LINGUAGEM FÁCIL
FENACERCI

Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social

Respeito, Solidariedade, Inclusão
para as Pessoas com Deficiência Intelectual

 
SIGA NOS
Sítios das CERCIS

Sítios das CERCIS

sgs-isoCertificado
ISO 9001:2008
sgs-isoA FENACERCI
é uma entidade
acreditada pela
DGERT
sgs-isoFENACERCI
Membro Honorário da Ordem de Mérito
FENACERCI
Rua Augusto Macedo 2A
1600-794 Lisboa
Tel: 21 711 25 80
Fax: (+351) 21 711 25 81
E: fenacerci@fenacerci.pt


Nº Visitas free geoip
fenacerci.pt Webutation
NOVIDADES

Sessão de Abertura da Campanha Pirilampo Mágico 2016

Sessão que contará com o alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa

Sessão de Abertura da Campanha Pirilampo Mágico 2016
EXPOSIÇÃO PORQUE SOMOS COMO SOMOS

EXPOSIÇÃO PORQUE SOMOS COMO SOMOS I Uma exposição do Centro de Ciência Vida de Estremoz em Parceria com a FENACERCI
Inauguração: Dia da Sessão de Abertura da Campanha Pirilampo Mágico 2016 I 5 maio

Europe in Action 2016

Já se registou para a Conferência Europe in Action 2016?

Não perca esta oportunidade de se juntar a nós durante 3 dias e partilhar ideias sobre a educação inclusiva em Portugal e na Europa!

Para a FENACERCI, é importante promover e assegurar a participação de um grande número de profissionais da área educativa de Portugal, uma vez que temos um saber de experiências feito que vale a pena artilhar e confrontar com outras realidades.
É por isso que estamos a subsidiar a participação dos portugueses, cobrindo parte dos custos e assegurando um valor de inscrição residual, de 50 € para profissionais e familiares e de 30 € para pessoas com deficiência e pessoas de apoio.

A inscrição cobre os 3 dias da Conferência, 2 almoços e coffee-breaks.

Junte-se a nós, estamos à sua espera!

Mais informações

Fonte da foto (megafone)

Venha caminhar com o CECD Mira Sintra e o Pirilampo Mágico!

Venha caminhar com o CECD Mira Sintra e o Pirilampo Mágico!

A caminhada solidária “CECD – 40 anos a traçar caminhos”, realiza-se a 7 de maio e marca o início da Campanha do Pirilampo Mágico de 2016.

Este ano o percurso circular de 6 km e dificuldade moderada, será realizado por caminhos rurais e trilhos naturais da Venda Seca. A partida está prevista às 9h30 na Capela da Venda Seca, concelho de Sintra.

A inscrição deve ser realizada até dia 5 de maio, através do preenchimento do formulário online ou na receção do CECD Mira Sintra, Av. 25 de Abril, 190, 2735-418 Mira Sintra-Cacém, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h00.

Saiba mais aqui ou em www.cecdmirasintra.org

CERCIOEIRAS

Espaço para Colónia I CERCIOEIRAS

No decorrer do mês de agosto a CERCIOEIRAS encontra-se encerrada para férias, à exceção da Unidade Residencial que dinamiza uma Colonia de Férias para 32 pessoas com deficiência. Neste período do ano a CERCIOEIRAS disponibiliza ainda um espaço para colónia de outras instituições, para 18 pessoas com maior ou menor grau de autonomia, alojadas em quartos duplos, com casas de banho de adaptadas, sala de convívio e cozinha equipada.

LER MAIS

O Papel das Famílias na Educação:

O "pontapé de saída" para a independência

26 a 28 de maio, Lisboa, Portugal

Inscrições limitadas!

Desde 2001 que, anualmente, a Conferência Europe in Action mobiliza mais de 200 pessoas, entre profissionais, familiares e pessoas com deficiência intelectual. Estas pessoas encontram aqui uma plataforma comum de discussão e partilha de saberes e realidades, um espaço que gera posições comuns e tomadas de posição consensuais.

