No dia 20 de outubro de 2016 teve lugar o Seminário do Projeto TOPSIDE +, Oportunidades de Formação para Pares de Apoio com Deficiência Intelectual na Europa, que decorreu no espaço Atmosfera M, do Montepio Geral em Lisboa.

Estiveram presentes cerca de 50 pessoas, nomeadamente pessoas com deficiência intelectual e profissionais, mas também representantes das forças políticas, do grupo de trabalho da Educação Especial e da academia, bem como da Direção da FENACERCI.

O evento contou ainda com a presença da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência e do Presidente do INR I.P.

Foi com agrado que ouvimos a sra. Secretária de Estado expressar a opinião de que os modelos de apoio para a vida independente poderiam referir e incluir este apoio por pares (pessoas com deficiência), assim como a expressão generalizada de todos os participantes no painel de discussão de que o apoio por pares, sendo natural, deve ser tido em conta quando se pensam modelos de apoio à inclusão na comunidade e à participação cidadã.

Ouvimos ainda, na primeira pessoa, falar sobre o impacto que tem nas pessoas com deficiência intelectual a possibilidade de verem reconhecidas e validadas as suas experiências de vida, enquanto ferramentas de auxílio à tomada de decisão dos seus pares.

O projeto terá a sua Conferência de encerramento no dia 8 de novembro, no Parlamento Europeu em Bruxelas, onde serão divulgadas linhas de orientação para políticas – a nível nacional e Europeu – que promovam e reconheçam o apoio por pares enquanto ferramenta de inclusão e apoio à tomada de decisão.

Mais informações: FENACERCI Tel. 21 7112580

Nota de Imprensa