrir no primeiro trimestre!

Concursos para projectos-piloto para Vida Independente devem abrir no primeiro trimestre!

Os concursos para os projectos-piloto para a criação dos Centros de Apoio à Vida Independente (CAVI) deverão abrir no primeiro trimestre de 2017, segundo informação do Governo, que estima que sejam criados até 20 organismos (CAVI), que se vão constituir ou em organizações não-governamentais (ONG) ou outros organismos constituídos por pessoas com deficiência ou as suas famílias.

Saiba mais: clique aqui

Fonte da imagem

Prémios BPI 2017

Abertura de Candidaturas aos Prémios BPI 2017

BPI lança as edições 2017 dos Prémios BPI Solidário, BPI Seniores e BPI Capacitar para apoiar projetos que promovam a melhoria da qualidade de vida das pessoas que mais precisam. Podem candidatar-se todas as instituições privadas sem fins lucrativos, com sede em Portugal, que apresentem projetos sólidos e inovadores em cada uma das áreas de intervenção dos prémios. Cada entidade só se pode candidatar a um dos Prémios BPI e o valor dos donativos a atribuir será no mínimo de 500 mil euros para cada um dos prémios.

Prémio BPI Solidário – 2ª edição
Para apoiar projetos que promovam a melhoria das condições de vida de pessoas que se encontrem em situações de pobreza e exclusão social.
Período de candidatura: 20 de Janeiro a 19 de Fevereiro

Prémio BPI Seniores – 5ª edição
Para apoiar projetos que visem a melhoria da qualidade de vida e o envelhecimento activo de pessoas com idade superior a 65 anos.
Período de candidatura: 31 de Março a 30 de Abril

Prémio BPI Capacitar – 8ª edição
Para apoiar projetos que visem a melhoria da qualidade de vida e a inclusão social de pessoas com deficiência ou incapacidade permanente.
Período de candidatura: 30 de Junho a 30 de Julho

Para mais informações sobre regulamentos, formulários e diversos elementos informativos de apoio às candidaturas das edições 2017 dos Prémios BPI, ligue 800 22 33 44 (todos os dias das 8h às 20h), consulte www.bancobpi.pt ou www.facebook.com/bpisolidariedade.

 

Net com Consciência

O Centro de Internet Segura, coordenado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, lança a webserie "Net com Consciência" com audiodescrição e língua gestual portuguesa. Numa próxima fase este recurso estará, também, disponível com legendagem em português e inglês. Esta webserie será composta por vários episódios que visam aumentar a consciência dos jovens para navegação segura na internet e o uso responsável das redes sociais. Para mais informação clique aqui.

Reunião do Grupo de Tarefa para o Estudo das Respostas de Apoio Ocupacional

A FENACERCI realizou no passado dia 11 de Outubro uma Reunião do Grupo de Tarefa para o Estudo das Respostas de Apoio Ocupacional. Esta reunião de trabalho procurou dinamizar uma reflexão aberta em torno das questões que se colocam presentemente às organizações sobre o funcionamento destas estruturas a partir de um documento elaborado pela Direção da FENACERCI.

A ideia é de uma forma articulada e partilhada, definir orientações sobre o futuro funcionamento do Grupo e posterior desenvolvimento da ação. Estiveram representadas 20 Organizações e contamos poder disponibilizar muito em breve, alguns dos resultados que decorreram desta mesma reunião.

Carta aberta sobre Formação Profissional de Pessoas com Deficiência: a discriminação que se vive na Região de Lisboa e a necessidade de refletir sobre o futuro próximo do sistema de formação de pessoas com deficiência

Para ler esta carta clique aqui

Carta aberta sobre Formação Profissional de Pessoas com Deficiência
BALCÃO DA INCLUSÃO
Disponibilização dos formulários de candidatura – Tipologia de Operação 3.16

Disponibilização dos formulários de candidatura – Tipologia de Operação 3.16 – Apoio técnico e financeiro a organizações da sociedade civil sem fins lucrativos (AVISO do POISE nº POISE-36-2015-21)

Foi disponibilizado no Balcão 2020 o formulário de candidatura associado ao AVISO Nº POISE-36-2015-21 – “Apoio financeiro e técnico a organizações da sociedade civil sem fins lucrativos que atuam no âmbito da promoção da igualdade de género e da prevenção e combate à violência doméstica e de género e ao tráfico de seres humanos”.

