No âmbito do Projeto TOPSIDE +, Oportunidade de Formação para Pares de Apoio com Deficiência na Europa, decorreu entre 20 e 24 de junho, em Peniche e com o apoio da associada CERCIPENICHE, a segunda semana formativa sobre Pares de Apoio.

Nesta ação foram ministradas 40 horas de formação a 8 participantes de associadas da Fenacerci, a saber: Igor Neto e Bernardina Codinha (CERCIPENICHE); Raquel Lourenço (CECD); João Grilo e Lucas Lopes (CERCICA); Ana Isabel Pereira (CERCILISBOA); Inês Resende e Vítor Ferreira (CERCINA). Esta ação foi ministrada pelas técnicas afetas ao projeto, contanto com a participação do Albino Silva (CERCLISBOA) na qualidade de co-formador.

Durante esta semana os formandos realizaram várias atividades, quer de carácter teórico, quer prático, que visaram prepará-los para o papel de par de apoio. Esta formação permitirá que as pessoas com deficiência intelectual prestem apoio aos seus pares de modo informal, através da partilha de experiências de vida, da sua valorização pessoal e do reforço de competências de comunicação, identificação e resolução de problemas, cidadania e tomada de decisão. Acrescendo aos conteúdos desenvolvidos durante esta semana, enquadrados diretamente nos objetivos TOPSIDE +, salienta-se a importância desta semana na promoção da autonomia, confiança e responsabilidade de cada participante (dado que os formandos, deliberadamente, não foram acompanhados por pessoas de apoio), a vivência de novas experiências, o estabelecer de novas relações de amizade e o compromisso de futuro de apoiarem outras pessoas com deficiência. No final da sessão foi atribuído um certificado de participação a cada formando.

Da avaliação feita pelos formandos registam-se algumas observações:

“Aprendi o que é um bom e um mau apoio” (Lucas Lopes)

“Aprendi os 4 passos do par de apoio” (Inês Resende)

“Aprendi a resolver problemas” (João Grilo)

“Esta formação reforçou a minha confiança. Sinto-me muito mais segura” (Bernardina Codinha)

“Aprendi que nos podemos ajudar uns aos outros” (Vítor Ferreira)

“Aprendi os 4 passos do par de apoio. Quando penso nesta formação sinto felicidade e coragem” (Raquel Lourenço)

“Gostei muito de saber mais sobre o TOPSIDE +” (Ana Isabel Pereira)

“Aprendi os 4 passos para ser par de apoio e o que é um curriculum” (Igor Neto)

“O que mais gostei nesta formação foi de fazer de dinamizador e de explicar os exercícios” (Albino Silva)