Este ano o tema central será a Educação Inclusiva e o papel das famílias enquanto promotores da vida independente e de que forma podem e devem estar envolvidas na promoção e implementação duma Escola Inclusiva. Este evento será organizado em parceria pela Inclusion Europe e pela FENACERCI.

Saiba mais aqui

Para aceder ao Programa provisório clique aqui

Para realizar a sua Inscrição clique aqui

BALCÃO DA INCLUSÃO

Documentário que aborda a Sexualidade em Pessoas com Deficiência

INTIMATEO projeto de investigação INTIMATE - Cidadania, Cuidado e Escolha: a Micropolítica da Intimidade na Europa do Sul está a organizar a sua primeira conferência internacional "Queering Partnering" na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, nos dias 30 e 31 de Março.

No programa dos eventos culturais contaremos com a projeção do documentário Yes We Fuck - documentário que aborda a sexualidade em pessoas com deficiência - no dia 31 de Março, às 21h30, no Teatro da Cerca de S. Bernardo.

Todos os eventos no âmbito desta conferência são gratuitos.

Mais informações sobre os eventos do projeto INTIMATE em http://www.ces.uc.pt/intimate e sobre o documentário em http://www.yeswefuck.org/

Disponibilização dos formulários de candidatura – Tipologia de Operação 3.16

Disponibilização dos formulários de candidatura – Tipologia de Operação 3.16 – Apoio técnico e financeiro a organizações da sociedade civil sem fins lucrativos (AVISO do POISE nº POISE-36-2015-21)

Foi disponibilizado no Balcão 2020 o formulário de candidatura associado ao AVISO Nº POISE-36-2015-21 – “Apoio financeiro e técnico a organizações da sociedade civil sem fins lucrativos que atuam no âmbito da promoção da igualdade de género e da prevenção e combate à violência doméstica e de género e ao tráfico de seres humanos”.

Saiba mais

7º Encontro na Diferença

7º Encontro na Diferença

A CERCILEI vai realizar o 7º Encontro na Diferença na Escola Superior de Gestão já nos próximos dias 31 de Março e 2 de Abril. Este encontro procura abordar temáticas que visem a orientação para a pessoa com deficiência, o envolvimento comunitário e responsabilidade social, uma vez que tem como objectivo debater questões relativas às problemáticas associadas à Pessoa com Deficiência e à Diferença em geral, fomentando a troca de saberes e partilha de boas práticas. Pretende-se assim, promover a promoção da igualdade de oportunidades, como alicerces básicos na construção de uma escola e sociedade para todos, onde a diferença não seja condicionadora de um direito fundamental, que é o direito à liberdade.

Saiba mais.

FENACERCI e a Guarda Nacional Republicana

FENACERCI e a Guarda Nacional Republicana (GNR) assinaram protocolo de colaboração no âmbito do Programa de Apoio a Pessoas com Deficiência (PaPcD)

No dia 3 de Dezembro de 2015 a FENACERCI e a Guarda Nacional Republicana (GNR) assinaram um protocolo de colaboração, no âmbito do Programa de Apoio a Pessoas com Deficiência (PaPcD) promovido por esta instituição. O momento de assinatura deste protocolo decorreu no Centro Hípico da Quinta da Beloura, em Sintra, onde a GNR promoveu junto de cerca de 80 pessoas com deficiência aulas cinoterapia, hipoterapia e passeios de charrete.

O Programa de Apoio a Pessoas com Deficiência visa a promoção dos direitos e garantias de condições de vida dignas às pessoas com deficiência, procurando envolver, de forma proativa, a comunidade para atender, compreender, respeitar as necessidades e diferenças de cada um, permitindo a igualdade de oportunidades, e para a prevenção de situações de negligência, violência e maus-tratos a estas pessoas. O PAPcD é direcionado para as pessoas com deficiência, para os seus cuidadores e para as pessoas que com elas interagem, pretendendo ser uma plataforma de articulação e de entendimento com os restantes atores sociais responsáveis, ligados à área da deficiência, na promoção da segurança nas comunidades e tem como objetivo principal contribuir para a sua segurança e sentimento de segurança, nos vários subsistemas em que estão inseridas, contribuindo, assim, para uma melhor qualidade de vida desta população.