Saiba mais

2º Encontro Saúde Mental na Deficiência Intelectual

2º Encontro Saúde Mental na Deficiência Intelectual

O Programa Nacional para a Saúde Mental da Direcção-Geral da Saúde organiza no próximo dia 23 de fevereiro, no Auditório da Clinica Psiquiátrica de S. José em Lisboa (Telheiras), um encontro sobre Saúde Mental na Deficiência Intelectual com o intuito de contribuir para o aprofundamento dos conhecimentos técnicos e científicos dos profissionais da área da saúde mental e do social que lidam diariamente com as pessoas com deficiência intelectual.

Ultrapassada a fase de sensibilização para esta temática, iniciada em 2013 com o Seminário “Saúde Mental na Deficiência Intelectual, um Direito!”, o Programa Nacional dedica uma manhã de formação para partilhar os dados do estudo “Avaliação de Patologia Psiquiátrica pelo Instrumento ChA-PAS, bem como o estudo promovido pela Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social (FENACERCI), conforme programa em anexo.

Pretende-se, assim, contribuir para a melhoria da qualidade dos cuidados de saúde mental prestados através da atualização de informação técnica por parte dos profissionais.

A entrada é livre, obrigando a inscrição para fatimasanches@dgs.min-saude.pt

Consulte o Programa aqui

Mais Informações clique aqui

TOMADA DE POSIÇÃO

#MiVotoCuenta
("O meu voto conta")

Para ler a TOMADA DE POSIÇÃO CLIQUE AQUI!

Marca Entidade Empregadora Inclusiva

Abertas candidaturas à Marca Entidade Empregadora Inclusiva

Encontram-se a decorrer, até ao dia 28 de fevereiro, as candidaturas à Marca Entidade Empregadora Inclusiva, a qual se destina a promover o reconhecimento e distinção pública de práticas de gestão abertas e inclusivas, desenvolvidas por entidades empregadoras, relativamente às pessoas com deficiência e incapacidade.

LER MAIS

DIVULGAÇÃO | GEP - Estatísticas sobre Deficiência

DIVULGAÇÃO | GEP - Estatísticas sobre Deficiência

O Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP) publicou no passado dia 5 de dezembro de 2016 uma publicação intitulada 'Estatísticas sobre Deficiências ou Incapacidades' que integram as edições produzidas no âmbito do Programa do Ano do Centenário do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Nesta publicação estão sistematizadas as principais informações resultantes dos Censos de 2011 sobre a população com deficiência residente em Portugal, assim como informação sobre Educação (2015-2016), Emprego (2011-2015), Prestações Sociais (2005-2015) e Respostas Sociais (2000-2015).

Para fazer o download dos ficheiros clique aqui.

Ação de sensibilização "Sussurros nos Cacilheiros"

Ação de sensibilização "Sussurros nos Cacilheiros"

O Instituto Nacional para a Reabilitação, IP., em parceria com a FENACERCI, a Comissão Nacional para a Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens e a Comissão Nacional para a Promoção do Voluntariado desafia todos os jovens a participar na ação de sensibilização "Sussurros nos Cacilheiros", sobre os direitos das crianças e jovens com deficiência e a importância da prevenção de qualquer forma de violência sobre os mesmos. Esta ação vai realizar-se nos cacilheiros do Tejo nos dias 12, 19 e 26 abril de 2017 e insere-se no âmbito da Campanha para a Prevenção dos Maus-tratos a Crianças e Jovens para 2017.

Para se prepararem para "Sussurrar nos Cacilheiros", os jovens devem frequentar a ação de "Formação de Sussurradores na Arte De Sussurrar”, onde vão adquirir as técnicas de animação e comunicação com o público. As inscrições para a formação decorrem até ao dia 24 de novembro.

Para obter mais informações consulte: www.inr.pt

FENACERCI: Certificação com Distinção!

FENACERCI: Certificação com Distinção!

