O Programa COOPJOVEM, cofinanciado pelo PO ISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, que visa promover o empreendedorismo cooperativo, conta com um orçamento global de 15 milhões de euros e prevê apoiar 2.700 jovens NEET (que não estudam nem trabalham) até 2018. Segundo a CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, entidade que gere o Programa, o objetivo é “apoiar jovens no desenvolvimento de uma ideia de negócio, facilitando a criação do próprio emprego“.

São potenciais beneficiários os jovens entre os 18 e os 29 anos que pretendam constituir uma nova cooperativa, que integre no mínimo três e no máximo nove cooperadores, ou que pretendam criar uma nova secção em cooperativas agrícolas já existentes, que tenha até dez trabalhadores. O Regulamento foi publicado na quinta-feira em Diário da República e prevê a atribuição de bolsas, por um período máximo de seis meses, cujo valor varia de acordo com as habilitações.

Os licenciados terão uma bolsa no valor de 1,65 IAS (695,178 euros), os jovens com ensino secundário no valor de 1,30 IAS (547,716 euros) e os que têm o 9.º ano, um IAS (421,32 euros).
A segunda fase de candidaturas decorre entre 22 de dezembro a 28 de fevereiro.

A medida COOPJOVEM constitui-se como uma das medidas do Plano Nacional de Implementação de uma Garantia para a Juventude e é apoiada pelo FSE – Fundo Social Europeu, através do PO ISE.

Download Regulamento

COOPJOVEM