LER MAIS

Visualizar algumas das fotografias desta iniciativa

INR

FENACERCI Nomeada Representante da Deficiência intelectual no Mecanismo de Monitorização do artº 33º da Convenção!

Na sequência do processo de auscultação das ONG da área da deficiência de âmbito nacional informa-se que de acordo à informação recebida por via do INR, I.P., obtiveram a maioria, as seguintes organizações...

Ler Mais

CAMPANHA PIRILAMPO MÁGICO 2016

Campanha Pirilampo Mágico 2016

Posição Oficial da FENACERCI relativamente ao Despacho Normativo 1H/2016 que vem finalmente regulamentar a percentagem de tempo que os alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) devem permanecer em sala de aula regular !

"A Fenacerci reconhece que a inclusão de uma regra de permanência de pelo menos 60% do tempo letivo na turma regular para os alunos com NEE’s é uma medida positiva que se inscreve claramente no processo de construção da Escola Inclusiva. Nessa medida, saudamos a publicação do Despacho Normativo 1H/2016. Será no entanto importante que se continue a investir na qualidade e quantidade dos apoios a garantir pela Escola em parceria com os CRI’s, para que esta medida não se esgote nela própria, ou seja, para que os alunos com NEE’s possam efetivamente aproveitar este contacto mais alargado com a sua turma, potenciando todos os fatores de inclusão".

A Direção

CERCICOA tem novo Site!

III Torneio Nada Lá

A (CERCICA / Cermov) vai realizar o III Torneio Nada Lá no dia 26 de Abril 2016 (3ªfeira), em parceria com a Câmara Municipal de Cascais.

Esta iniciativa surge na importância que este tipo de atividade desempenha para os atletas não só em termos desportivos mas também pela possibilidade de interação social e de convívio que lhes proporciona.

Pode consultar aqui o regulamento da atividade.

Para fazer o download da ficha de inscrição clique aqui.

Para saber mais contacte leonilde.matos@cercica.pt

|UGO| - Leap of Faith

|UGO| - Leap of Faith

Uma iniciativa solidária realizada em parceria com a CERCIOEIRAS

Páre e Escute!

A FENACERCI e o Jumbo agradecem a Todos/as quantos colaboraram na Ação de Solidariedade Páscoa que decorreu de 12 a 27 de Março.

Um Bem Haja!

Ação de Solidariedade Páscoa

Change is a long-term commitment

Change is a long-term commitment

Using person-centred planning to create better services for people with disabilities

Services for people with disabilities need to change. This is a clear message people with intellectual and other disabilities have been sending for years. It is also a need recognized by the United Nations Convention on the Rights of People with Disabilities, which deems quality community base care as the cornerstone of independent living, and a necessary step in fighting the segregation of people with disabilities.

However, particularly for large service providers, change is a lengthy process that must come from within, informed by the willingness of staff members, and carried out with the help of people with disabilities themselves. It is difficult to break the mold of offering the same type of service to all clients, irrespective of their individual wishes. As partners in the New Paths to Inclusion Network, which comprises 19 organisations from 13 countries in Europe and Canada, discovered over the last three years, change is a challenging, but very rewarding journey.

LER MAIS

Crinabel Teatro - Espectáculos para digressão em 2016

Manual do Sector Social e Solidário - Direitos e Deveres Fiscais

Manual do Sector Social e Solidário - Direitos e Deveres Fiscais

Foi aprovado em reunião da CPSS o Manual do Sector Social e Solidário – Direitos e Deveres Fiscais. Este documento concretiza todas as reduções, isenções e deduções fiscais de que as instituições sociais podem beneficiar. Estas orientações são nacionais e dão resposta a um longo anseio do Sector Social. Este documento estará também disponível nos sites electrónicos da União das Misericórdias Portuguesas, da CNIS, da União das Mutualidades e do Governo.