A FENACERCI assume a Qualidade como prioridade estratégica, no quadro e princípios da Economia Social, procurando responder continuamente às expectativas dos seus clientes com produtos e serviços de elevada qualidade, assegurando o rigor, ética e o profissionalismo dos seus colaboradores e reafirmando o seu posicionamento socialmente responsável tanto a nível interno como externo, sempre numa perspectiva de melhoria contínua. Assim, a Federação no âmbito do Sistema de Qualidade da Norma ISO: 9001-2008, e após auditoria externa realizada no passado dia 27 de Junho de 2016, vê revalidado o seu estatuto enquanto Entidade Certificada, sem registo de quaisquer não conformidades.

Temos em crer que esta revalidação, suportada no empenho de todos (Dirigentes e colaboradores) constitui portanto, uma mais valia não só para os serviços que prestamos como para as organizações que representamos!

sgs-isoCertificado
ISO 9001:2008
IVª Edição Pirilampo Náutico

IVª Edição Pirilampo Náutico

8 junho de 2016

Saiba mais e veja as fotos

Posição Oficial da FENACERCI relativamente ao Despacho Normativo 1H/2016 que vem finalmente regulamentar a percentagem de tempo que os alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) devem permanecer em sala de aula regular !

"A Fenacerci reconhece que a inclusão de uma regra de permanência de pelo menos 60% do tempo letivo na turma regular para os alunos com NEE’s é uma medida positiva que se inscreve claramente no processo de construção da Escola Inclusiva. Nessa medida, saudamos a publicação do Despacho Normativo 1H/2016. Será no entanto importante que se continue a investir na qualidade e quantidade dos apoios a garantir pela Escola em parceria com os CRI’s, para que esta medida não se esgote nela própria, ou seja, para que os alunos com NEE’s possam efetivamente aproveitar este contacto mais alargado com a sua turma, potenciando todos os fatores de inclusão".

A Direção

Manual do Sector Social e Solidário - Direitos e Deveres Fiscais

Manual do Sector Social e Solidário - Direitos e Deveres Fiscais

Foi aprovado em reunião da CPSS o Manual do Sector Social e Solidário – Direitos e Deveres Fiscais. Este documento concretiza todas as reduções, isenções e deduções fiscais de que as instituições sociais podem beneficiar. Estas orientações são nacionais e dão resposta a um longo anseio do Sector Social. Este documento estará também disponível nos sites electrónicos da União das Misericórdias Portuguesas, da CNIS, da União das Mutualidades e do Governo.

Faça aqui o Download.

Linha do Cidadão com Deficiência 800 208 462

EU

Não deixe de ler o Acordo de Parceria apresentado por Portugal na União Europeia, para o período 2014/2020.

Subscreva aqui a nossa Newsletter!

Subscreva aqui a nossa Newsletter!

Projeto Viver Autonomia+ Vida Independente+

Projeto Viver Autonomia+ Vida Independente+

O Projeto Viver Autonomia+ Vida Independente+ é um projeto cofinanciado pelo INR, IP que se enquadra dentro das orientações criadas no âmbito da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, designadamente presente no artigo 19º, que estabelece que os Estados Partes reconhecem o igual direito de todas as pessoas com deficiência a viverem na comunidade, e se comprometem a adoptar medidas eficazes e apropriadas para facilitar o pleno gozo a estas pessoas do seu direito à sua total inclusão e participação em sociedade, oportunidade e liberdade de escolha no que diz respeito ao seu local de residência, assim como com quem vivem, e o acesso universal a uma variedade de serviços domiciliários, residenciais e outros serviços de apoio, incluindo a assistência pessoal.

LER MAIS

3 de Dezembro de 2016

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Não chega falar de igualdade de oportunidades: é preciso construir oportunidades de igualdade!

Não chega falar das pessoas com deficiência e das suas necessidades e expectativas: é preciso dar-lhes voz!

Não chega assinar uma Convenção de Direitos: é preciso consagrá-los na prática!

Não chegam declarações bem intencionadas sobre o exercício da cidadania: é necessário que todos a possam exercer de forma plena!

LER MAIS

Guia para a Igualdade de Género na Prática

Guia para a Igualdade de Género na Prática

Este guia referencia as 100 melhores práticas, de 25 Países Europeus no que se refere às 4 prioridades de Igualdade de género: papel de homens e mulheres na sociedade, promoção das mulheres na tomada de decisão, conciliação entre vida profissional e familiar, e correção das disparidades sociais entre homens e mulheres. Constitui-se assim, como uma ferramenta importante no trabalho a desenvolver nesta área de intervenção.

