O combate à violência doméstica tem vindo a assumir-se como um dos objetivos centrais para que se alcance uma sociedade mais justa e igualitária.

É neste âmbito, que o desenvolvimento de estratégias que permitam combater a Violência Doméstica e de Género tem que ter em consideração a vertente de qualificação e formação permanente de todas/os as/os profissionais que atuam nesta área, sendo a capacitação dos/as mesmos/as essencial para uma intervenção adequada e centrada nas necessidades específicas das vítimas, nomeadamente, das vítimas em particular situação de vulnerabilidade, como é o caso das pessoas com deficiência.

A variável deficiência é, em si, um factor de risco agravado, que vulnerabiliza mulheres e homens com algum de tipo de deficiência/incapacidade. Factores de risco como o tipo e grau de deficiência, onde as questões relacionadas com uma maior dependência, dificuldades ao nível da comunicação e capacidade de perceção e reconhecimento de atos abusivos, aumentam a vulnerabilidade a que as pessoas com deficiência, nomeadamente, as mulheres com deficiência estão sujeitas.

A FENACERCI, com o apoio financeiro do Programa Operacional Inclusão e Emprego e em articulação com a CERCIBRAGA, irá promover uma ação de formação, de 48h, dirigida a públicos estratégicos (profissionais da área da deficiência, reabilitação, educação, saúde, segurança, justiça e apoio à vítima).

Para mais informações consulte a brochura de divulgação e respetiva ficha de inscrição.