Faça aqui o Download.

FENACERCI: Certificação com Distinção!

FENACERCI: Certificação com Distinção!

A FENACERCI assume a Qualidade como prioridade estratégica, no quadro e princípios da Economia Social, procurando responder continuamente às expectativas dos seus clientes com produtos e serviços de elevada qualidade, assegurando o rigor, ética e o profissionalismo dos seus colaboradores e reafirmando o seu posicionamento socialmente responsável tanto a nível interno como externo, sempre numa perspectiva de melhoria contínua. Assim, a Federação no âmbito do Sistema de Qualidade da Norma ISO: 9001-2008, e após auditoria externa realizada no passado dia 11 de setembro, vê revalidado o seu estatuto enquanto Entidade Certificada, sem registo de quaisquer não conformidades.

Temos em crer que esta revalidação, suportada no empenho de todos (Dirigentes e colaboradores) constitui portanto, uma mais valia não só para os serviços que prestamos como para as organizações que representamos!

EU

Não deixe de ler o Acordo de Parceria apresentado por Portugal na União Europeia, para o período 2014/2020.

Fenacerci

CONHEÇA os nossos Projetos

Tourism ForAll

CERCITOP cria Operador Turístico/agência de Viagens - A Tourism ForAll destinado a pessoas com algum tipo de deficiência ou incapacidade.  Saiba mais

FenacerciFenacerci Multimédia

 

Plural&Singular | O.C.S. dedicado à deficiência | Trabalho sobre LEITURA FÁCIL

FENACERCI integra Conselho Consultivo do ODDH

Observatório da Deficiência e Direitos Humanos.

Saiba mais

Linha do Cidadão com Deficiência 800 208 462

Conheça as atividades que se encontram previstas no âmbito da CPM 2016

Ética Desportiva Para Todos!

Ética Desportiva Para Todos!

Porque o desporto é para todos, também a ética desportiva deve ser conhecida e praticada por todos. Para facilitar este conhecimento, o Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., produziu uma versão em leitura fácil do Código de Ética Desportiva, tendo pedido à FENACERCI colaboração nesse sentido. O resultado é agora apresentado ao público, numa sessão que vai ter lugar no dia 14 de abril, na Escola Básica Luís Sttau Monteiro, em Loures, e que contará com a presença de S. Ex.ª o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Wengorovius Meneses e de S. Ex.ª a Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes.
Download convite

Concurso JUNTOS PELA JUVENTUDE

Concurso JUNTOS PELA JUVENTUDE

Candidaturas Abertas até 15 de maio. PARTICIPE!

Em ano de comemoração do 20º aniversário, a Fundação Jumbo Para a Juventude lançou o concurso JUNTOS PELA JUVENTUDE para apoiar financeiramente organizações sem fins lucrativos. Esta iniciativa pretende distinguir projetos sociais integrados nas áreas da educação, da saúde e da reintegração, bem sustentados e com efeito potenciador na comunidade.

A Fundação Jumbo para a Juventude procura, ainda, desenvolver o orgulho de pertença dos/as seus/as colaboradores/as à volta de um projeto de cidadania.

O envolvimento dos colaboradores de cada uma das lojas pode fazer-se de diversas formas, tais como, através do voluntariado, do recrutamento de jovens da associação para estágios ou trabalhos de verão, participação no funcionamento da associação, angariação de produtos em benefício da associação.

As instituições interessadas em concorrer devem consultar a loja Jumbo/ Pão de Açúcar da sua área de proximidade ou o site fundacaoparajuventude

Guia para a Igualdade de Género na Prática

Guia para a Igualdade de Género na Prática

Este guia referencia as 100 melhores práticas, de 25 Países Europeus no que se refere às 4 prioridades de Igualdade de género: papel de homens e mulheres na sociedade, promoção das mulheres na tomada de decisão, conciliação entre vida profissional e familiar, e correção das disparidades sociais entre homens e mulheres. Constitui-se assim, como uma ferramenta importante no trabalho a desenvolver nesta área de intervenção.