SAIBA MAIS

Galeria Fotográfica da Sessão de Abertura da Campanha Pirilampo Mágico 2016

FENACERCI

Saiba o que pensam os clientes da FENACERCI sobre a qualidade dos serviços que esta presta!

Nações Unidas lança novo símbolo da Acessibilidade!

Nações Unidas lança novo símbolo da Acessibilidade!

O novo símbolo da acessibilidade foi desenhado pelo Departamento de Informação Pública das Nações Unidas, em Nova York e será daqui em diante referido como o "logótipo da acessibilidade". Este logótipo desenhado em forma de círculo, simétrico, procura representar uma harmonia entre os seres humanos em sociedade. Esta figura humana universal com os braços abertos simboliza a inclusão de todas as pessoas, em todos os lugares. Este foi criado para descrever a acessibilidade para pessoas com deficiência, incluindo a acessibilidade da informação, serviços, tecnologias de comunicação, bem como, o acesso físico. O logótipo simboliza a esperança e a igualdade de acesso para todos, tendo sido revisto e selecionado pelos Grupos Focais que trabalham a área da Acessibilidade e que integra um grupo composto por organizações da sociedade civil representado também pelas organizações das pessoas com deficiência, tais como, pessoas com mobilidade reduzida. O logótipo da acessibilidade é neutro e imparcial. A utilização do logótipo não implica o endosso pela Organização das Nações Unidas ou do Secretariado das Nações Unidas.

Para saber mais clique aqui.

Aceda aqui ao
Novo Decreto Lei sobre o Regulamento do FEEI - Fundos Europeus Estruturais e de Investimento

Portugal 2020

Portal Portugal 2020

Já foi lançado o Portal Portugal 2020, o ponto de acesso aos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, no dia 30 de junho por ocasião da adoção pela Comissão Europeia e o Governo português do Acordo de Parceria.

Saiba mais

CER+

Envolvimento e Cidadania na Autorrepresentação

Para saber mais clique aqui

Projeto Childrens Rights For All

Na União Europeia existem cerca de 1 milhão de crianças com deficiência intelectual. Estas crianças estão muitas vezes sujeitas à discriminação e à exclusão social, vendo recusados o seu direito a uma educação inclusiva e de qualidade, à saúde e ao lazer. Em alguns casos, as suas famílias são também vítimas de discriminação, não recebendo o apoio financeiro e emocional de que necessitam. Ciente desta realidade, a Inclusion Europe coordenou um projeto em que participaram também a Eurochild e a Charles University, de Praga, com o objetivo de promover os direitos destas crianças em toda a União Europeia e avaliar a implementação da Convenção dos Direitos da Criança. O projeto editou duas brochuras em português, uma sobre a situação em Portugal e outra sobre a situação na União Europeia.

Consulte as publicações

Direitos das Crianças

Relatório Nacional Portugal | Relatório Europeu

INR

FENACERCI Nomeada Representante da Deficiência intelectual no Mecanismo de Monitorização do artº 33º da Convenção!

Na sequência do processo de auscultação das ONG da área da deficiência de âmbito nacional informa-se que de acordo à informação recebida por via do INR, I.P., obtiveram a maioria, as seguintes organizações...

Ler Mais

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE GOVERNO E SETOR SOCIAL: GOVERNO DEIXA DE FORA AS COOPERATIVAS!

Leia a nota de imprensa

Fenacerci

CONHEÇA os nossos Projetos

Tourism ForAll

CERCITOP cria Operador Turístico/agência de Viagens - A Tourism ForAll destinado a pessoas com algum tipo de deficiência ou incapacidade.  Saiba mais

FenacerciFenacerci Multimédia

 

Atribuição à Fenacerci do Prémio dos Direitos Humanos da Assembleia da República

Atribuição à Fenacerci do Prémio dos Direitos Humanos da Assembleia da República

Plural&Singular | O.C.S. dedicado à deficiência | Trabalho sobre LEITURA FÁCIL

FENACERCI PROTESTA PELO ATRASO NA APROVAÇÃO DOS PLANOS DE AÇÃO DOS CENTROS DE RECURSOS PARA A INCLUSÃO

Para aceder à nota de Imprensa clique aqui

FENACERCI integra Conselho Consultivo do ODDH

Observatório da Deficiência e Direitos Humanos.

Saiba mais

Topo da página