SAIBA MAIS

FENACERCI

Saiba o que pensam os clientes da FENACERCI sobre a qualidade dos serviços que esta presta!

Nações Unidas lança novo símbolo da Acessibilidade!

Nações Unidas lança novo símbolo da Acessibilidade!

O novo símbolo da acessibilidade foi desenhado pelo Departamento de Informação Pública das Nações Unidas, em Nova York e será daqui em diante referido como o "logótipo da acessibilidade". Este logótipo desenhado em forma de círculo, simétrico, procura representar uma harmonia entre os seres humanos em sociedade. Esta figura humana universal com os braços abertos simboliza a inclusão de todas as pessoas, em todos os lugares. Este foi criado para descrever a acessibilidade para pessoas com deficiência, incluindo a acessibilidade da informação, serviços, tecnologias de comunicação, bem como, o acesso físico. O logótipo simboliza a esperança e a igualdade de acesso para todos, tendo sido revisto e selecionado pelos Grupos Focais que trabalham a área da Acessibilidade e que integra um grupo composto por organizações da sociedade civil representado também pelas organizações das pessoas com deficiência, tais como, pessoas com mobilidade reduzida. O logótipo da acessibilidade é neutro e imparcial. A utilização do logótipo não implica o endosso pela Organização das Nações Unidas ou do Secretariado das Nações Unidas.

Para saber mais clique aqui.

OFERTA FORMATIVA 2015

O Nucleo de Formação e Qualificação da Fenacerci apresenta um conjunto de ações formativas!

Clique aqui para saber mais

Formação

O Núcleo de Formação e Qualificação da FENACERCI realizou um novo diagnóstico de necessidades formativas, entre o dia 1 e 31 de Maio de 2015, o qual teve por objetivo identificar as necessidades formativas dos profissionais que trabalham na sua rede de associadas, entidades congéneres e parceiras.

Ler mais

Aceda aqui ao
Novo Decreto Lei sobre o Regulamento do FEEI - Fundos Europeus Estruturais e de Investimento

Portugal 2020

Portal Portugal 2020

Já foi lançado o Portal Portugal 2020, o ponto de acesso aos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, no dia 30 de junho por ocasião da adoção pela Comissão Europeia e o Governo português do Acordo de Parceria.

Saiba mais

CER+

Envolvimento e Cidadania na Autorrepresentação

Para saber mais clique aqui

FENACERCI PROTESTA PELO ATRASO NA APROVAÇÃO DOS PLANOS DE AÇÃO DOS CENTROS DE RECURSOS PARA A INCLUSÃO

Para aceder à nota de Imprensa clique aqui

Projeto Childrens Rights For All

Na União Europeia existem cerca de 1 milhão de crianças com deficiência intelectual. Estas crianças estão muitas vezes sujeitas à discriminação e à exclusão social, vendo recusados o seu direito a uma educação inclusiva e de qualidade, à saúde e ao lazer. Em alguns casos, as suas famílias são também vítimas de discriminação, não recebendo o apoio financeiro e emocional de que necessitam. Ciente desta realidade, a Inclusion Europe coordenou um projeto em que participaram também a Eurochild e a Charles University, de Praga, com o objetivo de promover os direitos destas crianças em toda a União Europeia e avaliar a implementação da Convenção dos Direitos da Criança. O projeto editou duas brochuras em português, uma sobre a situação em Portugal e outra sobre a situação na União Europeia.

Consulte as publicações

Direitos das Crianças

Relatório Nacional Portugal | Relatório Europeu

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE GOVERNO E SETOR SOCIAL: GOVERNO DEIXA DE FORA AS COOPERATIVAS!

Leia a nota de imprensa

Atribuição à Fenacerci do Prémio dos Direitos Humanos da Assembleia da República

Atribuição à Fenacerci do Prémio dos Direitos Humanos da Assembleia da República
Topo da página